Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB recebe nota máxima do MEC

Publicado: Segunda, 21 Agosto 2023 13:41 | Última Atualização: Segunda, 21 Agosto 2023 13:41

O curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, foi reconhecido com nota máxima, conceito 5, pelo Ministério da Educação (MEC). A escala de notas vai de 1 a 5 e avalia os critérios como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e gestão do curso, entre outros fatores. A avaliação do MEC aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de abril. 

Funcionando no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade tem formação média em cinco anos. Das turmas de ingressantes nos semestres de 2018.2 a 2023.1, o curso conta com 118 estudantes matriculados ativamente. O curso conta com 92% de professores com título de doutor.

Para o coordenador do curso, professor João Luiz Carneiro, a nota máxima recebida pelo curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade mostra que o curso inspirado em outros cursos existentes na Europa, América do Norte e Ásia, apresenta um projeto pedagógico consistente e com elevado impacto social. A partir desta avaliação, o curso, que já funciona desde 2018, agora possui o respaldo do MEC para se tornar referência nacional na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. “Além disso, essa avaliação eleva o curso à categoria de excelência, reflete no aumento do índice geral de cursos (IGC) da UFRB e pode orientar políticas públicas na área da educação superior”, destaca João Luiz. 

O curso em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, inédito no Brasil entre as instituições de ensino superior, possui formação interdisciplinar com o objetivo de estudar as diferentes tecnologias, entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, idosas, com incapacidades ou com mobilidade reduzida. A formação envolve também o conhecimento dos pressupostos da acessibilidade, nas suas diversas dimensões – arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica, buscando a superação das diferentes barreiras impostas a este público-alvo.  

“Trata-se do primeiro curso onde o público-alvo da tecnologia é parte essencial do eixo formativo do discente”, explica João Luiz. “Dessa forma, além das tecnologias estudadas que são correlatas às áreas de computação, eletrônica, materiais e sistemas mecânicos, o estudante adquire um profundo conhecimento sobre o usuário dessas tecnologias, compreendendo suas necessidades, limitações e potencialidades. Outro diferencial importante do curso é seu caráter multidisciplinar e extensionista, visto que seu corpo docente possui diferentes formações e coordenam dezenas de projetos que envolvem a comunidade externa”, completa o coordenador do curso. 

No CETENS, nos últimos anos, o curso firmou acordos de cooperação com diferentes entidades empresariais, governamentais e do terceiro setor, como a Organización Iberoamericana de la Seguridad Social (OISS) com sede na Espanha, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia, Centro Integrado de Educação Inclusiva de Feira de Santana, Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP-DV), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Receita Federal através da delegacia de Feira de Santana, para promover a área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e de propor projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e capacitação profissional com vistas à promoção da inclusão social e qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosas., no médio prazo. 

Matéria completa disponível em:

https://ufrb.edu.br/portal/noticias/6904-curso-de-engenharia-de-tecnologia-assistiva-e-acessibilidade-da-ufrb-recebe-nota-maxima-do-mec

registrado em:
Fim do conteúdo da página