Filme com sátira social estimula debate sobre Teorias da Comunicação

Publicado: Terça, 23 Abril 2013 10:24

O uso maciço das tecnologias de comunicação e informática é objeto de crítica no filme “Denise está chamando”, dirigido por Hal Salwen e exibido nesta segunda-feira, 22, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), como parte da programação da segunda edição do Cine Teorias, coordenado pela professora de Jornalismo, doutora Renata Pitombo.

Apesar de ter sido gravado na segunda metade dos anos 90, o filme traz uma sátira social ainda válida. Gira em torno de um grupo de pessoas que, cercadas por fax, telefones e computadores, se relacionam unicamente por meio desses aparatos. Denise está chamando propicia reflexões sobre as várias transformações que o desenvolvimento tecnológico vem ocasionando no relacionamento humano, na administração do tempo, com as novas formas de organização espacial, estilos de vida, valores e relações de trabalho.

Segundo a professora Renata Pitombo, a ideia do projeto surgiu em sala de aula, durante a disciplina Teorias da Comunicação. O intuito seria, além de ilustrar algumas das discussões feitas, demonstrar que o conceito não é tão abstrato e nem tão distante da realidade dos alunos. “O filme alia entretenimento e reflexão, faz com que se consiga visualizar melhor determinadas temáticas que a gente vem trabalhando”, diz.

Todos os filmes escolhidos para exibição abordam de alguma forma, aspectos relativos ao campo das Teorias da Comunicação. Apesar da indicação ter sido exclusivamente da professora, Renata Pitombo afirma que está sempre aberta a contribuições dos alunos. A segunda edição do Cine Teorias conta com a novidade de ter sido transformado em atividade de extensão e garantir certificado a qualquer discente do CAHL que tenha frequência mínima de 75%. Além deste projeto, está sendo avaliada a proposta de realização do Cine Estética, vinculada à disciplina Estética da Comunicação. Segundo Renata Pitombo, “a ideia é que todo ano que essas disciplinas forem oferecidas, a gente faça essa atividade de extensão”.

Próximas exibições

As próximas sessões do Cine Teorias acontecerão nos dias 29 de abril, com a exibição do filme Adeus Lênin (de Wolfgang Becker), e 6 de maio, com a exibição do filme Babel (de Alejandro González Inárritu), no auditório e no estúdio de TV do CAHL, respectivamente. O primeiro filme aborda a questão da sociedade de consumo e da interferência da mídia e o segundo lida principalmente com a relação entre comunicação e cultura. Renata Pitombo afirma que “de certa forma a gente consegue com esses três filmes debater quase todos os conceitos e as temáticas que foram trabalhadas durante o semestre”.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo