Visita ao CAHL desperta interesse de estudantes do Ensino Médio pela universidade

Publicado: Quinta, 03 Outubro 2019 11:32

Estudantes dos colégios estaduais Rômulo Galvão, de São Félix, e Centro de Educação Territorial Profissional do Recôncavo II Alberto Torres (CETEP), de Cruz das Almas, participaram de inúmeras atividades no Centro de Artes, Humanidades e Letras durante a programação do Juventude(s), Ingresso e Permanência na UFRB, na semana passada. O evento integra a programação do Projeto de Extensão Juventude(s), Educação e Projetos de Vida, coordenado pela professora Daniela Matos, do curso de Gestão Pública, e pelo professor Luiz Paulo, do curso de Ciências Sociais e está relacionado ao Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais.

O projeto tem como objetivo pensar nos jovens do Ensino Médio no espaço da universidade, a partir do estímulo ao diálogo destes estudantes com os discentes que já estão na UFRB. Através de encontros, rodas de conversa, a programação permite aos estudantes conhecer um pouco sobre as trajetórias dos universitários, como escolheram os cursos e se sentem atraídos pelo espaço acadêmico, compreendido como uma conquista da população do Recôncavo.

Com uma programação bem dinâmica, no primeiro dia pela manhã, os alunos estiveram no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) onde participaram de uma roda de conversa com estudantes representantes de cada curso com a realização de jogos universitários, seguida de uma visita guiada aos espaços do CAHL. Os estudantes conheceram os laboratórios do curso de Museologia, dos cursos de Licenciatura, os estúdios de rádio e de TV, as salas onde estão as ilhas de edição e a biblioteca. À tarde, fizeram uma visita à sede da Irmandade da Boa Morte, passando pela Fundação Hansen Bahia e por fim pela praça da Aclamação.

As atividades são consideradas importantes pelos organizadores e participantes porque, segundo relatos de estudantes e universitários da UFRB, tornaram-se momentos de aprendizagem, considerando que o processo educativo vai além da sala de aula. A visita às instalações no Cahl possibilitou aos alunos conhecer os espaços e saber o que a universidade tem a oferecer. “Isso dá aos estudantes uma outra visão sobre o que é o espaço da universidade, como é que os cursos de fato atuam porque esse é um momento de difícil escolha. Os jovens do ensino médio, geralmente, vão e escolhem um curso para concorrer a uma vaga na universidade e nem sempre têm muita noção de que curso é, o que faz, qual o perfil, nem o que esse profissional faz”, destacou o professor Luiz Paulo.

A visita despertou interesse de um dos alunos do Centro de Educação Territorial Profissional do Recôncavo II Alberto Torres pelo campus, durante a roda de conversa com uma das estudantes bolsistas do curso de História. Ele ressalta que percebeu que tem um amor pela área. “Nunca me passou pela ideia de ser professor de história ou ser envolvido pela matéria de história, mas eu fiquei bastante interessado e se fosse possível eu viria estudar aqui”, revelou o estudante do estudante do CETEP Jadson de Jesus.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes, Rebeca Motta, Tallita Lopes