Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto coordenado pelo Prof. Jorge Cardoso, docente do CAHL, é aprovado no Edital CAPES/DAAD- Programa PROBRAL - Brasil – Alemanha

Publicado: Sexta, 29 Dezembro 2023 12:17

capes

 

 

O Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas, coordenado pelo Prof. Jorge Cardoso, do CAHL-UFRB, foi o único projeto, oriundo de instituições da Bahia e também da Área da Comunicação, aprovado pelo Edital CAPES 09/2023 – Programa PROBRAL Brasil Alemanha.
O intuito do projeto aprovado é estabelecer reflexões sobre os oceanos Índico e Atlântico Sul, de modo a pensá-los como metáfora, conceito e mesmo um método de estudo para pesquisar as diásporas e suas relações com vários campos do saber. O Imagens parte do pressuposto de que “estamos testemunhando um conjunto de produções narrativas (em diversos formatos expressivos) que trazem para o foco o legado colonial como um tema a ser enfrentado, não apenas na dimensão do trauma humano (um eixo do Antropoceno), mas também como um trauma que afeta e marca os próprios ambientes”.

O projeto promoverá a cooperação binacional em pesquisa, reunindo sete pesquisadores das instituições brasileiras parceiras, UFBA e UFRB, e três pesquisadores da Universidade de Bayreuth, sob coordenação de Ute Fender. No Brasil, estão envolvidos o PPGCOM (UFRB), POSCOM (UFBA) e POSAFRO (UFBA)

Da UFRB, além do Prof. Jorge Cardoso Filho, integram a equipe do Imagens Profa. Viviane de Freitas, Prof. Claudio Manoel e Prof. Danillo Barata, vinculados ao CECULT: Na parceria com a UFBA, compõem a equipe Prof. Livio Sansone, Profa. Juliana Gutmann e Prof: Marcelo Ribeiro. Os parceiros alemães são Prof. Ute Fendler, Prof. Eberhard Rothfuß e Profa. Clarissa Vierke. As verbas concedidas pela CAPES favorecerão trocas entre o Recôncavo e a Alemanha, com apoio à formação no nível do doutorado (oferecido pelos parceiros), às visitas técnicas, estágios pós-doutorais e ao estreitamento das pesquisas conjuntas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página