Professora do CCS e atual Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena participa de missão internacional no Sri Lanka.

Publicado: Quinta, 21 Dezembro 2023 19:11

image.png

A Professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde e atual Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena - Dra. Diana Anunciação - participou de missão internacional no Sri Lanka no período de 02 a 15 de dezembro de 2023, em função do Pós-Doutorado.

A missão esteve vinculada ao desenvolvimento do Projeto de pesquisa e extensão ECLIPSE - Empoderando pessoas com Leishmaniose Cutânea: Pesquisa e Programa de intervenção para melhorar os itinerários do paciente e reduzir o estigma por meio da educação comunitária, executado pelo Programa Integrado Comunidade, Família e Saúde: Sujeitos, Contextos e Políticas Públicas (FASA), do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenado pela profa. Dra. Leny Alves Bomfim Trad, em cooperação com equipes da Keele University of  UK - Reino Unido, Mekelle University of  Ethiopia e Rajarata University of Sri Lanka, financiado pelo National Institute for Health and Care Research (NIHR).

O projeto Eclipse tem por objetivo discutir as lacunas de conhecimento sobre a leishmaniose cutânea(LC) - Doença Tropical Negligenciada (DTN), endêmica em 98 países e causada pelo protozoário parasita Leishmania spp., transmitido pela picada do mosquito-palha, apontando para uma perspectiva mais aplicada, intercultural, interdisciplinar e transnacional para a compreensão dos desafios associados à esta doença.  Assim, tem por perspectiva melhorar a evolução da saúde mental e física dos portadores de LC e empoderar comunidades afetadas.

O objetivo da missão no Sri Lanka, portanto, foi de compartilhamento entre pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde que compõem as equipes do projeto, promovendo uma percepção das ações desenvolvidas pela Rajarata University of Sri Lanka, mas também do governo do Sri Lanka no que tange ao diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.