Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Critérios para Doação de Materiais

Publicado: Domingo, 07 Abril 2013 10:24

 

Condições para Recebimento de Doações

Os doadores acreditam que a Biblioteca deve ficar muito agradecida com doações feitas e ficam muito surpreendidos quando ela se nega a receber a doação feita porque existe uma aura de “precioso” nos livros, porém o material que integra o acervo seja comprado ou doado tem um custo final. No caso de doação, esse custo se explica contando custo direto de mão-de-obra, bibliotecários, assistentes e custos estruturais, material de expediente, espaço físico, limpeza e manutenção.

O doador deverá preencher um formulário em que fica ciente que as obras passarão por critérios iguais aos de material comprado para serem incorporados ao acervo. Existem doadores que fazem exigências para doar suas coleções para uma Biblioteca, nesse caso o Bibliotecário deve ter o cuidado de explicar ao doador que a seleção e o tratamento se realizará de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) estabelecida pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (SIB-UFRB).

O SIB-UFRB poderá dispor livremente das obras recebidas por doação, incorporando-as ou não ao acervo. As mesmas serão doadas para outras Instituições quando não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos ou descartados quando não estiverem em condições de uso.

 

Critérios Gerais

Em virtude da política de seleção e aquisição de material, o SIB-UFRB estabelece alguns critérios para o recebimento de doações:

- qualidade do conteúdo;

- autoridade do autor/editor;

- demanda;

- atualidade da obra;

- custo justificado;

- quantidade (excesso/escassez) sobre o assunto na Biblioteca;

- idioma acessível;

- usuários potenciais; e,

- condições físicas do material.

 

Critérios Específicos (Periódicos)

Serão aceitos periódicos, nas seguintes condições:

- Para completar coleções já existentes; e

- Coleções completas quando de interesse da Instituição.

Fim do conteúdo da página