Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IBM oferece virtualização de desktops como serviço

A IBM anunciou, durante conferência promovida pela empresa de soluções de virtualização VMware, que acontece esta semana nos Estados Unidos, a oferta de serviço de virtualização de desktops em uma estrutura de cloud computing com foco nas grandes empresas.



O serviço, denominado IBM Smart Business Desktop Cloud, vai permitir que as empresas hospedem sistema operacional e aplicações dos desktops dos funcionários em um servidor central. A máquina virtual ficará acessível por meio de um navegador web, seja em clientes de virtualização ou em desktops físicos. A partir de outubro, companhias da Europa e da América do Norte poderão contratar o serviço.

Jeff Boles, analista de indústria da consultoria norte-americana Taneja, acredita que o serviço pode encorajar mais empresas a aderirem à virtualização de desktops. "Algumas das grandes empresas só sentem-se confortáveis com alguma tecnologia quando há alguma gigante oferecendo o serviço. Isso torna a oferta da IBM bastante atraente".

Segundo Rick Morgan, gerente do novo produto da IBM, a empresa viu a oportunidade ao observar que as empresas não conseguem lidar com a complexidade que é a virtualização de desktops ou não conseguem arcar com o investimentos em software e hardware de servidores para implementar a tecnologia. “Com a oferta da infraestrutura, os nossos consumidores poderão caminhar mais rapidamente rumo à virtualização”, diz Morgan.

Para agilizar o processo, a oferta permitirá que companhias criem imagens dos desktops na empresa e enviem aos data centers da IBM, nos Estados Unidos ou na Alemanha, locais onde a empresa hospeda e gerencia os desktops por uma taxa mensal.

Para viabilizar o serviço, a empresa adotou o software de virtualização ESXi hypervisor, da Vmware, a conexão HDX, da Citrix e o software de infraestrutura de desktops virtuais da Desktone.

A empresa não vai divulgar os preços antes de colocar o produto a venda. O anúncio só revelou que a cobrança será feita mensalmente, por desktop, dependendo do poder de processamento e da quantidade de memória consumida pela máquina virtual. Os clientes deverão assinar pelo menos 50 desktops.

Link relacionado: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/09/02/ibm-oferece-virtualizacao-de-desktops-como-servico/

registrado em:
Fim do conteúdo da página