Manual para Padronização de Textos Acadêmicos

O Recôncavo da Bahia é um lugar repleto de fortes e instigantes manifestações diversas da Cultura. É também ambiência de variações linguísticas e de registros discursivos plurais. Partindo desse lugar, em 2013 foi criado o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado na cidade de Santo Amaro.

O CECULT, envolvido nessa materialidade de expressões ricamente plurais e conferindo dinâmicas que aproximam seus discentes de uma vivência acadêmica, propõe, logo nos primeiros semestres, componentes que enfrentam as distâncias discursivas.

O componente de “Laboratório de leitura e produção de textos acadêmicos”, nesse sentido, apresenta-se como caminho possível para garantir aos estudantes as competências necessárias para uma experiência acadêmica produtiva. Sabe-se, contudo, que o caminho é repleto de obstáculos que não são solucionados no tempo de poucos semestres. No sentido de otimizar os esforços, esse componente apresenta nesta edição, uma singela tentativa de modelização dos mais usados gêneros acadêmicos, com explicações breves e assertivas sobre cada um deles. Aqui o(a) discente encontrará os modelos, bem como suas especificidades, gerando assim, um manual de padronização dos gêneros acadêmicos. Para esse Manual foram escolhidos os seguintes gêneros: Fichamento, Resenha, Resumo, Relatório, Artigo, Memorial, Ensaio e Pôster, todos em consonância com as diretrizes das Normas Brasileiras de padronizações técnicas de trabalhos acadêmicos.

A ideia não é determinar o movimento dos trabalhos exigidos pelos(as) docentes, mas de oferecer uma padronização que direcione o processo da produção dos textos acadêmicos no CECULT. A utilização desse material pelo(a) professor(a) é facultativa. Assim, a realização desse Manual visa estimular e facilitar a produção da escrita acadêmica, com o objetivo de apreender a estreita correlação existente entre os sistemas linguísticos, discursivos e as Normas Brasileiras (NBR).

Esperamos que seja útil.

Cecult – UFRB
Adriano Dantas, Franciane Rocha, Ludmila Carvalho, Samuel Barros, Waleska Martins

MANUAL PARA PADRONIZAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS