Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

 Mosaico fotos do PPGCAG - UFRB

O PPGCAG está estruturado em uma área de concentração, Agricultura Tropical, resultante da fusão ocorrida em 07/10/2020, entre o Programa de Pós-graduação (PPG) em Solos e Qualidade de Ecossistemas (Mestrado); PPG em Microbiologia Agrícola (Mestrado) e PPG em Ciencias Agrárias (Mestrado e Doutorado, com área de concnetração em Fitotecnia). Estas áreas de concentração passaram por processo de terminação aos longo da quadrienal 2021 - 2024. 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: AGRICULTURA TROPICAL

LINHA 1 - Produção Vegetal: Estudos envolvendo propagação vegetal; serviços de polinização entomófila; análise de crescimento e rendimento de plantas e sistemas de produção vegetal. Esta linha envolve os eixos de investigação na área de fisiologia vegetal, produção vegetal e agroecologia.

LINHA 2 - Solos e Ecossistemas: Estudos visando o entendimento das características dos solos em ecossistemas naturais e sob diferentes usos e manejo; o entendimento da disponibilidade de nutrientes em solos e sua melhoria através da aplicação de corretivos, fertilizantes e resíduos visando o aumento da produtividade das culturas; avaliações sobre metabolismo e diagnose de plantas; associações entre planta-microrganismos (micorrizas e fixação biológica do nitrogênio); avaliação de impactos ambientais decorrentes de atividades naturais ou antrópicas; identificação dos principais poluentes de solos visando a sua remediação química ou biológica e; o desenvolvimento de tecnologias visando à recuperação de áreas degradadas por processo natural ou antrópicos.

LINHA 3 - Biotecnologia e Proteção de Plantas: Estudos envolvendo seleção e avaliação de plantas, técnicas aplicadas à genética, melhoramento vegetal, estudos da biologia, ecologia, manejo de artrópodes e microrganismos benéficos e nocivos/patogênicos. Esta linha envolve os eixos de investigação na área de melhoramento genético de plantas, fitossanidade e biotecnologia vegetal

LINHA 4 - Microbiologia Aplicada e Bioprodutos: Estudos de diversos aspectos dos microrganismos, suas interações com plantas, o ambiente e outros organismos. Estudos de bioativos e desenvolvimento de bioprodutos a partir de resíduos agroindustriais, plantas medicinais, processos microbianos e artrópodes.

 

Fim do conteúdo da página