Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Docentes do CCS/UFRB e GT Racismo e Saúde da ABRASCO publicam dossiê temático em Saúde da População Negra

Publicado: Quarta, 06 Março 2024 15:16

noticia

O Dossiê Temático Saúde da População Negra foi publicado pela Revista Ciência & Saúde Coletiva, uma revista muito bem conceituada, classificada com a categoria A1 no Qualis/Capes. Compuseram a equipe editorial as Professoras Ionara Magalhães de Souza, Edna Maria de Araújo e Diana Anunciação Santos, atual coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB. Além das já mencionadas professoras, o dossiê reúne produções científicas de outras docentes da UFRB: Denize de Almeida Ribeiro, Maria da Conceição Costa Rivemales, Rosa Cândida Cordeiro, Djanilson Barbosa dos Santos, Raquel Souzas e da discente de graduação Franciane de Azevedo Queiroz.

A coletânea de artigos propõe dar visibilidade às iniquidades étnico-raciais e às estratégias de enfrentamento do racismo. Os artigos abordam aspectos epidemiológicos, políticos, culturais e sociais que envolvem a saúde da população negra; apresentam análises sobre os sistemas de informação, saúde de comunidades quilombolas, saúde bucal, racismo estrutural, impactos da Covid-19 na saúde da população negra, dentre outros, destacando a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) para a promoção da equidade e democratização da saúde.

O dossiê é uma iniciativa do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO,) do qual docentes da UFRB são integrantes, financiado pelo Instituto Ibirapitanga.

Acesse o dossiê: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/edicoes/saude-da-populacao-negra/261?id=261

registrado em:
Fim do conteúdo da página