Programação do Fórum 20 de Novembro em Cachoeira

Publicado: Terça, 16 Novembro 2010 09:48

cartaz do fórum 20 de novembro

Vinte de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, se constitui numa data de grande significado para o Brasil, a Bahia e o Recôncavo. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, através da criação do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Portaria 181/2006), busca ressaltar a importância histórica, política e pedagógica dessa data, ao tempo em que, tem buscado instituir atividades acadêmicas e sociais que visam contribuir para a promoção de ações, programas e políticas pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo. A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE através do Fórum, em parceria com os Centros põe em prática uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no que tange à implantação e promoção de políticas afirmativas e de inclusão social na UFRB.

O Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão do Recôncavo que vai acontecer nos quatro Campi da UFRB (CFP - Amargosa, CAHL - Cachoeira, CETEC/CCAAB - Cruz das Almas e CCS - Santo Antonio de Jesus), tem por objetivo realizar atividades, fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas que expressem as reações das populações negras no Recôncavo e nas demais regiões do país. Um dos objetivos específicos é reunir pessoas, comunidades e instituições para construção de alternativas que visem o estabelecimento de uma cidadania plena, comprometida com a igualdade racial e a inclusão sócio-econômica.

Programação do Fórum no campus de Cachoeira:

• Dia 17/11/2010 (quarta-feira)

9:00 às 10:00 - Mesa de abertura
Prof. Paulo Gabriel, Prof. Xavier Vatin , Profª Rita Dias, Antônio Liberac (NEAB), Fred Igor Santiago Ferreira, (Núcleo de estudantes Negros e Negras do CAHL), Coordenador da mesa – Angela Figueiredo (Empreendedorismo étnico/UFRB/NEAB)
Coffee Break
10:00 às 11:00 - Conferência de abertura
11:00 às 12:30 - Apresentação de pôsteres dos alunos
14:00 às 16:00 - Mesa I- Ações afirmativas em foco
Prof. Claudio Orlando (UFRB) - Apresentação  Pesquisa  Perfil do estudante( PROPAE) , Lorena Silva (UFB) - Representações sobre as ações afirmativas dentre os professores do CAHL , Florentina da Silva Souza (UFBA) Relato da experiência da Associação Baiana da Pesquisadores Negros , Paula  Azeviche ( POSAFRO)) – Ações afirmativas no Instituto Rio Branco, Coordenação: Georgina Gonçalves (UFRB)
16:00 às 18:00 - Mesa 2- Trocando experiências
Giselli Ferreira de Oliveira (UFRB), Joselice Souza da Silva (UFRB), Waldir da Silva Alves ( UFRB), Calison Cardoso de Jesus (Empreendedorismo étnico /Colégio Estadual da Cachoeira), Deisiane Brito (Empreendedorismo étnico /Colégio Estadual da Cachoeira), Wiliam Castro (Empreendedorismo étnico /Colégio Estadual da Cachoeira), Priscila Barbosa (Empreendedorismo étnico /Colégio Estadual da Cachoeira), Coordenação: Jurema Machado de Andrade Souza (UFRB)
18:00 às 21:00 - Atividade cultural: Exposição fotográfica de Lázaro Ferreira e Simone Brandão (UFRB), Feira cultural, Postais da mini-empresa Postais étnico S.A. – Empreendedorismo étnico no recôncavo, Apresentação de grupos culturais

• Dia - 18/11/2010 (quinta-feira)

Empreendedorismo étnico como uma ação afirmativa
9:00 ás 10:00 - Conferência: Mario Nelson (ANCEABRA - Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros )
10:00 às 12:00 - Mesa I- A relação entre cultura e economia
Almica Baiardi (PGCIENCIASSOCIAIS/UFRB), Angela Figueiredo (NEAB/UFBR), Empreendedorismo indígena  , Billy Arquimino –  Coordenador de turismo  étnico/BAHIATURSA
Coordenadora: Lucia Aquino (UFRB)
14:00 às 16:00 - Mesa II- Histórias, trajetórias e memórias dos empreendedores
Mesa composta por empresários da região
16:00 às 18:00 - Mesa III – Memória e resistência dos Quilombos: diálogo com as lideranças
Tânia Amara Vilela Gonçalves (PUC-Rio de Janeiro), Lideranças: Crispim Zumbá ( São Francisco do Paraguaçú - Cachoeira), Carla Bastos ( Articulação Local Subaé - Comunidade São Brás - Santo Amaro), Lenira Calheiro ( Comunidade Capanema - Margogipe), Coordenação: Ana Paula Comim ( UFRB)

• Dia 19/11/2010 (sexta-feira)

9:00 às 10:30 - Mesa I - Gênero e desigualdades: Marinalva  da Silva ( Ex presidente do Sindicato das trabalhadoras domésticas), Joaze Bernadino (UNB) Elizabeth Pinto (UFBA), Jamile Silva ( PPGCIENCIASSOCIAIS/ UFRB/CAHL). Coordenadora: Valeria Noronha
10:30 às 11:30 - Mesa II - Representações de gênero no  Brasil e na África
Geovana  Xavier (UNICAMP), Osmundo Pinho  (NEAB/UFRB) e Andréia Lisboa (Universidade do Texas). Coordenação : Márcia da  Silva Valença (UFRB)
11:30 às 12:30 - Apresentação de Pôsteres
14:00 às 16:00 - Mesa III - Tolerância Religiosa e manutenção do patrimônio afro-brasileiro
Emanuel Soares (UFRB), Jandira Mawusi ( Terreiro Bogum), Marcos Mahi ( Terreiro do Ventura), Coordenador da mesa – Welligton Pereira(Empreendedorismo étnico/UFRB)
16:00 ÁS 17:00 - Conferência de encerramento. Luis Cutti (Luis da Silva)
Ato Público na Rua 25 de junho

Consulte a programação dos outros centros e mais informações em www.ufrb.edu.br/forum.