III EBECULT http://www.ufrb.edu.br/ebecult Encontro Baiano de Estudos em Cultura Fri, 30 Nov 2012 23:14:55 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.9.2 Vídeo e relatório relembram momentos especiais do III Ebecult http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/video-e-relatorio-relembram-momentos-especiais-do-iii-ebecult/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/video-e-relatorio-relembram-momentos-especiais-do-iii-ebecult/#comments Mon, 10 Sep 2012 21:51:57 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=898 O III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (Ebecult) foi realizado em Cachoeira, Recôncavo da Bahia, em abril de 2012. Se você participou, tem agora a chance de relembrar os momentos incríveis vividos na cidade heróica. Caso não tenha tido oportunidade de participar, confira a riqueza das atividades realizadas por meio de um vídeo e de um relatório ilustrado.

Relatório Ebecult 2012

Vídeo (https://vimeo.com/47691188)

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/video-e-relatorio-relembram-momentos-especiais-do-iii-ebecult/feed/ 0
Certificados serão enviados por e-mail ainda em setembro http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/certificados-serao-enviados-por-e-mail-ainda-em-setembro/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/certificados-serao-enviados-por-e-mail-ainda-em-setembro/#comments Mon, 10 Sep 2012 21:27:31 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=896 A comissão organizadora do III Ebecult pede desculpas pelo atraso na entrega dos certificados, mas a universidade encontra-se em greve e a emissão ficou prejudicada.

De toda maneira, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), responsável pela emissão dos documentos, informa que está providenciando o envio dos documentos por e-mail ainda no mês de setembro.

 

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/09/10/certificados-serao-enviados-por-e-mail-ainda-em-setembro/feed/ 3
Certificados atrasam em função da greve nas universidades federais http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/08/10/certificados-atrasam-em-funcao-da-greve-nas-universidades-federais/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/08/10/certificados-atrasam-em-funcao-da-greve-nas-universidades-federais/#comments Fri, 10 Aug 2012 14:58:45 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=893 Certos de que a concretização final de um evento é o recebimento de certificados por parte dos participantes, a equipe de organização do III Ebecult, realizado de 18 a 20 de abril, em Cachoeira-Bahia, está empenhada em providenciar a confecção dos mesmos.

O atraso na entrega deve-se à greve do funcionalismo público que, assim como em praticamente todas as universidades federais do país, está sendo realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sede do evento.

Contando com a compreensão de todos, informamos que em breve os certificados estarão disponíveis.

 

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/08/10/certificados-atrasam-em-funcao-da-greve-nas-universidades-federais/feed/ 1
Certificados do III Ebecult serão emitidos nos próximos 30 dias http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/25/certificados-do-iii-ebecult-serao-emitidos-nos-proximos-30-dias/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/25/certificados-do-iii-ebecult-serao-emitidos-nos-proximos-30-dias/#comments Wed, 25 Apr 2012 13:11:01 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=640 A comissão organizadora do III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (EBECULT) esteve reunida na tarde desta terça-feira (24) a fim de realizar um balanço sobre o evento, que aconteceu nos dias 18 a 20 de abril em Cachoeira e São Félix. Verificou-se que, depois de muito esforço coletivo, o EBECULT foi um sucesso tanto em termos de quantidade de participantes, mais de 400 pessoas, quanto no que diz respeito à qualidade das inúmeras atividades desenvolvidas.

Na ocasião, parte da equipe ficou responsável por providenciar os certificados aos participantes de todos os níveis: organizadores; coordenadores; palestrantes; comunicadores orais; monitores; etc. O prazo estipulado para o envio do documento digital para o e-mail dos participantes é de 30 dias.

Saudações ebecultianas!

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/25/certificados-do-iii-ebecult-serao-emitidos-nos-proximos-30-dias/feed/ 15
Quarta dos Tambores traz musicalidade dos terreiros para o III Ebecult http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/23/quarta-dos-tambores-traz-musicalidade-dos-terreiros-para-o-iii-ebecult/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/23/quarta-dos-tambores-traz-musicalidade-dos-terreiros-para-o-iii-ebecult/#comments Mon, 23 Apr 2012 14:45:05 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=632 O Projeto Cultural Quarta dos Tambores participou na quarta (18), da abertura do III Ebecult na Praça Teixeira de Freitas e contou com apresentações musicais dos representantes das quatro Nações do Candomblé (Jêje, Nagô, Ketu e Angola) da Cidade da Cachoeira, além de artistas como o professor e coreógrafo Edson Bispo, a Filarmônica Lyra Ceciliana, e os grupos de Samba de Roda Filhos do Caquende e Filhos da Barragem.

