Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Coordenadoria de Material e Patrimônio

 

A  Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais visa abastecer, de modo contínuo, a organização com material que seja necessário para as suas atividades.

Por meio da Administração de Materiais pode-se alcançar uma melhor distribuição e alocação dos recursos financeiros, resultando na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho da Instituição quando é adequadamente entendida e executada.

Daí, a importância de elaborar um programa para a implantação de uma Administração de Materiais bem organizada, estabelecendo-se objetivos financeiros e administrativos bem definidos.

Na Administração Pública, leis regem essa área com o objetivo de racionalizar, com minimização de custos, o uso de materiais.

Existem políticas intensivas e rigorosas de controle, entre as quais se destacam a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI - e o aumento da fiscalização exercida pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Esses órgãos têm atuado de forma mais rigorosa na fiscalização do uso de materiais e na conservação do patrimônio público. Sugerido, dessa forma, uma mudança nos controles internos das instituições públicas, tornando-se necessária atualizações que reflitam a nova leitura dos princípios que regem o assunto.

A Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP), no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, visa atender os interesses da administração quanto a um controle eficaz da área, permitindo um melhor gerenciamento e planejamento dos recursos materiais e do patrimônio público.

registrado em:
Fim do conteúdo da página