Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Colação de Grau - UFRB forma 84 estudantes em Cachoeira

Publicado: Quarta, 22 Março 2023 09:14

 

A conquista dos formandos e familiares deu emoção à celebração no CAHL

 

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou, na tarde desta terça-feira (14), cerimônia de colação de grau unificada do semestre 2022.1. O evento contou com a presença do Reitor Fábio Josué Souza dos Santos, da diretora do Centro, Dyane Brito Reis, dos professores: Marcos Olegário Matos (Bacharelado em Artes Visuais), Osmundo Pinho (Bacharelado em Ciências Sociais), José Raimundo Santos (Licenciatura em Ciências Sociais), Fernanda Martins (Cinema e Audiovisual), Guilherme Fernandes (Comunicação Social/Jornalismo), Dênis Corrêa (Licenciatura em História), Rita Dória (Museologia), Ana Luísa Coimbra (Publicidade e Propaganda), Rosenária Souza (Serviço Social), Lucas Cerqueira (Tecnologia em Gestão Pública), além de amigos e familiares.
Ao som de Reconvexo, na voz de Maria Bethânia, a cerimônia iniciou-se com a entrada dos estudantes que foram recebidos com muita alegria e aplausos de todas as presentes. Ao abrir a cerimônia, o Reitor e a diretora do CAHL falaram sobre a importância do momento e deram as boas-vindas à comunidade.
O bacharelado em Serviço Social foi o que mais teve formandos. Orgulhosa, a Professora Rosenária Ferraz de Souza declarou: “muitos filhos e filhas de trabalhadores negros estão aqui. É a forma de pensar a Universidade pública referenciada e sua malha ancestral, mas que promove a formação e o direito à educação e a possibilidade de fortalecer a cidadania e a democracia desse país”. Em relação ao encaminhamento profissional desses jovens, a coordenadora ressalta a necessidade de políticas públicas que colaborem para o êxito profissional no âmbito rural, e não apenas para a juventude de regiões urbanas.
O magnífico Reitor ressaltou a alegria e satisfação de compartilhar momentos como este, pois é quando “a gente entrega para a sociedade todo o resultado de um trabalho árduo feito em diferentes instâncias na universidade. Desde a Reitoria, Pró-reitoria diversas, as direções de centro, a equipe de gestão, os núcleos, as coordenações de curso, com apoio dos docentes, técnico-administrativos, dos terceirizados e o envolvimento dos alunos. Então é um momento de muita alegria, de muita satisfação poder celebrar a conclusão dos cursos, dos alunos, fazer essa formatura, solenidade e entregar a sociedade o resultado do nosso trabalho”, pontuou.

Provocado a refletir sobre o futuro dos formados, o Professor Fábio Josué aponta para a formação sólida que é produzida na Universidade através das atividades que estão para além das salas de aula, o que proporciona a devida qualificação técnica para os alunos, e se mostra confiante nas oportunidades que os novos profissionais terão no mercado de trabalho.

A Professora Dyane Brito demostra felicidade, com o cumprimento de mais uma etapa formativa, ao mesmo tempo em que revela a sensação do dever cumprido da completude de um ciclo de formação. A diretora sinaliza que muitos já adentraram ao mercado de trabalhos e que outros retornarão ao Centro na condição de estudantes de pós-graduação e, no futuro, como servidores da instituição que se caracteriza como grande Centro de formação e potente espaço de pesquisa e extensão. Ao comentar sobre a importância do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Dyane disse que a UFRB “tem contribuído para a mudança de vida muitos jovens e muitas jovens oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade. São muitos os avanços que o CAHL obteve nos últimos anos e sem dúvida são muitos os desafios que são postos ao longo dos anos. A nossa intensão é crescer ainda mais, ser esse grande Centro de pesquisa e de intervenção na sociedade mais ampla e que a gente possa, muito em breve, poder contar com um curso de Doutorado, com novos cursos, com novos quadros profissionais no CAHL e continuar avançando para as políticas afirmativas no ensino superior público brasileiro”.

 

“Sou o primeiro da minha família a me formar”

 

Os convidados lotaram o auditório do Leite Alves. É o caso da Dona Dionilse Santana de 73 anos. Ela veio de São Francisco do Paraguaçu para viver uma emoção dupla ao presenciar a formatura da filha, Roseny Santana, licenciada em Ciências Sociais, e da neta, Darine de Santana, bacharela em Cinema e Audiovisual. Roseny também estava emociona e afirmou que se formar é uma grande conquista. A professora ressaltou a necessidade de lutar pela defesa e pela representação do quilombo em que residem e trabalham com a pesca artesanal.
Formado aos 26 anos, Werverton Dantas disse que a “UFRB representa uma oportunidade de mudança pro futuro por abrir portas”. O jornalista foi o primeiro de sua família a possuir um diploma de nível superior.

Maria do Carmo retornou ao CAHL, onde se graduou em História, com ar de nostalgia para comemorar com a amiga Ana Paula Carvalho, agora também colega de profissão: “estar voltando ao CAHL é gratificante, principalmente por ser após a pandemia, e em um momento de prestígio, a conclusão da graduação de sua amiga, pois o nosso ciclo só estará completo quando todas se formarem”, destacou. Ana Paula ressaltou a gratidão e felicidade em concluir a etapa da graduação após um ciclo difícil por conta da rotina puxada da maternidade, dobrando a jornada de trabalho, o que a fez pensar em desistir do curso durante a pandemia.
A cerimônia só foi possível devido ao trabalho da comissão de formatura formada pelos servidores do CAHL: Sarah Urias, Marina Falconeri, Danuza Chaves e Leonardo Neto.

 

Texto e fotos produzidos pelas alunas do bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo
Victoria Christyne e Gabriela Santos com supervisão do professor Guilherme Fernandes.

Fotos:

 Foto_01.jpg

 Foto 01: Dez cursos colaram grau no Auditório do CAHL. Da esquerda para a direita: Lucas Cerqueira, Dênis Corrêa, José Raimundo Santos, Fernanda Martins, Fábio Josué, Dyane Brito, Gaio Matos, Ana Luísa Coimbra, Guilherme Fernandes, Rita Dória e Rosenária Souza.

 

Foto 02

Foto 02: Formandos de Serviço Social fazem juramento.

 

Foto 03

Foto 03: Weverton Dantas, juramentista do curso de Comunicação Social/Jornalismo.

 

Foto 04

Foto 04: Ana Paula Carvalho superou as adversidades e se graduou em História.

 

Foto 05

Foto 05: A assinatura da ata de coleção de grau foi o momento mais esperado pelos familiares.

 

Foto 06

Foto 06: A emoção foi a tônica do evento.

 

Foto 07

Foto 07: Magnífico reitor destaca a qualidade de ensino, pesquisa e extensão da UFRB.

 

Foto 09

Foto 08: Professora Rosenária Ferraz, orgulhosa com a formatura de 26 assistentes sociais.

 

Foto 10

Foto 9: Professor Guilherme Fernandes e aluna do Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo.

 

Foto 11

Foto 10: Professor José Raimundo Santos e aluna da Licenciatura em Ciências Sociais.

 

Foto 12

Foto 11: Formandos de História fazem juramento.

 

Foto 13

Foto 12: Professora Dyane Brito dá as boas-vindas ao público que lotou o auditório do CAHL.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página