A Quarta dos Tambores acontece normalmente toda a primeira quarta-feira de cada mês e é um evento que nasceu da iniciativa dos terreiros e grupos culturais, de juntos promoverem a cultura local, da arte que é produzida pelos povos de candomblé como também da arte que é produzida pelos artistas em geral.

O evento contou com presenças ilustres como Dona Dalva do Samba de Roda Suerdieck, Dona Zelita do Samba de Roda das Raparigas de Saubara e do Senhor Rosildo, Coordenador da Associação dos Sambas de Roda do Estado da Bahia.

O cântico das quatro Nações do Candomblé abriu o evento, em seguida houve a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana e uma breve oficina de dança ao ar livre com o coreografo Edson Bispo. O Samba de Roda Filhos do Caquende apresentou o tradicional samba do Recôncavo e por último o grupo Filhos da Barragem encerrou o primeiro dia da programação do III Ebecult na Quarta dos Tambores.

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/23/quarta-dos-tambores-traz-musicalidade-dos-terreiros-para-o-iii-ebecult/feed/ 0
Dona Dalva participa de “Vivendo o Recôncavo” no III Ebecult http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/dona-dalva-participa-de-vivendo-o-reconcavo-no-iii-ebecult/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/dona-dalva-participa-de-vivendo-o-reconcavo-no-iii-ebecult/#comments Sat, 21 Apr 2012 22:50:09 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=626 Dona Dalva, integrante da Irmandade da Boa Morte e pioneira no samba de roda do Recôncavo. Ela participou do III Ebecult, na programação cultural chamada de “Vivendo o Recôncavo”, na manhã de quinta-feira (19), que incluía passeio de inscritos no evento por diversos pontos turísticos e culturais de Cachoeira e Maragogipe.

Na Casa de Samba Dona Dalva, o público teve a oportunidade de conhecer a casa, que é considerada como ponto de cultura pelo Governo da Bahia, além da trajetória de Dona Dalva no samba do Recôncavo.

Ela trabalhou na fábrica de charutos Suerdick, onde cantava suas cantigas de roda escondida do patrão. Com o tempo, ela e suas amigas charuteiras formaram um grupo de Samba de Roda e foi sendo reconhecida pela comunidade Cachoeirana e circunvizinhas do Recôncavo.

Em 2009, com a ajuda do Padre Sebastião conseguiu o espaço para fundar a Casa de Samba Dona Dalva, onde acontecem oficinas de samba de roda, canto e coreografia, percussão, cavaquinho, aulas de capoeira e informática básica.

Com todos os esforços e força de vontade, Dona Dalva consegue manter a casa em funcionamento e, apesar de ter prazo para desocupar o imóvel até outubro, ela não desiste de levar o projeto adiante e afirma com perseverança: “Meu sangue é quente, faço parte dessa vida que é uma só”.

Por Rafael Lopes, estudante de jornalismo (3º período)

Edição: Hérica Lene

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/dona-dalva-participa-de-vivendo-o-reconcavo-no-iii-ebecult/feed/ 2
II Fórum Estadual de Rádio no último dia do Ebecult http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/ii-forum-estadual-de-radio-no-ultimo-dia-do-ebecult/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/ii-forum-estadual-de-radio-no-ultimo-dia-do-ebecult/#comments Sat, 21 Apr 2012 22:39:12 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=622 “Dimensão radiofônica” foi a expressão utilizada pelo presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e assessor da Superintendência de Rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Mário Satorello, para explicar o enfoque de sua palestra na tarde de sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Cachoeira, no III Ebecult. O II Fórum Estadual de Rádio, coordenado pela professora da UFRB Rachel Neuberger, trouxe a discussão da realidade do rádio na atualidade, especificamente no Recôncavo, e seu papel fundamental no desenvolvimento da cidadania.

Com dezoito anos de experiência profissional divididos entre rádio, TV, pesquisa musical, produção de produto e coordenação de projetos sociais, culturais e de comunicação, Sartorello declara-se apaixonado por rádio e relata sua indignação ao perceber a perda de credibilidade que o rádio e os radialistas, que se tornam comerciantes, estão passando. Observou que há descompromisso com o ouvinte, sem intuito de prestar serviços por diversos meios (celulares, telefone, internet), afirmando que “comunicação é direito, e sendo direito todos tem que ter acesso, participar no dia a dia”.

“É uma oportunidade única de influenciar de forma positiva a vida dos ouvintes. Inconcebível que seja utilizada em benefício pessoal ou comercial”, afirmou Mario Sartorello, que ainda incentiva: ” devemos continuar fazendo rádio de forma fácil, da maneira que a gente acredita, com responsabilidade, cidadania, e comunicando com a população.”

Questões envolvendo implantação do rádio digital, – ainda sem padrões definidos, mas com a possibilidade de inovar a forma de fazer e escutar rádio -, interatividade, regulamentação/legislação do exercício, foram explanados e recebeu participação da platéia.

