Resultado da avaliação dos alunos PIBIC do CCAAB
Para cada programa de IC foram selecionados os alunos PIBIC com as maiores notas (média dos 2 avaliadores) para receberem prêmio de destaque. Os premiados foram:
PIBIC
Lígia Lins Souza (Orientador: Alexandre M. Pinheiro)
Alanna Rachel Andrade dos Santos (Orientador: Alexandre M. Pinheiro)
Mariana Duarte Silva Fonseca (Orientador: Teresa Aparecida Soares de Freitas)
PIBIT
Karyn Frichis do Nascimento (Orientador: Rozimar Campos Pereira)
PIBIC-AF
Merole de Souza Ferreira (Orientador: Larissa Pires)
PIBIC Voluntário
Diego Luis Guedes de Souza (Orientador: Carla Fernandes Macedo)
Parabéns aos 6 alunos!
Comissão Organizadora do V Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB
Cruz das Almas, 20 de julho de 2010
Total de alunos bolsistas de IV do CCAAB:
Total de alunos do PIBIC - CCAAB |
19 Bolsas FAPESB |
37 Bolsas CNPq |
14 Bolsas UFRB |
4 Bolsasll PIBIC AF |
4 PIBIC Voluntários |
4 Bolsas PIBITI |
Total: 82 Projetos de PIBIC |
Período: NOVA DATA: 12 a 15 de Julho de 2010.
Local: Anfiteatro do Prédio da Reitoria. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas/UFRB Cruz das Almas-BA.
{tab=Introdução}
Desde 2005, ocorre o Seminário Interno de Iniciação Científica da UFRB, realizado com o objetivo de estimular e divulgar as atividades de pesquisa desenvolvidas nos seus Centros, envolvendo a participação de docentes e discentes, engajados com a pesquisa por meio da Iniciação Científica.
A partir de 2007, a UFRB contemplou os participantes deste programa com bolsas de Iniciação Científica, tanto para os alunos de graduação em nível de ensino superior, como para alunos de ensino médio (bolsas Iniciação Científica Jr.).
Seguindo os mesmos objetivos anteriores e a sugestão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Administração Central da UFRB, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizará os Seminários Internos de Iniciação Científica.
Em 2010, serão apresentados os projetos e trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos PIBIC CNPq/FAPESB, PIBIC AF do Programa PIBIC-UFRB (Edital 2009-2010) e alunos PIBIT sob orientação de docentes do CCAAB, Campus de Cruz das Almas.
Os Seminários Internos de Iniciação Cientifica são também uma preparação para a realização do Seminário Estudantil de Iniciação Cientifica, que congrega coletivamente toda a Universidade num único evento com os mesmos propósitos fundamentais dos eventos internos.
Nesse ano, os trabalhos de alunos de Iniciação Científica do CCAAB também apresentarão seus trabalhos na Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia que ocorrerá em Cruz das Almas entre os dias 15 a 17 de Setembro.
Sites importantes: http://www.ufrb.edu.br/pibic/
SPPC: http://www.ufrb.edu.br/sbpc/
{tab=Objetivos}
Nesse V Seminário, serão apresentados dos projetos e trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos PIBIC, PIBIT e PIBIC AF CNPq/FAPESB (Edital 2009-2010), sob orientação de docentes do CCAAB, Campus de Cruz das Almas.
O Programa de Iniciação Científica do CCAAB visa despertar a ciência nos alunos de graduação e de ensino médio, ciência esta em todos os seus âmbitos, ou seja, aprendizado de técnicas e métodos, desenvolvimento do pensar e criar técnico-científico.
{tab=Público-Alvo}
O V Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB é uma atividade especialmente dirigidas à formação e acolhimento da comunidade discente. Espera-se, no entanto, que toda comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas beneficie-se com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes. Assim, espera-se a participação de discentes, docentes e servidores técnicos administrativos.
Nesse evento, deverão participar alunos de graduação bolsistas PIBIC, PIBIT, PIBIC AF CNPq/FAPESB do Programa PIBIC-UFRB, 2009-2010 além de alunos com iniciação científica voluntária.
