I Encontro da Rede de Pesquisa Temas Insurgentes

Publicado: Quarta, 12 Fevereiro 2020 09:56

Trata-se de uma rede de investigação científica que articula programas de Pós-Graduação e Grupos de pesquisa das universidades públicas da Bahia (UFBA, UFRB, UNIVASF, UFSB, UNILAB, UNEB, UEFS, UESB, UESC e IF Baiano) em que linhas, projetos de pesquisa, práticas de ensino e de extensão articulam noções de insurgência epistemológica, isto é, encaram o ato de conhecer como força problematizadora e desativadora dos dispositivos que envolvem as relações entre formas de saber e de poder engendradas pelo capitalismo predatório e seus valores crepusculares e em agonia.

Segundo os professores Luiz Henrique Sá da Nova (CAHL-UFRB) e Osmar Moreira dos Santos (UNEB-Campus II), organizadores do I Encontro, o objetivo geral é levantar uma referência bibliográfica produzida no âmbito dessas universidades, em seu conjunto e em suas articulações nacionais e internacionais, tratando dos enfrentamentos teóricos e metodológicos a essa espécie de colonização e violência epistêmica bem como mapear práticas de insurgência através de indivíduos, tribos, comunidades rurais e/ou urbanas, movimentos sociais na Bahia, de ontem e de hoje.

A estrutura da rede implica em um Núcleo Central de Referência composto por um(a) pesquisador(a) de cada universidade e uma rede de colaboradores docentes, discentes e técnicos, com a função de reunirem, sempre que necessário, para deliberarem sobre a pauta científica concernente a sua produção bibliográfica e técnica. Espera-se, ao longo do primeiro quadriênio (2020 a 2023), a constituição de um acervo relevante sobre o tema da insurgência e o seu debate e popularização junto a rede pública (universidades, colégios, equipamentos de cultura) e aos movimentos sociais e estético-políticos de resistência ao estado exceção e ao neofascismo.

Dia 21 de fevereiro de 2020

Auditório da Fundação Hansen Bahia, Cachoeira

Programação científica do I Encontro:

1 – A ideia de criação da Rede;

2 – Linhas de pesquisa - o conceito de insurgências, objetivos e possibilidades;

3 – Temas de pesquisa, uma pesquisa guarda-chuva;

4 – Ato de lançamento, local e data;

a. Seminário sobre as universidades públicas e demandas insurgentes;

b. Carta de lançamento da Rede.

5 – Desafios editoriais – Revista, E-books, Canal no Youtube

6 - Revista eletrônica:

a. Nome;

b. Conselho Científico;

c. Comissão Editorial;

d. Cronograma de produção, da submissão de trabalhos à edição;

e. Previsão de lançamento.