Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Área de Conhecimento Ciências Humanas

 

Corpo e Cultura

Líder(es):Renata Pitombo Cidreira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8428295513059845

O presente grupo reúne professores e alunos dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ementa:Considerando-se os diversos níveis de articulação que envolvem a compreensão do corpo, como instância significativa, em suas modulações e aspectos interseccionais, podemos observar que, a despeito do relativo acúmulo que a produção acadêmica tem realizado, destaca-se a necessidade de aprofundamento de investigações que incorporem sensibilidade crítica e teórica para os modos de experimentações e vivências corporais, em contextos diversos. São de interesse do Grupo os estudos de gênero, os modos sociais de exercício da sexualidade; a relação entre corpo, gerações e estilo de vida; as disposições sociais que produzem o corpo vulnerabilizado de mulheres, negros e dissidentes sexuais; as políticas visuais da corporeidade e sua interação com o universo das mercadorias e com o campo cultural-artístico; bem como a performatividade corporal.

Linhas de Pesquisa

Corpo e expressão

Corpo e política

 

Corpo, Socialização e Expressões Culturais

Líder(es):Maria Salete de Souza Nery / Wilson Rogerio Penteado Junior

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1210806096702680

Este grupo de pesquisa visa, a partir da articulação dos olhares e procedimentos da sociologia, antropologia e ciência política, aprofundar as discussões acerca da triangulação corpo, socialização e expressões culturais, ponto nevrálgico e, ao mesmo tempo, problemático campo de estudos das ciências sociais. Deste modo, busca a constituição de uma rede de pesquisadores em torno da temática e proporcionar, por um lado, trabalhos com debate teórico e metodológico qualificado e, por outro, propostas de extensão de caráter diversificado que estreitem a relação universidade e comunidade e funcionem como propostas de intervenção, quando for cabível.

Linhas de Pesquisa

Consumo, Arte e Moda

Corpo, Biologia e Política

Cultura popular, festejos e rituais.

 

A Bahia e o Império: Política e Sociedade (1808-1850)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8465010489296923

Líder(es) do grupo: Sérgio Armando Diniz Guerra Filho ui-button

Área predominante:

Ciências Humanas; História

Áreas de atuação:

Ensino de História

História do Brasil Colônia

História do Brasil Império

História Regional do Brasil

Métodos e Técnicas de Ensino

 

HIMEB - História e Memória da Educação Brasileira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5311040346264269

Líder(es) do grupo: Solyane Silveira Lima

Área predominante:Ciências Humanas; Educação

A proposta do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação Brasileira - HIMEB" é fomentar a produção de estudos e pesquisas no âmbito da História da Educação, através da sistematização do conhecimento, do intercâmbio institucional e da socialização dos resultados obtidos, com vista ao fortalecimento desse campo, tanto a nível local como nacional.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Interdisciplinaridade e Formação de Professores

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5832310475916710

Líder(es) do grupo: Carla Carolina Costa da Nova

Área predominante:

Ciências Humanas; Educação

Desenvolver atividades de estudos, pesquisas e extensão que viabilizem o aprofundamento nas áreas de Currículo, Interdisciplinariedade e Formação de Professores, para a reflexão, produção de conhecimento, compartilhamento com a comunidade acadêmica e do Recôncavo e o aprimoramento da prática pedagógica na universidade e na educação básica, vislumbrando a possibilidade de um intercâmbio entre diversos campos de estudo Pretende-se a formação de uma equipe para agir sobre a realidade educacional, fomentar o interesse dos estudantes na universidade em torno da formação inicial universitária e dos docentes da universidade para as temáticas priorizadas pelo grupo. Construir um espaço diferenciado, um ambiente em que docentes e discentes das mais diversas áreas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB possam se encontrar para realização de um mesmo trabalho. Assim, cada um com a sua especificidade e interagindo para a realização de um trabalho comum, contribuirá para o desenvolvimento.

 

Educação, Sociedade e Diversidade

Líder(es):Luis Flávio Reis Godinho / Susana Couto Pimentel

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3415655113971137

O Laboratório de Diversidade, Educação, História e Cultura - LaDEHC, caracteriza-se pela reunião de pesquisadores/as interessados/as em questões voltadas ao desenvolvimento da pesquisa e extensão no campo das Relações Étnico-Raciais. Sediado no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da UFF, os estudos se dão a partir de múltiplas perspectivas: Educação, Ciências Sociais, Filosofia e História, cujo enfoque incide sobre questões voltadas à Formação inicial e continuada de Professores; Relação Escola-Família; Etnia; Gênero; Patrimônio e Cultura Popular; Religião e religiosidade; Escravidão; História das Ciências.