O radialista da rádio Santa Cruz regional, Lielza Lordelo, falou que a palestra foi fundamental para esclarecimentos e informações, através de “experiências de um profissional da área e dos questionamentos da comunidade”. Cidadã do Recôncavo, Lorena Morais reconhece a população como “ouvinte” e afirma que “discutir sobre esse veículo, que é tão interativo, é relevante para que compreendamos principalmente o papel das rádios comunitárias”.

Rica de conhecimento, a palestra foi avaliada por Fabiana Dias, graduanda de comunicação (UFRB), como “interessante, cheia de assuntos importantes para serem discutidos na área de comunicação”. Fora da área de comunicação, a graduanda em cinema (UFRB), Marina Nascimento, declarou como foi útil pensar, discutir e questionar a comunicação ao lado de pessoas que atuam na rádio. “Acredito que a mídia está nas mãos das pessoas e interesses errados, e que a população precisa retomar esse poder”, afirmou a aluna.

Desenvolvido de forma paralela ao III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (Ebecult), o fórum não precisou de inscrição, e mediante comparecimento, os participantes tiveram direito a certificado.

Por Laís Sousa, estudante de jornalismo

Edição: Hérica Lene

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/ii-forum-estadual-de-radio-no-ultimo-dia-do-ebecult/feed/ 0
Tecnologia e arte: Projeto de teatro virtual foi discutido no diálogo com as artes visuais http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tecnologia-e-arte-projeto-de-teatro-virtual-foi-discutido-no-dialogo-com-as-artes-visuais/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tecnologia-e-arte-projeto-de-teatro-virtual-foi-discutido-no-dialogo-com-as-artes-visuais/#comments Sat, 21 Apr 2012 22:26:07 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=618 Um projeto de teatro virtual, com exibições ao vivo, foi um dos temas discutidos nos “Diálogos com as artes visuais” realizado na noite de quinta-feira (19), às 19h, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix.

A mesa foi mediada pelo professor de Artes Visuais da UFRB Fernando Rabelo, que convidou o vídeo-artista Eder Santos, que apresentou alguns de seus trabalhos em vídeo que brinca com cores e formas na composição. Ele iniciou sua trajetória como vídeo-artista desde 1983, aproveitando artisticamente imperfeições e formato do vídeo.

O diretor teatral Márcio Meirelles, do Teatro Vila Velha de Salvadir, foi o segundo convidado e dialogou sobre a tecnologia dentro do teatro.

Teatro Virtual

Márcio Meirelles está iniciando uma pesquisa voltada para a criação de um teatro virtual – projeto intitulado “Vila Virtual” – que visa expandir o espetáculo através de exibições ao vivo em vídeo. “Penso em ampliar o teatro para o mundo virtual. Pessoas que evidentemente não podem estar no teatro [pela distância física]. Essa expansão territorial das grandes cidades impede que as pessoas tenham acesso físico aos teatros para ver os espetáculos. Não é somente uma questão de elite econômica que define, é também uma questão territorial”, enfatizou.

Para ele, descobrir uma dramaturgia, atores e uma plataforma tecnológica que consiga transmitir espetáculos em tempo real pode inserir uma comunidade que está dispersa territorialmente. “Eu acho que o teatro tem diversas possibilidades de discutir com as novas tecnologias”, confirmou Márcio.

Pedro Dell’Orto, produtor cultural, participou dos diálogos e se interessa pelo tema. Já conhecia o trabalho de Márcio e acredita que as discussões foram relevantes para a região e quem está participando do III Ebecult, realizado de 18 a 20 de abril. “Eu acho aqui um lugar superinteressante para se discutir cultura, pois é um polo cultural”, concluiu.

Por Lorena Morais, estudante de jornalismo

Edição: Hérica Lene

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tecnologia-e-arte-projeto-de-teatro-virtual-foi-discutido-no-dialogo-com-as-artes-visuais/feed/ 0
“Educação e Cultura” aborda temas de novas tecnologias, audiovisual e povos tradicionais http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/educacao-e-cultura-aborda-temas-de-novas-tecnologias-audiovisual-e-povos-tradicionais/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/educacao-e-cultura-aborda-temas-de-novas-tecnologias-audiovisual-e-povos-tradicionais/#comments Sat, 21 Apr 2012 22:21:29 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=614 A professora de Sergipe, Fernanda Meneses, apresentou no III Ebecult, realizado entre 18 e 20 de abril, um artigo (Cultura Digital, turismo e novos instrumentos pedagógicos) – junto com sua orientanda – resultado de uma disciplina no curso de Turismo, em que os alunos desenvolveram um site e grupos nas redes sociais com informações turísticas de cidades do estado, através de novas praticas de ensino, principalmente aliada a cultura digital. Ela participou no dia 19 do Simpósio Temático de Educação e Cultura, que aborou temas voltados para educação envolvendo tecnologias como plataformas na internet.