{tab=Orientações}
A inscrição será realizada exclusivamente através da página destinada ao V Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB (http://www.ufrb.edu.br/ccaab/index.php/component/content/article/361) enviando o resumo do trabalho em formato “doc”. O prazo para envio dos resumos será de 17/06 a 28/06 de 2010. Ao fim deste período, em um prazo de 2 dias, até 30 de Julho, os resumos que necessitarem de correções e/ou adequações serão devolvidos aos inscritos pela Coordenação do V Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB. Após a devida revisão pelo inscrito, o resumo deverá ser reenviado à Coordenação até o dia 03 de julho de 2010.
Não serão considerados resumos enviados após esta data. A Comissão Organizadora comunicará via email sobre sua aprovação.
O resumo deve corresponder ao trabalho efetivamente realizado, não sendo apenas projeções sobre futuras atividades, ressaltando os resultados alcançados. O texto deve contemplar: Título, objetivo, justificativa, metodologia, resultados e conclusão.
Antes do envio do resumo, o mesmo deverá passar pela revisão do orientador. Os trabalhos enviados para apresentação no V Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB deverão ser apresentados na forma oral, conforme instruções abaixo.
Todos os alunos bolsistas PIBIC, PIBIC AF, PIBIC voluntário e PIBIT deverão se inscrever, sendo permitido um único resumo por bolsista.
Apresentação oral
Os graduandos bolsistas terão 10 minutos para suas apresentações orais e a banca, composta por um membro externo e um interno da UFRB, terá 5 minutos para responder as perguntas da banca examinadora. Vale ressaltar que nas sessões de apresentação oral, os três (3) primeiros colocados ganharão Certificados de Detaque.
Modelo de Resumo
- Para elaboração de RESUMO siga a seguinte formatação
- Tipo de resumo: simples
- Fonte: Times New Roman - 12
- Margens: direita - 2,5 cm / esquerda - 2,5 cm / superior - 2,0 cm / inferior - 2,0 cm
- Espaçamento: simples
- Palavra chave: no máximo 03 (três)
- Total de palavras: 300
- Identificação dos autores
- Formato DOC (WORD)
A sua estrutura deve incluir os tópicos de acordo com o padrão que segue e exemplificado abaixo no modelo de resumo:
a) Título – o título deve ser digitado em negrito, centrado e em letras maiúsculas, exceto os nomes científicos, os quais deverão estar em itálico.
b) Autor(es) – Serão considerados autores do trabalho, apenas o bolsista e o orientador. Os autores devem ser citados com os nomes completos, sem abreviações, com o bolsista responsável pela apresentação sendo o primeiro a ser citado. Os respectivos dados institucionais devem constar no rodapé, conforme modelo abaixo.
c) Citar fonte financiadora do bolsista. Ex.: Bolsista PIBIC/CNPq; bolsista voluntário, etc.
d) Corpo – o corpo deve ser estruturado de modo a contemplar os seguintes pontos: Objetivos, Justificativa, Metodologia, Resultados e Conclusões.
e) Palavras-chave – máximo de três.
Modelo
{tab=Envio de Resumos}
Encerrado.
