‘As piriguetes chegaram’ debate representação da mulher no pagode, funk e hip hop

Publicado: Segunda, 29 Abril 2013 11:07

O evento aconteceu na última quarta (25), no auditório de Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com mostra de documentários e mesas de debates sobre a mulher e sua representação na relação com os gêneros musicais pagode, funk e hip hop. As piriguetes chegaram é uma atividade do Grupo de Estudos Raça, Gênero e Subalternidade, junto com o Mostra Mulher.

Amanda Alves, aluna do 7º semestre de Ciências Sociais e uma das organizadoras do evento, destaca a importância da discussão sobre gênero na Universidade. “Existem muitos debates, principalmente aqui na Bahia, sobre o pagode e a figura da mulher nas suas letras. Aqui a gente discute a mulher e as suas relações, e trazendo esses ritmos musicais, o pagode, o funk e o hip hop, a gente entende como as mulheres participam deles, dançando, cantando, grafitando, como se estabelece essa relação de conquista de espaço da mulher”. Para a estudante, esse debate torna-se ainda mais relevante por que, como não existe nas salas de aula, permite a interação com outros cursos, alunos e professores interessados na reflexão sobre a temática, no espaço do auditório. As organizadoras explicam que o nome, As piriguetes chegaram, vem da denominação dada às mulheres que dançam e usam roupas mais curtas. “Além do viés que rebaixa a mulher, o piriguete vem também da mulher que toma isso como autonomia, de estar dançando e requebrando porque quer, porque ela tem o poder sobre si. O nome veio mesmo para brincar com isso”, justifica Amanda.

Aluna de Artes Visuais, Jucilene Alves considera que o evento tem grande importância para as mulheres e para toda a comunidade acadêmica. “Ninguém pode ser julgado pela roupa que veste, ou música que escuta. A mulher vai muito além de todas essas regras impostas pela sociedade, e eventos como esse deveriam ganhar maior espaço aqui no CAHL”, sugere a aluna.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lôbo e Roquinaldo Freitas