Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Golpe na internet pede seu login e senha - Phishing - Saiba como prevenir

Não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial e, por este motivo, golpistas vêm concentrando esforços na exploração de fragilidades dos usuários. Utilizando técnicas de engenharia social e por diferentes meios e discursos, os golpistas procuram enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.

De posse dos dados das vítimas, os golpistas costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.

Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Dessa forma, o golpista pode ser considerado um estelionatário.

Um dos principais golpes aplicados na internet e que você deve ter conhecimento é o Phishing. Entenda mais um pouco sobre:

Phishing2, phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

O phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que:

- Tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular;
- Procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira;
- Informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito;

Fonte - Leia mais no: http://cartilha.cert.br/golpes/ (Cartilha de Segurança)

Atenção:

Ao receber no e-mail institucional uma mensagem suspeita, recomenda-se que seja gerado o cabeçalho desse e-mail e encaminhado em anexo ao
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Se tiver dúvida de como obter o cabeçalho do e-mail, poderá consultar o procedimento no link de Documentos no site da COTEC - segue o link abaixo:

http://www.ufrb.edu.br/cotec/images/documentos/manuais/Manual%20para%20obter%20o%20cabecalho%20de%20um%20e-mail.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página