EXPOSIÇÃO DESVER DEVIRES

Publicado: Segunda, 16 Outubro 2023 20:06

Imagem do WhatsApp de 2023 10 16 às 19.36.01 95d90d23

No final de 2022, em um esforço conjunto entre a Administração Central da UFRB a e Direção do CAHL, foi possível articular com a Funarte o apoio financeiro para a Exposição Desver Devires, dos Artistas e Docentes Ayrson Heraclito e Antônio Portela.

A mostra Desver Devires reúne artistas baianos do Recôncavo ou residentes nele, egressos, docentes e estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, reiterando a relevância da inserção e permanência do curso de Artes Visuais da UFRB, ao longo de seus dez anos de existência no interior da Bahia. Inicialmente pensada e realizada em formato virtual, agora acontece a exposição de fotografias e vídeos em formato presencial no foyer e espaço de convivência do Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira, Bahia, conjuntamente com a galeria virtual, através de equipamentos de interatividade.

Além da exposição, o projeto inclui uma programação de atividades gratuitas complementares de formação, tais como palestras e oficinas, de acordo com os núcleos temáticos da curadoria, as quais serão ministradas por docentes, profissionais e artistas da região. As oficinas serão realizadas nos ateliês de Artes Visuais do CAHL, no Pavilhão Dois de Julho, em São Félix, e as palestras/conversas com artistas no auditório Tranquilino Bastos, no Quarteirão Leite & Alves, em Cachoeira.

Os recursos recebidos nos permitiram ainda, adequar o espaço do foyeur com a confecção de módulos expositivos, paredes cenográficas, iluminação apropriada, pintura e aplicação de elementos gráficos e compositivos da identidade visual da exposição, além da aquisição de equipamentos de som, TV, projetor. Sem dúvidas, uma conquista para o CAHL e para a Comunidade de Cachoeira e São Felix que poderá desfrutar ainda mais desse equipamento.

A Direção do CAHL agradece aos Professores Heráclito e Portela, por aceitar esse desafio conosco, e especialmente ao Professor Fabio Josué e à Professora Tatiana Veloso, que não mediram esforços para a consecução deste Projeto.

A Exposição, que terá sua abertura amanhã (17/10) às 19:30, segue durante o mês de outubro e em breve divulgaremos mais fotos, assim como entrevistas com os/as artistas e envolvidos/as no Projeto.