Oficinas

Relação de Oficinas

 

01 - A fotografia e o ensino de história
Carlos Augusto Lima Ferreira
Doutor em Educação pela UAB. Professor Adjunto UEFS.
Ementa: O trabalho com a fotografia e a imagem nas aulas de história.

02 - Os sujeitos históricos do ensino de história
Camila Góes
Graduada em História. Mestranda em Educação – UFBA.
Ementa: As diversas formas de representação do sujeito histórico, a partir do diálogo com educadores, historiadores e filósofos em diferentes épocas e contextos, em busca de uma visão de longa duração que propicie a constatação de permanências e transformações no discurso histórico e pedagógico. Estas representações serão entrelaçadas com as experiências do público participante, professores e estudantes, proporcionando um estudo da construção do conhecimento histórico escolar e os sujeitos que povoam o ensino de história na atualidade.

03 - Ensino de História da África: questões de metodologias e historiografia
Jorgeval Borges
Licenciado em História – UCSal. Mestre em Memória pela UESB. Doutorando em Educação UFBA. Professor Assistente UESB.
Ementa: O curso aborda problemáticas relativas ao ensino de história da África com preocupação em apresentar expoentes da historiografia africana importantes como referenciais para esse ensino. Outrossim, pretende debater metodologias e temáticas a serem priorizadas nos estudos africanos na educação básica. Pretende-se discutir o que e como fazer para levar a história africana nas salas de aula. A experiência a ser narrada vem essencialmente das escolas públicas baianas.

04 - Corpo e Movimento: cotidiano e representações nas aulas de História
Ivonilda Ferreira de Andrade
Licenciada em História - UNEB Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira. Fundação Visconde de Cairu. Mestre em Educação e Contemporaneidade UNEB. Professora da Rede Estadual BA.

05 - RPG e educação: experiências e itinerâncias na educação básica
Társio Roberto Macedo
Graduado em História pela UEFS. Mestrando em Educação pela UNEB
Ementa: Construir significados acerca dos jogos de interpretação de personagens (RPG) enquanto elemento mediador no ensino de história, discutir possibilidades de planejamento de conteúdos a partir da mediação dos jogos apresentados e estabelecer relações sobre elementos presentes na lógica dos jogos, sejam eles digitais ou não, com processos de aprendizagem em diferentes espaços, a oficina denominada “RPG e Ensino de História: caminhos e possibilidades” procura em acadêmicos de graduação e de pós-graduação de história e das ciências da educação interessados na temática trabalhar o conteúdo conceitual relativo aos jogos e a compreensão histórica dos estudantes na relação com os RPGs.

06 - Segmentos de Jovens e Adultos: Trabalhando com as heranças da escravidão na sociedade brasileira
Washington Luis de Andrade Cardoso Júnior
Licenciado em História. Professor da Educação Básica – Prefeitura Municipal de Salvador.
Ementa: A presente oficina segue a proposta de apresentar uma experiência no ensino de História intitulada as heranças da escravidão na formação da sociedade brasileira, desenvolvida no segmento de jovens e adultos (SEJA II) e fomentar debates e sugestões sobre o ensino para Jovens e Adultos.

07 - Uso de fontes no ensino de história.
Jackeline Silva Lopes
Licenciada em História. Mestre em História UEFS. Professora Assistente UNEB.
Ementa: Possibilidades de ensino de História através de projetos de pesquisa e utilizando diversos tipos de fontes (jornais, manuscritas, fotografias, músicas e depoimentos orais), levando em consideração as metodologias de coleta e análise específicas de cada uma delas. A metodologia dar-se-á através de exposição e de atividades práticas de análise e elaboração de propostas de uso pedagógico destas fontes em salas de aula da educação básica.

08 - Leituras e usos do livro didático na perspectiva da História Cultural e da Educação Histórica
Edicarla dos Santos Marques
Licenciada em História UNEB. Mestre em História UEFS. Professora UEFS e da Rede Estadual Bahia.
Ementa: Principais abordagens de pesquisa acerca do uso e leitura do livro didático e suas consequências no processo de constituição do conhecimento histórico, transpondo a perspectiva que compreende as oficinas enquanto meros espaços difusores de técnicas de ensino. Neste ínterim, apresentamos como perspectiva de apreensão teórica a História Cultural e a Educação Histórica, ambas indispensáveis para a compreensão do livro didático enquanto produto cultural historicamente constituído. Visa, sobretudo, problematizar as leituras e usos dos livros didáticos em face da centralidade curricular que os mesmos ocupam, bem como frente às histórias locais/regionais e as suas implicações enquanto produto cultural na formatação do Ensino de História.

09 - História Temática na sala de aula
Marilene Miranda da Silva

10 - Dois de Julho: vivenciando possibilidades pedagógicas interdisciplinares em multimeios
Daiane Silva Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2008), atua como educadora da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador e presta serviços de Formação e Consultoria para o Programa Agentes de Leitura do Ministério da Cultura e Fundação Pedro Calmom (Ba). Atuou como coordenadora pedagógica do Projeto Lanterninha - Cinema e Educação em Movimento no período 2009-2011 e desenvolveu inúmeros trabalhos nas áreas de educação e do audiovisual, com destaque para assistência de direção do curta-metragem "O Menino do Cinco" dirigido por Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira.
Ementa: A oficina formativa do Projeto Dois de Julho: A Independência do Brasil na Bahia incluirá atividade vivencial com os materiais da coletânea e visita guiada à Exposição Multimídia AO PÉ DO CABOCLO. A coletânea reúne um material de apoio para práticas pedagógicas que articulem conteúdos de História e de Cultura Afro-Brasileira e Indígena (lei 11.645/08) e de temáticas diversas relacionadas a grandes áreas do conhecimento. Os participantes receberão a coletânea, composta por textos temáticos ilustrados, fotografias, vídeos, animações e material educativo, que consta de Guia do Educador e materiais de referência. Todos os materiais da coletânea encontram-se reunidos em um Site e em DVD-ROM, que serão disponibilizados ao público em geral, mas especialmente para utilização nas escolas e projetos socioeducativos.