Trabalhos

NORMAS DE ENVIO

I – ORIENTAÇÕES GERAIS

Para submeter trabalhos para o Encontro Nacional de Produção Científica em Serviço Social na Educação: Saberes e Fazeres, siga as orientações abaixo:

Os trabalhos deverão ser submetidos através de e-mail da Comissão Científica do Encontro (E-MAIL O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">) em conformidade com os prazos e as normas subsequentemente estabelecidas. 

As modalidades de trabalho que podem ser submetidas ao ENSSEDU deverão ser de um desses seguimentos abaixo:

  1. Resultados de pesquisas já realizadas ou em andamento;
  2. Projetos de pesquisa de iniciação científica, monografia, TCC, teses de mestrado e doutorado;
  3. Relatos de experiências profissionais;
  4. Reflexão teórica; 

Cada participante poderá submeter no máximo dois trabalhos, quer seja individual ou coletivo (neste caso, com no máximo quatro autores). No caso de trabalho coletivo É NECESSÁRIO SINALIZAR QUAL DOS AUTORES SERÁ o responsável pela apresentação DO TRABALHO. Faz-se absolutamente necessário que o autor indicado para a apresentação do trabalho esteja devidamente inscrito no Encontro.

Os trabalhos deverão estar vinculados em um dos eixos temáticos que seguem: 

Eixos temáticos:

  1. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL;
  2. SERVIÇO SOCIAL E ENSINO FUNDAMENTAL;
  3. SERVIÇO SOCIAL E ENSINO MÉDIO;
  4. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
  5. SERVIÇO SOCIAL E ENSINO SUPERIOR;
  6. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAMPO;
  7. SERVIÇO SOCIAL E A SOCIOEDUCAÇÃO;
  8. SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA;
  9. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: ESPAÇOS NÃO FORMAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA; 
  10. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA;
  11. EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS SOCIAIS E TRABALHO;
  12. SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DISCUSSÃO DE GÊNERO E RAÇA/ETNIA;
  13. SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS; 
  14. SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL;
  15. OUTROS TEMAS LIGADOS A ÁREA DE EDUCAÇÃO;

Obs.: Estaremos recebendo artigos sobre PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO, como forma de reconhecimento também da luta pela inserção dos psicólogos no âmbito educacional.

 

II - NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

Devem ser observadas as seguintes normas:

  1. Idioma: português;
  2. Número de páginas: no mínimo 6 e no máximo 10 (incluindo gráficos, figuras, referências);
  3. Edição: Word (versão 97-2003 ou 2007); fonte Arial; tamanho 11; espaço 1,5 entre as linhas do texto; corpo 9 e espaço simples para citações longas; margens direita: 3,0cm, esquerda:3,0cm, superior:2,0cm e inferior 2,0cm;
  4. Para assegurar o anonimato e a isenção do processo de avaliação dos trabalhos:
  5. Título em letras maiúsculas e em negrito (centralizado). Subtítulo (se houver) em letras minúsculas e em negrito, abaixo do título;
  6. Resumo em português e inglês, com até 200 palavras, seguidos pela indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 cm da margem esquerda;
  7. A redação do texto deve ser estruturada começando com uma Introdução (com a inicial em maiúscula e as demais letras minúsculas), seguida por itens (com a inicial em maiúscula e as demais letras minúsculas) e subitens (quando houver, com a inicial em maiúscula e as demais letras minúsculas) a compor o desenvolvimento do texto, seguido pela Conclusão (com a inicial em maiúscula e as demais letras minúsculas). A Introdução, os itens e subitens (quando houver) do desenvolvimento, bem como a Conclusão devem vir precedidos por um algarismo romano alinhado à margem esquerda. Deve-se dar um espaço duplo entre o título de cada item e subitem (quando houver) e o texto, bem como entre o texto e o próximo item e subitem (quando houver);
  8. O uso de tabelas e/ou ilustrações nos trabalhos deve ser o mais restrito possível, devendo tais tabelas e ilustrações ser encimadas por seus respectivos números e títulos;
  9. As citações deverão vir diretamente no corpo texto (autor-data). As notas de pé de página deverão ser utilizadas com números apenas para fins explicativos. A apresentação das citações longas deverão seguir normas da ABNT em vigor;
  10. A identificação dos autores será feita somente e tão somente na folha de rosto que deve ser encaminhada no mesmo e-mail, mas em arquivo separado do arquivo contendo o texto do trabalho.
  11. É absolutamente proibido que no texto do trabalho (a ser enviado em arquivo diferente do arquivo contendo a folha de rosto), seja feita qualquer indicação que possa identiflicar os autores do mesmo, sob o risco de recusa sumária do trabalho.
  12. Na folha de rosto deverá ser informado: o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) com a indicação do responsável pela apresentação, qualificação/titulação dos autores, vínculo institucional, endereço, telefone, e-mail, eixo temático e forma de apresentação (comunicação oral);
  13. O texto do trabalho (a ser enviado em arquivo separado do arquivo com a folha de rosto), dever ser estruturado da seguinte forma:

. As Referências deverão vir ao final do texto, também em conformidade com as normas da ABNT em vigor.

 

III - PRAZOS E DATAS

Para submissão dos trabalhos: 23/08/2013 – 05/10/2013

Divulgação dos trabalhos aprovados no site a partir de: 10/10/2013

Data final para que os autores com trabalhos aprovados se inscrevam: 20/10/2013

 

IV- CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos submetidos ao Encontro serão avaliados por pareceristas ad hoc indicados pela Comissão Científica que avaliarão os trabalhos com base nos seguintes critérios:

a) Alinhamento do trabalho ao eixo temático;

b) Clareza, correção e coerência textuais;

c) Fundamentação teórica e metodológica;

d) Respeito aos aspectos formais no que concerne à apresentação dos trabalhos.

 

V – SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos serão apresentados na modalidade: sessão de comunicação oral.

A exposição de cada trabalho deverá ser feita individualmente no tempo máximo de 15 a 20 minutos. O expositor terá à sua disposição um data show disponibilizado pela Comissão Organizadora. Depois de encerradas todas as apresentações será aberto o debate. Ao final da sessão o mesmo deve assinar a lista de presença e receber o certificado de apresentação dos trabalhos.

 

VI- ENTREGA DE CERTIFICADOS

A entrega dos certificados de apresentação de trabalhos é condicionada à presença de pelo menos um dos autores nas sessões de comunicação oral.

Os certificados de participação serão entregues ao final do I ENSSEDU.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Encontro (em CD-ROM com ISSN).