Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tania Andrade Lima no Diálogo com @ Pesquisador(a)

Tania de Andrade Lima 962x579

(Fonte: http://eventos.oglobo.globo.com/faz-diferenca/2016/vencedores/categoria-rio-nome-vencedor/)

 

Tania Andrade Lima é a próxima convidada no Diálogo com @ Pesquisador(a). Professora Aposentada do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trata-se de uma das personalidades mais emblemáticas do campo da Arqueologia no Brasil. Com Pós-Doutorado em História Social e Doutorado em Arqueologia pela USP, Especialização em Arqueologia pela UFRJ e Graduação em Arqueologia pela UNESA, Tania acumula experiências em diversos segmentos da Arqueologia, como na Arqueologia Histórica (arqueologia da diáspora africana e arqueologia do capitalismo), na Arqueologia Pré-Histórica (pescadores/coletores litorâneos, ceramistas Tupiguarani, Arte Rupestre), na Teoria e Método em Arqueologia e nas Políticas de Preservação do Patrimônio Arqueológico. Essa tem muita história pra contar! A conversa será no dia 14 de outubro de 2019, segunda feira, às 17 horas, na sala 5 da Fundação Hansen Bahia.

A carreira da convidada é tão densa, rica e diversa, que o Prof. Carlos Etchevarne (PPGap/UFRB) indaga “como falar de Tania Andrade Lima, uma arqueóloga brasileira tão dinâmica, de forma simples, direta e com a honestidade que ela inspira?”. Além disso, o Prof. Etchevarne ainda comenta sobre a principal marca de sua atuação como arqueóloga: “Tania inaugura a Arqueologia Histórica no Brasil, estudando as cidades numa dimensão nunca vista, onde os espaços e equipamentos urbanos se transformam em mediadores entre os diferentes grupos humanos, personagens, comportamentos, tempos, usos e significados. A sua longa produção acadêmica e trajetória como docente guiam muitas gerações de arqueólogos. Os textos de Tania, que são verdadeiras obras literárias, nos ensinam a como não ser obvios, mas ser precisos nas definições e na apresentação das ideias”.

‘Diálogo com @ pesquisador(a)’ é uma atividade de extensão do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), que tem como objetivo aproximar pesquisadores/as experientes, com uma trajetória consolidada, das/os pesquisadores/as em processo de formação, sejam da graduação ou da pós-graduação, e proporcionar um bate papo a partir da carreira específica da/o convidada/o, para que as/os participantes possam tirar suas dúvidas, apresentar seus anseios, desmistificar o ato de pesquisar, humanizar e tornar simétricas as relações científicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página