{tab=Programação}
Programação do V Seminário Interno de Iniciação Cientifica do CCAAB
12/07/2010 – Anfiteatro da Reitoria
Horário/local |
Tema |
Conferencista |
14:00 – 14:30 |
Abertura |
Prof. Alexandre Almassy (Diretor CCAAB) Prof. Marcos Teixeira (Assessor de assuntos ambientais do CCAAB) |
14:30 – 14:45 |
Comunicação 1 |
Adriane Vieira Souza Orientador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho |
15:00 - 15:15 |
Comunicação 2 |
Daiane de Jesus Oliveira Orientador: Geni da Silva Sodré |
15:15 – 15:30 |
Comunicação 3 |
Iuran Nunes Dias Orientador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho |
15:30 – 15:45 |
Comunicação 4 |
Philipe Brito de Oliveira Orientador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho |
15:45 – 16:00 |
Comunicação 5 |
Shirley Nascimento Costa Orientador: Wyratan da Silva Santos |
16:00 - 16:15 |
Intervalo |
|
16:15 – 16:30 |
Comunicação 6 |
Lucília Suzart Alves Orientador: Franceli Silva |
16:30 – 16:45 |
Comunicação 7 |
Karyn Frichis do Nascimento Orientador: Rozimar Campos Pereira |
16:45 – 17:00 |
Comunicação 8 |
Mariana Pereira de Sousa Orientador: Lidyanne Yuriko Saleme Aona |
17:00 – 17:15 |
Comunicação 9 |
Elvis Rangel Barreto Orientador: Jorge Teodoro Souza |
17:15 – 17:30 |
Comunicação 10 |
Jamille Ferreira dos Santos Orientador: Maria da Conceição de Menezes Soglia |
17:30 – 17:45 |
Comunicação 11 |
Celma dos Santos Caldas Orientador: Clóvis Pereira Peixoto |
13/07/2010 – Anfiteatro da Reitoria
Horário |
Tema |
Conferencista |
08:15 – 08:30 |
Comunicação 12 |
Lavine Silva Matos Orientador: Benedito Marques da Costa |
08:30 – 08:45 |
Comunicação 13 |
Polianna dos Santos de Farias Orientador: Benedito Marques da Costa |
08:45 – 09:00 |
Comunicação 14 |
Bárbara Machado Campos Orientador: Adriana Regina Bagaldo |
09:00 – 09:15 |
Comunicação 15 |
Bárbara Cristina Dantas da Silva Orientador: Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira |
09:15 – 09:30 |
Comunicação 16 |
Carina Anunciação dos Santos Dias Orientador: Soraya Maria Palma Luz Jaeger |
09:30 – 09:45 |
Comunicação 17 |
Daiane Lago Novais Orientador: Soraya Maria Palma Luz Jaeger |
09:45 – 10:00 |
Comunicação 18 |
Fábio Júnior Oliveira dos Santos Orientador: Adriana Regina Bagaldo |
10:00 - 10:15 |
Intervalo |
|
10:15 - 10:30 |
Comunicação 19 |
Igor Bonfim Quadros Nery Orientador: Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira |
10:30 – 10:45 |
Comunicação 20 |
Nathália Brito Rocha Orientador: Adriana Regina Bagaldo |
10:45 – 11:00 |
Comunicação 21 |
Alanna Rachel Andrade dos Santos Orientador: Alexandre Moraes Pinheiro |
11:00 – 11:15 |
Comunicação 22 |
Lígia Lins Souza Orientador: Alexandre Moraes Pinheiro |
11:15- 11:30 |
Comunicação 23 |
Cíntia da Silveira Santana Orientador: Alexandre Moraes Pinheiro |
12:00 - 14:00 |
Almoço |
|
14:00 – 14:15 |
Comunicação 24 |
Tiago Oliveira Brandão Orientador: Jair de Araújo Marques |
14:15 – 14:30 |
Comunicação 25 |
Emmanuel Emydio Gomes Pinheiro Orientador: Jair de Araújo Marques |
14:30 – 14:45 |
Comunicação 26 |
Valdir Carneiro Silva Orientador: Maria Vanderly Andrea |
