Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
  • slide01
  • slide02
  • slide04

O Curso

 O Curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB foi criado em 31 de agosto de 2004, com sua sede na cidade de Cruz das Almas – Ba, localização estratégica com relação aos recursos hídricos da região. O projeto de implantação se baseou nas potencialidades existentes na antiga Escola de Agronomia da UFBA, incluindo em sua grade curricular disciplinas básicas dessa Escola. O Estado da Bahia possui o maior litoral brasileiro (1.100km), suas terras são servidas por rios como São Francisco, Paraguaçu, Cachoeira, Subaé e Santo Antônio; formando Bacias Hidrográficas e regiões estuarinas tomadas por manguezais (reconhecidos criatórios da vida marinha). A existência de grandes e pequenas barragens, nas diversas regiões do estado, são importantes recursos hídricos disponíveis para o cultivo intensivo e semi-intensivo de peixes em tanques-rede, com parques produtivos instalados nas bacias dos rios São Francisco (Paulo Afonso), de Contas (Jequié) e Paraguaçu (Pedra do Cavalo). Além disto, a tradição no cultivo do camarão marinho (carcinicultura), com grandes empreendimentos instalados e a importância do turismo costeiro no desenvolvimento do Estado são oportunidades para a formação do perfil profissional na área de Engenharia de Pesca.

Missão

Formar profissionais de nível superior capazes de atuar nas áreas de pesca e aquicultura em atendimento às demandas da sociedade com visão ética e humanística, para a melhoria da qualidade de vida da população, considerando seus aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e políticos, garantindo a exploração racional e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.

Visão

Através do exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantir a formação do acadêmico com excelência para o mercado de trabalho.

Valores

Ética, respeito, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Carneiro de Freitas
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Leopoldo Melo Barreto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone/Fax: (75) 3621-1558 (NEPA) / (75) 3621-7337 (Sala de Coordenadores do CCAAB)
Endereço: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB – Campus Universitário de Cruz das Almas – Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – Curso de Engenharia de Pesca. Rua Rui Barbosa, nº 710, Bairro Centro, Cruz das Almas – BA. CEP-44380-000.

registrado em:
Fim do conteúdo da página