Linhas de Pesquisa

Educação, Diversidade e Inclusão

Educação, sociedade e cultura.

 

Gênero, raça e subalternidade

Líder(es):Angela Lucia Silva Figueiredo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6697423076212818

Criado em 2011, o Coletivo Ângela Davis - Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça e Subalternidade objetiva: 1) refletir sobre as implicações da intersecção de gênero, raça e classe em fenômenos e contextos socioculturais distintos; 2) produzir subsídios teóricos à compreensão dos mecanismos que fundamentam o processo de exclusão das mulheres negras, minorias sexuais e outros grupos subalternizados, assim como as formas de resistência por eles engendradas. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolve pesquisas e ações ensino e extensão que recobrem um amplo espectro temático: Saúde, Políticas Públicas, Sexualidades, Violência, Educação, Cibercultura. O Grupo integra a Rede Interinstitucional de Estudos sobre Gênero, Raça e Sexualidade - REGRAS.

Linhas de Pesquisa

Gênero, cidadania e sexualidade

Identidade, gênero e desigualdades.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade (GEPPS)

Líder(es):Maurício Ferreira da Silva / Silvio Cesar Oliveira Benevides

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9727225662547677

Linhas de Pesquisa

Arte, comunicação e política

Comportamento e participação política

Poder e Desenvolvimento

 

Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais, Educação Patrimonial e Ensino de História

Líder(es):Martha Rosa Figueira Queiroz

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1847666401079481

Repercutir e difundir estudos, pesquisas e ações de extensão que captem e valorizem conhecimentos produzidos pelas populações negras brasileiras, compreendendo-os como insumos e referências para a produção de conhecimentos.

Linhas de Pesquisa

Educação em diferentes ambientes de aprendizagem

Educação Patrimonial, Ensino de História, linguagens e práticas culturais afro-brasileiras.

História da África na educação básica.

Movimentos negros, povos e comunidades tradicionais: história, memória e resistência.

Políticas públicas em educação e cultura.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas GEPM

Líder(es): Rosana Soares

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2344424139156424

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas surgiu como iniciativa de professores dos cursos de Ciências Sociais, História, Serviço Social e Comunicação do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Sua proposta é realizar estudos sobre aspectos diversos da práxis política e teórica de Karl Marx, contextualizando historicamente sua obra em meio aos embates e dilemas do movimento operário de sua época. O grupo também se propõe a aprofundar a discussão sobre o método materialista histórico dialético e a pertinência das categorias marxistas para compreender o mundo atual e as especificidades da formação social brasileira e latino americana. Outro objetivo do grupo é o de estimular pesquisas originais que se utilizem do referencial teórico e metodológico de Karl Marx e outros teóricos marxistas, para compreender os diversos fenômenos, sociais, políticos, econômicos e culturais sob o ponto de vista da realidade concreta percebida como uma totalidade complexa de modo que as especialidades disciplinares da Antropologia, da Ciência Política da História, da Sociologia, e do Serviço Social sejam integradas pelo caráter eminentemente crítico-prático do método adotado. Por fim, o grupo se organiza em três linhas de pesquisa, a primeira delas sendo referente especificamente a Karl Marx e Friedrich Engels e as outras duas, respectivamente, à investigação das diferentes tradições marxistas e do marxismo no Brasil e na América Latina.

Linhas de pesquisa

Marxismo e Trabalho na Sociedade Contemporânea    

Marxismo, política, cultura e mídia

O marxismo na América Latina.

 

Memória, processos identitários e territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO)

Líder(es):Ana Paula Comin de Carvalho / Suzana Moura Maia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6295819533451764

O grupo de pesquisa “Memória, Processos identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia” surgiu da iniciativa de um conjunto de professores do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB preocupado em desenvolver estudos sobre a realidade sócio-cultural e política desta região do estado. Neste sentido, o grupo tem como objetivos: 1) Desenvolver e divulgar pesquisas relacionadas às temáticas de memória, identidade e território produzidas no âmbito das Ciências Sociais; 2) Propiciar a formação de estudantes de graduação e pós-graduação. O campo prioritário das investigações é o Recôncavo da Bahia, podendo se estender para outras localidades e regiões nas situações em que os objetos de pesquisa assim o requeiram.