15:00 - 15:15 |
Comunicação 27 |
Alessandra Oliveira Barbosa Orientador: Larissa Pires |
15:15 – 15:30 |
Comunicação 28 |
Vinícius Ferreira de Almeida Orientador: Larissa Pires |
15:30 – 15:45 |
Comunicação 29 |
Raísa Cordeiro dos Santos Alves Araújo Orientador: Larissa Pires |
15:45 – 16:00 |
Comunicação 30 |
Mérole de Souza Ferreira Orientador: Larissa Pires |
16:00 - 16:15 |
Intervalo |
|
16:15 – 16:30 |
Comunicação 31 |
Claudinéia Silva Mendes Orientador: Larissa Pires |
16:30 – 16:45 |
Comunicação 32 |
Ana Lúcia Almeida Santana Orientador: Larissa Pires |
14/07/2010 – Anfiteatro da Reitoria
Horário |
Tema |
Conferencista |
08:15 – 08:30 |
Comunicação 33 |
Diego Luís Guedes de Souza Orientador: Carla Fernandes Macedo |
08:30 – 08:45 |
Comunicação 34 |
Katia Núbia Azevedo Barros Mota Orientador: Oldair Del’Arco Vinhas Costa |
08:45 – 09:00 |
Comunicação 35 |
Ricardo Henrique Bastos de Souza Orientador: Carla Fernandes Macedo |
09:00 – 09:15 |
Comunicação 36 |
José Alves Teixeira Orientador: Norma Suely Evangelista Barreto |
09:15 – 09:30 |
Comunicação 37 |
Pedro Gusmão Borges Neto Orientador: Gislaine Guidelli |
09:30 – 09:45 |
Comunicação 38 |
Miguel Augusto Mar D. de Ferreira Gomes Orientador: Gislaine Guidelli |
09:45 – 10:00 |
Comunicação 39 |
Alisson eduardo Melo da Paixão Orientador: Soraia Fonteles |
10:00 - 10:15 |
Intervalo |
|
10:15 - 10:30 |
Comunicação 40 |
Edinélia Lima Amorim Orientador: Ana Cristina Vello Loyola Dantas |
10:30 – 10:45 |
Comunicação 41 |
Vicente Américo Barbosa Peixoto Orientador: Clóvis Pereira Peixoto |
10:45 – 11:00 |
Comunicação 42 |
Viviane de Oliveira Souza Orientador: Elvis Lima Vieira |
11:00 – 11:15 |
Comunicação 43 |
Edinaldo de Oliveira Alves Sena Orientador: Ana Georgina Peixoto Rocha |
12:00 - 14:00 |
Almoço |
|
14:00 – 14:15 |
Comunicação 44 |
Admilson de Santana Sacramento Orientador: Deoclides Ricardo de Souza |
14:15 – 14:30 |
Comunicação 45 |
Camila Gonzaga de Jesus Orientador: Andrea Vita Reis Mendonça |
14:30 – 14:45 |
Comunicação 46 |
Flaviana Lopes Ladeira Orientador: Cláudia Márcia Gomes |
15:00 - 15:15 |
Comunicação 47 |
Adriana Alves Batista Orientador: Jorge Antonio Gonzaga Santos |
15:15 – 15:30 |
Comunicação 48 |
Maria Reis Valois Coelho Orientador: Alessandra Nasser Caiafa |
15:30 – 15:45 |
Comunicação 49 |
Mariana Duarte Silva Fonseca Orientador: Teresa Aparecida Soares de Freitas |
15:45 – 16:00 |
Comunicação 50 |
Kaio César Mendes da Silva Nery Orientador: Josival Santos Souza |
16:00 - 16:15 |
Intervalo |
|
16:15 – 16:30 |
Comunicação 51 |
Ademir Trindade Almeida Orientador: Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto |
16:30 – 16:45 |
Comunicação 52 |
Alide Mitsue Watanabe Cova Orientador: Jorge Antonio Gonzaga Santos |
16:45 – 17:00 |
Comunicação 53 |
Ana Carolina Oliveira Fernandes Orientador: José Fernandes Melo Filho |
17:00 – 17:15 |
Comunicação 54 |
Arthur José Mendes Pamponet Orientador: Francisco Adriano de Carvalho Pereira |
17:15 – 17:30 |
Comunicação 55 |
Catiane Queiroz de Jesus Santos Orientador: Washington Luiz Cotrim Duete |
15/07/2010 – Anfiteatro da Reitoria
