Tutorial Conferência Web RNP - Conselhos Superiores da UFRB

2 - Configurando o microfone

3 - Configurando a câmera

4 - Layout

5 - Carregando arquivos (apresentação)

6 - Compartilhando a tela

7 - Outras orientações

8 - Manual

1 - Acesso

1.1 - Acesse o link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ufrb-orgaos-colegiados para entrar na reunião.

1.2 - Em "Não tenho uma conta" preencha seu nome e sua função. Ex.: José da Silva - Colegiado de Agronomia. Existem outras formas de acesso, mas para as reuniões dos Conselhos Superiores da UFRB, momentaneamente, utilizaremos esse tipo de acesso.

1.3 - Clique em "Entrar".

tela1

1.4 - Confirme sua identidade, clique em "Confirmar" e aguarde a moderação autorizar sua entrada.

tela2

tela3

2 - Configurando o microfone

2.1 - Clique na opção “Microfone” para habilitar o microfone.

tela4

2.2 - Na janela que abrirá no canto superior esquerdo clique na opção “Permitir”.

tela5

2.3 - Em seguida, o sistema irá realizar um teste privado do microfone. Fale algumas palavaras e verifique se há retorno.

tela6

2.4 - Por padrão, todos os membros entram com os microfones desativados na reunião. Para ativar o microfone, clique no ícone "Falar". Para desativar, clique novamente no ícone "Falar".

tela7

3 - Configurando a câmera

3.1 - Para ativar a câmera, clique no ícone "Compartilhar webcam".

tela8

3.2 - Na janela que abrirá no canto superior esquerdo clique na opção “Permitir”.

tela9

3.3 - Após realizar a permissão, o sistema faz o reconhecimento da câmera. Clique em "Iniciar".

tela10

3.4 - Para desativar a câmera, clique novamente no ícone "Compartilhar webcam".

4 - Layout

4.1 - A) Acesso ao "Bate-Papo Público", "Notas Compartilhadas" e "Usuários"; B) Visualização do "Bate-Papo Público" e "Notas Compartilhadas"; C) Usuários com microfone ativado, câmeras e apresentação.

tela11

5 - Carregando arquivos (apresentação)

5.1 - Solicite para a moderação a ativação do papel de "Apresentador".

5.2 - Clique no ícone "Ações" (símbolo de +) e em seguida "Carregar uma apresentação".

tela12

5.3 - Selecione o arquivo a ser enviado (preferência para arquivos em PDF) e clique em "Enviar".

tela13

5.4 - Utilize os comandos no rodapé da apresentação para avançar ou retornar as páginas da apresentação.

tela14

6 - Compartilhando a tela

6.1 - Solicite para a moderação a ativação do papel de "Apresentador".

6.2 - Clique no ícone "Compartilhar sua tela".

tela15

6.3 - Selecione qual tipo de compartilhamento de tela você deseja e clique em "Compartilhar".

tela16

6.4 - Para finalizar, clique em "Parar", no canto superior esquerdo.

7 - Outras orientações

• Fique atento(a) ao horário de início da reunião e acesse com antecedência de 5 minutos para realizar os testes;
  • Selecione um ambiente confortável, silencioso e com boa iluminação (certifique-se que o seu rosto fique bem iluminado, sem contraluz);
  • Outro ponto importante é o enquadramento, ajuste sua câmera de modo que a sua imagem fique centralizada;
  • É importante que você possua uma boa conexão com a Internet. Se possível, conecte seu equipamento diretamente ao roteador, através de um cabo de rede. Desta forma, você elimina as interferências e perdas comuns na comunicação wi-fi;
  • Utilize o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, atualizados. Evite sobrecarregar o computador com várias abas do navegador abertas;
  • Feche todos os aplicativos que não serão utilizados durante a reunião;
  • Evite o uso da webcam com outros aplicativos ao mesmo tempo no computador desktop/laptop no momento do evento.
  • Ao invés de usar o microfone e o alto-falante embutidos (ou externos) dos laptops/computadores, utilize um headset (fone de ouvido + microfone) para melhorar a captação do áudio e evitar o retorno/eco. Os fones com microfones básicos que acompanham qualquer celular em geral funcionam bem.
  • Mantenha o microfone e a câmera desativados quando não estiver falando.

8 - Manual

Acesse na íntegra o Manual Conferência Web RNP.