Linhas de Pesquisa

Memória, Identidade e Patrimônio Cultural

Povos e Comunidades Tradicionais.

 

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia

Líder(es):Antonio Liberac Cardoso Simoes Pires / Rosy de Oliveira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2509379181832916

O Grupo de Pesquisa reune professores especializados em estudos sobre a presença negra. O grupo de Pesquisa é formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, propiciando ações interdisciplinares. As principais formas de ação estão vinculadas a premiação no Programa Uniafro do Ministério da Educação,envolvendo publicações e cursos de especialização. O grupo de pesquisa realizou varias publicações e está inserida nos cursos de pós-graduação da UFRB. O grupo mantém diversas ações com outros grupos e é filiado a associação dos NEABs do Brasil. Realizamos cerca de 25 publicações, organizamos uma especialização e um curso de mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos indígenas.

Linhas de Pesquisa

Comunidades Negras Rurais

Culturas Negras

Escravidão e Pós-Abolição

Etnobotanica

História da África

Negros e Educação

Raça e gênero.

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea

Líder(es):Sergio Augusto Franco Fernandes / Roberto Rivelino Evangelista da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4688111200775701

O Núcleo foi criado com o intuito de : 1- preparar os alunos de graduação para atividades de pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades teóricas que culminem na apresentação de artigos específicos sobre temas vinculados às nossas linhas de pesquisa; 2- servir de veículo de divulgação de pesquisas realizadas pelos membros do Núcleo. A criação de um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea se faz valer não somente pela importância das pesquisas filosóficas, mas também pelas inúmeras possibilidades de relacioná-las aos vários temas trabalhados pelos diferentes cursos oferecidos pelo CAHL, possibilitando, assim, além de um trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento institucional, discente e docente, vinculados ao exercício de atividades extracurriculares.

Linhas de Pesquisa

Filosofia Contemporânea

Filosofia Moderna.

 

Observatório Social da Juventude

Líder(es):Nilson Weisheimer / Denise Helena Pereira Laranjeira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9751721382394241

Linhas de Pesquisa

Juventude e Educação

Sociologia da Juventude.

 

Políticas públicas: desafios da gestão democrática

Líder(es):Maria Inês Caetano Ferreira / Marcia Cristina Rocha Costa

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1730680288062696

O grupo se compõe de equipe multidisciplinar, com o objetivo de refletir sobre as políticas públicas num contexto democrático, envolvendo participação social, opinião pública e mídia. Assim, a produção científica se volta para compreender as várias etapas das políticas, a partir da noção de bem comum, equidade e cidadania. Destacam-se as produções nas áreas de políticas sociais de saúde, educação e juventude. Os estudos visam produzir informação sobre o desenvolvimento de ações de governo nesses diferentes setores na região do Recôncavo da Bahia, buscando estabelecer diálogos com produções nacionais. Destaca-se o interesse na produção de conhecimento aplicado no local, por meio de ações de extensão.

Linhas de Pesquisa

Enquadramentos da saúde na mídia

Ensino médio no Recôncavo e os jovens estudantes: investigando aspectos inter e intra-escolares

O Programa Bolsa Família e educação: estudo de caso de um município do Recôncavo.

 

Práticas culturais, religiosidade e imaginário

Líder(es):Marco Antônio Nunes da Silva

Fabricio Lyrio Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0244853652172043

A linha tem como objetivo a atualização de discentes e pesquisadores na área de história religiosa, assim como despertar o interesse para a realização de pesquisas em história religiosa, do sentimento religioso e da religiosidade, bem como das relações entre cultura, religião e imaginário. O grupo de pesquisa Religião, Cultura e Sociedade abrange trabalhos que tenham como temas de interesse as práticas e discursos religiosos, as instituições, fenômenos e comportamentos religiosos, a partir de diferentes abordagens e perspectivas. Seu eixo central são os estudos dos processos históricos e sociais da religião, transcorridos no Brasil, do período colonial até a contemporaneidade.