Horário |
Tema |
Conferencista |
08:15 – 08:30 |
Comunicação 56 |
Ebenezer Souza dos Santos Orientador: Simone Alves Silva |
08:30 – 08:45 |
Comunicação 5’7 |
Joedson Pinto Barroso Orientador: Ana Cristina Vello Loyola Dantas |
08:45 – 09:00 |
Comunicação 58 |
Luciel dos Santos Fernandes Orientador: Simone Alves Silva |
09:00 – 09:15 |
Comunicação 59 |
Marcos Lemos Andrade Oliveira Orientador: Paulo Cezar Lemos de carvalho |
09:15 – 09:30 |
Comunicação 60 |
Joelton Belau da Silva Orientador: Simone Alves Silva |
09:30 – 09:45 |
Comunicação 61 |
Samir Dultra Abdalla Orientador: Ricardo Franco Cunha Moreira |
09:45 – 10:00 |
Comunicação 62 |
William Amadeu da Silva Orientador: Ricardo Franco Cunha Moreira |
10:00 - 10:15 |
Intervalo |
|
10:15 - 10:30 |
Comunicação 63 |
Daniel Vieira de Moraes Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa |
10:30 – 10:45 |
Comunicação 64 |
Bruno Charles Dias Soares Orientador: Rozimar Campos Pereira |
10:45 – 11:00 |
Comunicação 65 |
Cristiane Duarte dos Santos Orientador: Jorge Teodoro de Souza |
11:00 – 11:15 |
Comunicação 66 |
Danielle Amorim de Assis Orientador: Norma Suely Evangelista Barreto |
11:15- 11:30 |
Comunicação 67 |
Eliane Leal Candeias Orientador: Ana Cristina Fermino Soares |
11:30- 11:45 |
Comunicação 68 |
Rafael Mota da Silva Orientador: Ana Cristina Fermino Soares |
12:00 - 14:00 |
Almoço |
|
14:00 – 14:15 |
Comunicação 69 |
Erika Pereira Macedo Orientador: Rodrigo Pires do Nascimento |
14:15 – 14:30 |
Comunicação 70 |
Jackeline Pereira Andrade Orientador: Rodrigo Pires do Nascimento |
14:30 – 14:45 |
Comunicação 71 |
Felipe de Carvalho Moreno de Moura Orientador: Ana Cristina Fermino Soares |
15:00 - 15:15 |
Comunicação 72 |
Yslai Silva Peixouto Orientador: Jorge Teodoro Sousa |
15:15 – 15:30 |
Comunicação 73 |
Emília Pesce Rocha Dourado Orientador: Paulo Gabriel Soledade Nacif |
15:30 – 15:45 |
Comunicação 74 |
Flávia da Conceição Pinto Orientador: José Fernandes Melo Filho |
15:45 – 16:00 |
Comunicação 75 |
Karine da Silva Simões Orientador: Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto |
16:00 – 16:15 |
Comunicação 76 |
Mariana Souza da Silva Orientador: Manoel Teixeira de Castro Neto |
16:15 – 16:30 |
Comunicação 77 |
Lara Cristina Bispo dos Santos Orientador: Ricardo Luís Cardoso |
16:15 – 16:30 |
Comunicação 78 |
Cláudia Brito de Abreu Orientador: Gislaine Guidelli |
16:30 – 16:45 |
Comunicação 79 |
Diogo Mendes da Silva Orientador: Alexandre Américo Almassy Jr. |
16:45 – 17:00 |
Comunicação 80 |
Márcia Oliveira do Carmo Orientador: |
17:00 – 17:15 |
Comunicação 81 |
Camila Brasil Orientador: |
{tab=Organização}
Lidyanne Yuriko Saleme Aona
Maria da Conceição de Menezes Soglia
Rogério Ferreira Ribas
Meiby de Paula Carneiro Leite
Alexandre Moraes Pinheiro
Rosy de Oliveira
Servidos Técnico Administrativo:
Jasilaine Andrade Passos
Discentes:
Mariana Pereira de Sousa
Mariana Conceição Menezes
Mônica Peixoto Ribeiro
Larissa Ferreira de Oliveira
Adriana Sampaio
Aldenize das Virgens Lima
Elfany Reis do Nascimento Lopes
Clodoaldo Mascarenhas Macedo Junior
Renato Venâncio de Souza Neto