Os laboratórios de impresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRB

Utilizado para integração entre as atividades teóricas e práticas, de matérias relacionadas aos curso de Comunicação Social-Jornalismo, os laboratórios têm como objetivo promover o melhor aprendizado para a classe discente em seu processo de formação, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O núcleo responsável pelos laboratórios na instituição é o NUGTESP – Núcleo de Gestão Técnico Especifico, e as atividades contam com supervisão do servidor técnico Everton Suzart. Os laboratórios têm uma estrutura projetada para o bom desempenho das turmas e funcionam “com computadores MAC, projetores e lousa eletrônica digital, além de cadeiras e bancadas” dentre os MAC I, MAC II e o laboratório de Edição, como sinaliza Suzart.

No início de cada semestre letivo é feito um cronograma com todas as atividades que serão ministradas pelos docentes nos laboratórios. O acesso dos discentes em atividades nos laboratórios, fora do horário de aula, é viabilizado mediante encaminhamento do professor responsável da matéria, comunicado ao NUGTESP através de e-mail ou ofício, com os dados do(a) aluno(a) ou turma que necessita utilizar os laboratórios.

Todo e qualquer membro da comunidade acadêmica que for utilizar os laboratórios de jornalismo impresso devem estar cientes da necessidade do zelo com a estrutura. Fica registrado que é proibido a retirada de equipamentos do local; após a utilização dos aparelhos é demanda desligar os equipamentos; e é vedada a entrada com alimentos, bem como sua provável ingestão no local.

O NUGTESP recebe o suporte da Coordenadoria de Tecnologia da Informação – COTEC, instaurada no Campus de Cruz das Almas, e de dois funcionários terceirizados do CAHL para a manutenção e formatação dos equipamentos. Os laboratórios devem não só exercer um papel focalizado na eficiência técnica dos discentes, sobretudo possibilitar a construção de uma consciência cidadã diante das obrigações para realização das atividades no local, bem como do material que é produzido pelos estudantes.