Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de pesquisa

De acordo com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) um grupo de pesquisa é “um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças” e, nesse contexto, todos são unidos por uma finalidade: A produção de conhecimento por meio da pesquisa.
Dentro do Centro de de Artes Humanidades e Letras (CAHL) existem diversos grupos de pesquisa com diferentes temas, que são coordenados por um ou dois professores da mesma área. No curso de jornalismo, os grupos de pesquisa envolvem o cotidiano, mídias diversas, as notícias, comportamento, saúde e moda, história da comunicação. São eles:

ECA – Experiência, Comunicação e Audioculturas
Status: Ativo
Professor responsável: Jorge Cardoso

O ECA estuda basicamente a música dentro da comunicação, com recorte no rock e heavy metal. A partir de estudos de textos (atuais e clássicos), audição de músicas, documentários e derivados o grupo busca entender as relações entre a comunicação e a cultura musical.

Corpo e Cultura
Status: Ativo
Professora responsável: Renata Pitombo Cedreira

O grupo de pesquisa “Corpo e Cultura” pesquisa as diferente vertentes do corpo: moda, performance. Dentro do grupo busca-se, através da crítica, dialogar com as múltiplas formas de expressão. Atualmente o tema é o jornalismo de moda.

COMUNIME - Comunicação, Identidades e memória
Status: Ativo
Professora responsável: Hérica Lene

Perfil do grupo no Instagram: @comunime-ufrb

O grupo desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, à linha de Comunicação e Memória do Mestrado de Comunicação da UFRB. O objetivo é desenvolver pesquisas em torno dos conceitos de comunicação, identidade e memória. Os eixos temáticos a serem discutidos são: as dinâmicas identitárias e os processos comunicacionais; identidade e memória: o campo jornalístico e as mediações da identidade regional; identidade e modernidade; a cultura local e sua interação com a mídia e o global; a memória como lugar de nutrição da identidade e da história; memória e articulação entre culturas regionais, nacionais e transnacionais; memória e história da imprensa e do jornalismo. Registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2010: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39958

Jornalismo Literário

Status: Ativo
Professor responsável: Carlos Ribeiro

Procura produzir e estudar produtos que fogem da linha tradicional do jornalismo. Avaliam-se jornais antigos e modernos para compará-los e entender um pouco mais sobre o passado e o presente do jornalismo.

Telejornalismo, Narrativas e sociedade
Status: Ativo
Professora responsável: Jussara Maia

Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo

Status: Ativo
Professoras Responsáveis: Maria de Fátima Ferreira e Leila Nogueira

O grupo analisa e elabora produções jornalísticas e telejornalísticas, considerando componentes internos e formas expressivas, em contextos sociais, histórico e culturalmente constituídos. A partir de referenciais teóricos e metodológicos dos estudos culturais, a investigação e produção têm, ainda, o objetivo de estudar e traduzir processos sociais e seus produtos culturais, identificando as mediações cotidianas que expressam e consolidam os processos de hegemonia, na sociedade contemporânea. O Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo é multidisciplinar e reuni pesquisadores das áreas de Comunicação, Jornalismo, Sociologia, Saúde e Meio Ambiente, que se dedicam aos estudos de gênero, ciência e tecnologia, mídias, divulgação científica, saúde, cultura e sociedade. Foi criado em abril/2010 e desenvolve as seguintes pesquisas: 1) Percepção Pública da C&T no Recôncavo da Bahia; 2) Levantamento e análise dos jornais impressos existentes no arquivo público de Cachoeira e São Félix, Estado da Bahia. 3) Análise do Caderno “Ciência & Vida”, publicado aos domingos pelo Jornal A Tarde, na Bahia; 4) Ciência e Gênero.

GEM: Grupo de Estudos de Mídia
Status: Em Pausa
Professor Responsável: Péricles Diniz

O grupo estuda fenômenos midiáticos em suas diferentes dimensões, desde a história da mídia, da imprensa e da atividade jornalística até as perspectivas sociopolíticas, técnicas, estéticas e de linguagem das novas tecnologias da comunicação e da informação.

Fim do conteúdo da página