UFRB recepciona discentes do Programa Universidade Aberta à Maturidade 2022.1

Publicado: Sexta, 18 Agosto 2023 11:31

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), realizou a recepção dos novos discentes do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT). O evento ocorreu em todos os campi de ensino entre os dias 29 agosto e 2 de setembro de 2022, com a apresentação das disciplinas e das propostas de ensino.

De acordo com a pedagoga e coordenadora do programa, Tábata Figueiredo, o PROMAT tem se tornado uma ponte capaz de abrir portas à comunidade externa, resgatando sonhos e firmando a educação e o aprendizado como um direito de todos. O programa integra, desde 2016, adultos e idosos como discentes de extensão, permitindo uma vivência acadêmica em cursos de graduação junto aos discentes regulares da universidade.

Durante a recepção, além da apresentação do programa, os discentes apresentaram suas trajetórias, experiências e expectativas sobre a vivência universitária. Marinalda Soares da Cruz, estudante do PROMAT e integrante do Movimento Negro de Feira de Santana (Moviafro), considera que a experiência tem a força de um novo recomeço em sua vida.

“Eu conheci o PROMAT através de uma postagem no grupo do Moviafro. Eu me interessei e resolvi me inscrever. Nós sempre estamos lutando para sermos reconhecidas em todos os espaços, e estamos aqui, lutando pela conquista desses espaços. Esta minha entrada é um ato não só de resistência, como de reesistência”, afirma Marinalda.

noticia

O PROMAT teve início em 2016 e tem o objetivo promover a troca de conhecimentos e contribuir para tornar o ambiente acadêmico um espaço mais inclusivo. O projeto integra adultos e idosos como discentes de extensão para o desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Neuza.1