Duas estudantes da UFRB também apresentaram novas praticas pedagógicas, uma através do cinema – apresentação de Glenda Nicácio (Cinema e Educação), que abordou o cinema como formador social nas escolas – e outra sobre artes integradas – abordagem de Milena Sodré (Arte-educação no contexto das classes multisseriadas na comunidade de fazenda Timbó em Amargosa-BA) sobre o estudo da inserção de arte-educação no calendário pedagógico de uma escola da zona rural da cidade de Amargosa – Bahia.

O segundo momento tratou da educação em comunidades de povos tradicionais, dificuldades, experiências e marginalização do ensino sobre os povos indígenas, quilombolas e moradores do campo.

Para o coordenador do simpósio, o professor Jaílson Teixeira, do Centro de Formação de Professores da UFRB (Amargosa) os trabalhos foram enriquecedores para a proposta do simpósio, de discutir cultura aliada a educação. “Eu gostei das apresentações, principalmente porque tem essa proposta de colocar a cultura no centro, é importante para a educação. A cultura esta em todo lugar, uma não existe sem a outra”, enfatizou.

 

Por Lorena Morais

Edição: Hérica Lene

 

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/educacao-e-cultura-aborda-temas-de-novas-tecnologias-audiovisual-e-povos-tradicionais/feed/ 0
TV Digital, rádio e novas mídias são destaque na última mesa redonda do III Ebecult http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tv-digital-radio-e-novas-midias-sao-destaque-na-ultima-mesa-redonda-do-iii-ebecult/ http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tv-digital-radio-e-novas-midias-sao-destaque-na-ultima-mesa-redonda-do-iii-ebecult/#comments Sat, 21 Apr 2012 22:14:31 +0000 http://www.ufrb.edu.br/ebecult/?p=609

A TV Digital foi discutida nesta sexta-feira (20) na última mesa redonda do II EBECULT, pelo professor José Valentim Filho (UFRB). Ele deixou claro que a TV Digital não é TV e nem computador, e sim uma nova mídia. O que a diferencia da analógica é o fato de reunir toda a forma de interatividade no controle remoto e permitir a implantação de aplicativos. Para o professor, a TV interativa (aberta) pretende revolucionar a forma de ver TV.

Diego Casaes falou de sua experiência em trabalhar no Global Voices e o papel das novas tecnologias nesse processo das comunicações. O Global Voices aborda assuntos de várias partes do mundo, escritas por cidadão que não são jornalistas, as quais utilizam redes sociais como o Facebook, o Twitter para levar o máximo de informação, com imparcialidade para o resto do mundo.

O presidente da ARPUB e assessor da EBC, Mário Sartorello, focou a comunicação pública e diversidade cultural, para isso citou o potencial que o rádio tem de chegar em vários lugares, mas é preciso democratizar a comunicação para que todas as pessoas se comuniquem e se expressem a partir disso, pode se consolidar outras reformas no Brasil. Sartorello abordou também sobre a importância do Marco Regulatório das rádios no Brasil, pois as rádios são ausentes de pluralidade, têm esvaziamento da dimensão pública dos meios de comunicação e uma legislação composta por várias leis que não dialogam entre si.

Jornalismo

“Nós somos, por essência, profissionais de um ofício solidário”, explicou o jornalista Leandro Fortes, da Revista Carta Capital que enfatizou a importância do trabalho do jornalista na sociedade brasileira. “Jovens estudantes de jornalismo devem ter responsabilidade com a profissão”, afirmou Leandro. Para ele o jornalismo no Brasil se tornou marginal e perdeu credibilidade. De acordo com Leandro, é preciso repensar o jornalismo, pois existe uma relação preconceituosa da chamada grande mídia com relação os movimentos sociais. “É preciso que a nova geração de jornalistas reencontrem o caminho”, disse ele. Com relação ao jornalismo regional, Leandro Fortes afirmou que esse tipo de jornalismo sofre grande influência de políticos e, por isso, é considerado como amador. Para ele, a internet tem a capacidade de acabar com esse poder de influência dos políticos.

“Eu acho ótimo que as pessoas possam pensar num jornalismo diferente desses que a gente vê por aí, e é muito bom os jornalistas democratizarem as informações para as pessoas”, afirmou Andréia Torquato, professora de Educação Infantil da UFBA e ouvinte do evento.

Texto de Leomir Santana (7º semestre) e Valdelice Santos (7º semestre)

Edição: Hérica Lene

 

]]>
http://www.ufrb.edu.br/ebecult/2012/04/21/tv-digital-radio-e-novas-midias-sao-destaque-na-ultima-mesa-redonda-do-iii-ebecult/feed/ 0