Pesquisador da USP discute a relação entre universidade e sociedade

Publicado: Terça, 06 Novembro 2012 14:08

A universidade precisa dar um retorno para a sociedade ao seu redor, mas na prática nem sempre esse diálogo se estabelece e o que se observa é um distanciamento entre sociedade e universidade. Com o objetivo de discutir essa relação, teve início nesta quarta-feira (24) no CAHL, o Seminário Universidade-Sociedade. A ideia do seminário foi trazer discussões sobre os meios e produtos que aproximem a sociedade da universidade através de pesquisa, extensão e formação.

Na palestra O papel das novas tecnologias na relação Universidade-Sociedade, o pesquisador da USP, Guilherme Marson, destacou que esse diálogo é importante, pois é a sociedade que atribui sentido ao conhecimento produzido pela universidade, e esse conhecimento causa um impacto na forma como a sociedade se organiza. Ele acredita que os rumos da universidade dependem desse diálogo com a sociedade. Há uma dependência recíproca. O conhecimento gerado interfere diretamente na vida da sociedade, e ela responde com novas demandas. Para atender a essas demandas, o pesquisador afirma que é necessário que o canal de diálogo seja fluído e de fácil acesso.

Marson aponta que a universidade é para a sociedade um instrumento de atribuição de sentido, de busca de soluções e de proposição de demandas. Em sua perspectiva, a tecnologia contribui para potencializar essa relação. Mas, o caminho mais viável para aproximar a sociedade da universidade é a extensão. “A extensão é o braço da sociedade, a graduação forma pessoas, é um canal importante, mas a extensão é o mecanismo mais potente para manter esse diálogo.” afirmou.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara Rocha