Sobre o PROF-FILO
O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.
O PROF-FILO se estrutura de uma instituição sede e de núcleos associados, ambas em Instituições de Ensino Superior (IES), que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.
A Instituição Sede, onde está localizada a Coordenação Geral do PROF-FILO, é a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma das Instituições Associadas do PROF-FILO é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com curso ofertado no campus do Centro de Formação de Professores (CFP), situado na cidade de Amargosa-Ba, que conta com o Curso de Licenciatura em Filosofia.
Portaria de criação do PPG Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO na UFRB
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Página da Pós-Graduação do CFP
Público alvo
Professores e professoras da Educação Básica que estejam em exercício da docência em sala de aula em escola da rede pública de ensino (preferencialmente) e que comprovem o cumprimento de uma dessas condições: (i) tenham licenciatura em qualquer área, desde que estejam dando aula de Filosofia; ou (ii) se estiverem dando aula de outras disciplinas que não seja Filosofia, que possuam licenciatura em Filosofia.
O que é um mestrado profissional?
Em linhas gerais, conforme Portaria Normativa do MEC Nº 17 de 28/12/09, um mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:
(i) a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;
(ii) a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;
(iii) a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.
Um mestrado profissional no modelo PROF é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio.
Nome | Currículo Lattes | |
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Profª. Drª. Ana Carolina Reis Pereira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Fábio Falcão Oliveira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Emanoel Luís Roque Soares | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Profª. Drª. Geovana da Paz Monteiro | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Profª. Drª. Giovana Carmo Temple | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. José João Neves Barbosa Vicente | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Kleyson Rosário Assis | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Matheus Barreto Pazos de Oliveira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Pablo Enrique Abraham Zunino | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Rafael dos Reis Ferreira | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Ricardo Henrique Resende de Andrade | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Currículo Lattes |
Resultado – 1ª Etapa – Projeto
Cronograma de Atividades para o procedimento de heteroidentificação
Anexo VIf – Modelo Relatório de Descritivo de Funcionalidade [em .doc]
Anexo VIe – Formulário de Identificação da Pessoa com Deficiência [em .doc]
Anexo VId – Termo de Autodeclaração de Pessoa Trans (Transgênero, Transsexual, Travesti) – TAPT [em .doc]
Anexo VIb – Termo de Autodeclaração de Identidade Quilombola – TAIQ [em .doc]
Anexo VIa – Termo de Autodeclaração de Identidade Indígena – TADII [em .doc]
Anexo VI – Reserva de Vagas – UFRB
Anexo I [em word]
EDITAL N°004/2022 – PROF-FILO – Retificado em 16/09/2022
Nome | Cargo | |
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Giovana Carmo Temple | Coordenadora | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Rafael dos Reis Ferreira | Vice-Coordenador | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Ana Carolina Reis Pereira | Membro | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Emanoel Luís Roque Soares | Membro | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Geovana da Paz Monteiro | Membro | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Pablo Enrique Abraham Zunino | Membro | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Nomeação da coordenação, Portaria Nº 716, de 19 de setembro 2022
O Programa tem como área de concentração o “Ensino de Filosofia”. Suas linhas de pesquisa são: Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia.
Filosofia e Ensino
Com a designação “Filosofia e Ensino”, indica-se a tendência de estudos, que visam o esclarecimento e o aprofundamento da ampla variedade histórica de interações entre aspectos conceituais e aspectos técnicos envolvidos no ensino da disciplina, quer sejam aqueles estudos que enfatizam mais a expansão das fronteiras da Filosofia na sua adequação ao universo de referência do ensino médio, quer sejam aqueles que enfatizam os estudos sobre as diversas possibilidades de concepções, atividades e procedimentos no ensino da disciplina. São contemplados aqui os estudos sobre os aspectos históricos do ensino de filosofia, sobre as diferentes concepções sobre o ensino de filosofia, sobre os aspectos institucionais do ensino de filosofia, e, naquilo que cabe em um viés teórico-prático, os estudos, propostas, avaliações sobre didática da filosofia, sobre as suas mais variadas formas, fundamentos do ensino de filosofia, processos de avaliação em Filosofia e, por último, mas não menos importante, estudos curriculares voltados para a disciplina.
Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia
Com a designação “Práticas de Ensino de Filosofia” indicamos a tendência daqueles trabalhos que se colocam mais na investigação teórico-prática da proposição, análise e avaliação daquilo que está em realização, efetiva ou possível, na prática de ensino, tanto nos seus aspectos formais, no ambiente escolar, como nos seus aspectos informais, para além da sala de aula, com vistas a sua ampliação e seu aperfeiçoamento.São contemplados aqui os estudos e pesquisas, que visam, de algum modo, passar pelo crivo do cotidiano interno e externo ao ambiente escolar, no contexto das mais variadas formas de transdisciplinaridade e de transculturalidade. Isso inclui um amplo conjunto de experimentações na área de elaboração e avaliação de materiais didáticos, de novas metodologias de ensino, de processos de avaliação na disciplina, de análise conceitual de relatos de caso, de propostas de renovação curriculares, sempre tendo em vista o contexto cultural, social e político brasileiro contemporâneo.
Componente Curricular Obrigatório | Nível | Ementa |
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Filosofia do Ensino de Filosofia | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Laboratório de Ensino de Filosofia | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Seminário de Projetos | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Seminário de Pesquisa | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Componente Curricular Optativo | Nível | Ementa |
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Filosofia na Sala de Aula | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Tópicos Específicos de Filosofia e o seu ensino | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
História do Ensino de Filosofia no Brasil | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Elaboração de Material Didático | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |
Argumentação, dialética e retórica | Mestrado e Mestrado Profissional | Ementa |