Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ciências Sociais

SITE DO CURSO: ufrb.edu.br/cienciassociais

CAMPUS: Cachoeira

CURSO: Bacharelado em Ciências Sociais (Área de Concentração em Antropologia, Ciência Política e Sociologia)

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno

INÍCIO: 2008.2

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:

Disciplinas Obrigatórias: 1360h

Optativas: 1054h

Atividades Complementares: 200h

Carga Horária total do Curso: 2614h

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 8 semestres

Tempo Mínimo: 04 anos

Tempo Médio: 05 anos

Tempo Máximo: 06 anos

FORMA DE INGRESSO: ENEM, edital para Portador de Diploma e Transferências Externa e Interna

REGIME DE MATRÍCULA: Semestral

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: (data de publicação no D.O.U.)


O que faz o profissional

O bacharel em Ciências Sociais é, por definição, o Cientista Social, isto é, profissional que investiga a estrutura da vida social do homem, a interação social (ação e reação), o funcionamento e a evolução dos agrupamentos sociais. Podendo atuar como pesquisador, tanto no âmbito acadêmico ou fora dele, da mesma forma que pode fazer planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares. Pode trabalhar também como Docente do Ensino Superior, estimulando a interface e a comunicação entre Graduação e Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa.

Objeto de estudo

O curso de Graduação em Ciências Sociais da UFRB pretende formar um Cientista Social dupla e plenamente consciente da realidade sociológica, antropológica e política da Região do Recôncavo da Bahia como também dos inúmeros desafios levantados pela globalização em nível nacional e internacional. Um profissional capaz de refletir a partir de uma situação local determinada e específica, articulando a sua compreensão com os aportes do contexto global. Um ator social consciente também da realidade social e antropológica da população brasileira e do seu papel na construção de uma sociedade menos desigual e mais justa. Um profissional formado e informado, em conexão constante com as realidades múltiplas e complexas que caracterizam o mundo contemporâneo.

 

Campo de atuação

Ao se formar, o aluno do Curso de Graduação em Ciências Sociais da UFRB recebe o título de Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, Ciência Política ou Sociologia. O Bacharel pode exercer atividades de pesquisa, planejamento e assessoria técnica em agências privadas, governamentais ou do terceiro setor. Estas atividades podem ocorrer em cada uma das três áreas de especialização – Sociologia, Ciência Política e Antropologia – ou de forma interdisciplinar.

[rokdownload menuitem="120" downloaditem="197" direct_download="false"]Grade Curricular[/rokdownload]

registrado em:
Fim do conteúdo da página