Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Nota de Pesar pela Passagem de Baga de Bagaceira

Publicado: Sábado, 11 Julho 2020 10:39

 

Foto de Baga de Bagaceira

 

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB amanheceu em luto. Somos cortadxs por uma tristeza profunda com a passagem prematura de Baga de Bagaceira Souza Campos, ocorrida na madrugada de 10 de julho.

Baga tinha 28 anos e era natural de Pojuca. Cursou Comunicação Social (Jornalismo) e em seguida ingressou no Curso de Mestrado em Comunicação (ambos na UFRB), logrando a primeira colocação no processo seletivo. Em 2019, defendeu a Dissertação Choqueer de Monstro: Tikal Babado e Pai Amor e os modos de sentir e perceber suas vestes em Cachoeira-Ba  e neste ano de 2020, começou o Curso de Doutorado em Cultura e Sociedade (UFBA) com a Pesquisa intitulada Estranhas e gloriosas: a aparência drag queen e o seu corpo, roupa e performance constituindo as armaduras midiáticas de resistência. Entre 2017 e 2019 foi Membro do Comitê de Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas (Coparc) da UFRB, tendo atuado em muitas Bancas de Heteroidentificação e participado de inúmeros debates sobre Políticas Afirmativas em nossa Instituição.

Baga era Ativista, Drag Performer, Pesquisadorx, mas acima de tudo era uma referência importante para Estudantxs, Técnicxs e Professorxs. Baga era Festa, Movimento, Alegria, Ideias... Deixa-nos o legado das suas reflexões e vivências em torno das temáticas sensíveis ao “corpo adornado” Queer e dos seus debates sobre a vestimenta enquanto potencialidade de resistência e existência ao corpo dito desobediente.

Expressamos nossas mais sinceras condolências aos pais de Baga (Eliêta Nunes da Silva Souza e Graciliano Miguel Campos Neto) e a toda a sua família e amigxs. Nos irmanamos às famílias dos mais de 70 mil mortos por COVID-19 no Brasil.

Vá em Paz, Baga! Por aqui, juntas e juntos, gritaremos: Yes! Nós somos Baga de Bagaceira!

 

Cachoeira, 11 de Julho de 2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página