I Colóquio Educação e Cultura: trabalho e emancipação humana e social

Publicado: Segunda, 30 Agosto 2010 08:15

O Grupo de Pesquisa em Linguagens, Arte, Cultura e Educação (EntreLACE) e, em parceria com o Centro de Artes de Amargosa- Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (CAsA do DUCA) realizará nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2010, no Centro de Formação de Professores, o I Colóquio Educação e Cultura:  trabalho e  emancipação humana e social.

Este evento acadêmico é uma atividade integrada que reunirá professores, estudantes, técnico-administrativos e comunidade externa, como estratégia de produção, sistematização e disseminação de saberes e práticas culturais desenvolvidas nos diferentes espaços de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Formação de Professores. Tal colóquio tem o propósito de constituir-se enquanto mais um espaço de interlocução e diálogos emancipatórios entre diferentes cursos de formação docente do CFP e com a comunidade de Amargosa e região. Visa-se aprofundar a discussão e a prática acerca da emancipação humana e social presente nos seguintes temáticas: educação popular, identidade sócio-territorial, cultura, arte,  corpo, linguagens, trabalho, leitura de mundo, letramento, conscientização, movimentos sociais, dentre outros.

Com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e ampliação da dimensão emancipatória e social da educação, o I Colóquio Educação e Cultura: perspectivas de trabalho pela emancipação humana e social tem como perspectiva primordial a produção, sistematização e disseminação dos estudos e práticas desenvolvidas em diversos espaços formativos da universidade e do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.

Na programação, estão previstas as seguintes atividades: palestras, debates, mini-cursos, apresentação de trabalhos acadêmicos, publicação dos trabalhos acadêmicos em anais do evento, apresentações artísticas, caminhada cultural, mesas redondas, dentre outras. Na ocasião, será realizado o I Fórum Estudantil de Educação e Cultura do CFP, que visa fomentar o debate teórico e político entre  discentes, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão do Centro de Formação de Professores. Visa-se, com a iniciativa, levantar demandas dos discentes discutidas nas áreas de educação e cultura.  Faz parte da composição do evento, a realização do I Encontro de Arte-Educação e Ludicidade, fruto do projeto de extensão Ciclo de Formação de Professores em Práticas Artísticas e Lúdicas.

Os eventos contarão  também com o apoio do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica e do Projeto de Extensão Cine Rapadura.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

Inscrições de trabalho: Até  24 de setembro de 2010

Inscrições pelo e-mail: grupoentrelace@gmail.com

-  Serão aceitos até dois trabalhos de pesquisa, com ou sem co-autoria.

-  Os textos devem ser enviados em formato Word , A4, fonte times new roman, espaço 1,5 cm , margens 2,5 cm . O cabeçalho deve conter título centralizado, maiúsculo e negrito. À direita em espaço simples, o(s) nome(s) do(s) autor(es) com referências de formação e de vínculo acadêmico ou empregatício, seguido do e-mail dos autores em nota de rodapé. Os e-mails dos autores serão socializados nos anais do evento, juntamente com os trabalhos avaliados e aprovados.

-  Cada autor terá a opção de inscrever apenas o resumo simples, o resumo ampliado ou trabalho completo.

-  Resumo simples ou ampliado deve conter introdução (com objetivos e metodologia), perspectiva teórica e principais resultados do estudo. O resumo simples deve conter até 500 caracteres, com espaços inclusos. O resumo ampliado possui de duas a três laudas.

- Ao final do resumo deve haver indicação de três palavras chaves.

Os trabalhos completos devem conter Resumo simples, introdução (com objetivos e metodologia), perspectiva teórica, principais resultados do estudo e referências bibliográficas. O corpo do trabalho deve conter entre 8 a 12 páginas do estudo produzido em consonância com a área de concentração do evento.

- Os trabalhos serão publicados em Anais do evento, entregues no credenciamento.

- Para efetuar a inscrição, o autor deve enviar o trabalho acadêmico para: grupoentrelace@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida.

Maiores informações:

grupoentrelace@gmail.com