Guia de orientações práticas para acesso de convidados ao StreamYard

1 - Orientações Gerais

Este é um documento de tutorial prático para orientar convidados de transmissão ao vivo sobre o acesso e gestão de suas ações, via plataforma StreamYard.

• O que é StreamYard?

O StreamYard é uma aplicação web definida como "estúdio de transmissão ao vivo". Trata-se, portanto, de um serviço próprio para a realização de eventos virtuais, como apresentações e entrevistas. Com modalidades pagas e gratuita, o serviço permite o gerenciamento de uma reunião com vários participantes e uma ampla gama de ferramentas de comunicação gráfica e de interação com o público; tudo isto por meio de uma interface bastante intuitiva e a possibilidade de conexão com plataformas multimídias, como YouTube e Facebook.

2 - Fluxo de trabalho no StreamYard

Vamos apresentar como funcionará o acesso à plataforma. Para acessar a plataforma sem problemas, são necessários alguns requisitos técnicos básicos. Verifique seus equipamentos e navegadores conforme orientações abaixo:

• Para computador ou notebook, possuir/acessar:
    • Webcam
    • Microfone
    • Fone de ouvido (recomendado para a redução de ruídos)
    • Internet rápida - recomendada conexão direta ao roteador (via Ethernet).
    • Navegador: Chrome (recomendado)
  • Para smartphone, possuir/acessar:
    • iPhone com iOS 12.2 ou superior e navegador Safari
    • Android com navegador Google Chrome

Além disso, é necessário preparar seus dispositivos e estar atento à:

• Carga de bateria do dispositivo: os smartphones devem ser previamente carregados e os carregadores devem estar sempre à mão. No caso de notebook, o ideal é mantê-los conectados a tomada.
  • Fone de ouvido, microfone e câmera: devem estar corretamente conectados antes de abrirmos o navegador. NÃO é aconselhável desconectar esses dispositivos durante os eventos, pois eles podem perder as configurações anteriormente estabelecidas.
  • Outras aplicações abertas: confira se não há outros programas abertos que usem a câmera e o microfone (Skype, Zoom, Teams, etc), pois essas aplicações podem bloquear o acesso aos dispositivos, e devem ser fechados antes de abrirmos o navegador.

Agora que está tudo pronto, dispositivos preparados, vamos simular por meio de telas como será realizado o acesso na sala de transmissão. Confira o passo-a-passo:

a) Para começar, você deverá clicar no link enviado pela organização da atividade. Ao entrar na sala de transmissão, será necessário clicar em “Allow Mic/Cam Access” para abrir a janela de permissões de acesso do navegador aos seus dispositivos de áudio e vídeo. Clique em “Permitir”.

f

b) Após autorizar os dispositivos, somos direcionados para a tela de testes. Aqui confirmaremos se os dispositivos estão configurados corretamente e os ajustaremos se necessário.

g

A. Pré-visualização da sua câmera: ajuste o enquadramento e a iluminação;

B. Nível do seu microfone: ao falar, o nível deve subir e descer (recomendamos que a oscilação fique entre 50% e 75%);

C. Câmera e microfone: escolha se entrará no evento com o microfone mudo e a câmera fechada (isso pode ser mudado durante o evento);

D. Nome: escolha o nome que aparecerá para os outros participantes;

E. Quando estiver pronto, clique em “Enter Broadcast Studio”.

c) Após as configurações iniciais, entramos na sala de transmissão. Conheça as partes essenciais e as ferramentas disponíveis.

convidado1

A. Área de pré-visualização da transmissão: apenas o que aparece aqui está sendo transmitido para os outros canais;

B. Participantes: área destinada a todos que forem convidados a participarem da transmissão.

C. Menu de moderação: área destinada ao controle do seu áudio e vídeo, compartilhamento de telas e sair da sala, como descrito abaixo.

• funções de administração de câmera e microfone (Mute/Start Cam/ Cam Mic): permite ligar e desligar áudio e vídeo além de configurar os dispositivos instalados;
  • compartilhamento de tela (Share Screen): permite espelhar a tela do seu computador, aplicativos abertos ou abas da internet que também estejam abertas;

i

D. Chats: acesso ao chat privado (somente para convidados) e aos comentários da transmissão.

3 - Referências

Guia de orientações práticas para acesso e transmissão via StreamYard durante a Semana Universitária UnB 2020

StreamYard Support

• Problemas com o microfone?

• Problemas com a câmera?

Mac - https://streamyard.com/resources/docs/mac-camera-access/

iOS - https://streamyard.com/resources/docs/ios-camera-access/