Linhas de Pesquisa

Religião, cultura e sociedade.

 

Recôncavo Arqueológico

Líder(es): Carlos Costa / Sabrina Damasceno

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6620141491258218

O grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico tem como objetivo o desenvolvimento da Arqueologia nesta região, com a formação de novos profissionais, desenvolvimento de atividades de divulgação científica e Educação Patrimonial. O grupo poderá apoiar e prestar consultoria a atividades que possam impactar o patrimônio arqueológico da região, buscando soluções para a mitigação dos impactos negativos destas atividades lesivas.

Linhas de Pesquisa

Estudos cemiteriais no Recôncavo

Gestão do patrimônio arqueológico

Museu e Arqueologia

 

Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas

 

 ARCCO - Grupo de Estudos em Arte, Cultura e Comunicação

Líder(es):Juciara Maria Nogueira Barbosa

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5069870094487098

Promover estudos sobre a produção e utilização de imagens em diferentes contextos históricos; desenvolver pesquisas multidisciplinares privilegiando abordagens vinculadas à iconografia e à iconologia Imagem, arte, cultura e comunicação.

Linhas de Pesquisa

Imagem, arte, cultura e comunicação.

 

Organizações, gestão e políticas públicas

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4236634302517075

Líder(es) do grupo: Lys Maria Vinhaes Dantas/Edgilson Tavares de Araújo

Área predominante:Ciências Sociais Aplicadas; Administração

O grupo considera olhares estadocêntricos e racionalistas que concebem as políticas públicas como o governo em ação, com ênfase nas fases do policy cicle e seus subsistemas, bem como olhares sociocêntricos que concebem as policies enquanto processos multiatoriais voltados para o enfrentamento de problemas públicos e/ou oferta de bens/serviços públicos. Com abordagens diversas, tem como compromisso contribuir para o aprimoramento da gestão pública, das políticas públicas sociais e pela produção de conhecimentos sobre as populações locais, para a melhoria das condições de vida no território do Recôncavo da Bahia. Neste sentido, é regido por três princípios: 1) aproximação universidade- sociedade em torno dos problemas de pública relevância e suas possíveis alternativas de solução, buscando compartilhamento de saberes e democratização da universidade; 2) formação para a pesquisa e para a atuação implicada de estudantes de graduação e pós-graduação; e 3) compromisso com a res publica.

 

LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2127004146983074

Líder(es) do grupo: Simone Brandão Souza

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Serviço Social

O LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Curso de Serviço Social do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, foi criado em março de 2016 com o objetivo de pensar as existências lésbicas e seus processos de resistência nos diferentes espaços da sociedade e compreender as relações entre gênero, raça e sexualidade, numa perspectiva interseccional, de forma a produzir conhecimento crítico e promover ações de extensão em articulação com diferentes atores e espaços sociais e culturais.

 

Grupo de pesquisa e trabalho sobre envelhecimento populacional – GTENPO

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9732317152240013

Líder(es):Marcela Mary José da Silva /Roberio Marcelo Rodrigues Ribeiro

Área: Serviço Social

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Serviço Social

A discussão sobre o envelhecimento populacional tem ganhado visibilidade mas ainda tem poucas produções que deem visibilidade a sua magnitude no Brasil e na Bahia. As repercussões e múltiplas dimensões desse fenômeno merecem investigações mais capilarizadas. O Grupo já em uma trajetória de pesquisa e intervenções no campo do envelhecimento e através da associação com pesquisadores de outras instituições como a UFBA e a Associação Brasileira de Gerontologia, ampliará e aprofundará as diversas temáticas focando a região e o Estado. Produção de pesquisa na área de direitos da pessoa idosa e saúde da pessoa idosa. Construção do documentário "NO LUGAR DA MEMÓRIA". Pesquisa produzidas a partir da inserção no campo de extensão. Contemplado em dois PIBEX (2014-2015, 2016-2017) e um PIBIC (2016-2017). Realização de três seminários sobre envelhecimento populacional. (Cachoeira, Muritiba e Cruz das Almas).

 

Comunicação, Economia, Politica e Sociedade - CEPOS -Capitulo Cachoeira

Líder(es):Sergio Augusto Soares Mattos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9076092856631176

O grupo de pesquisa CEPOS- Capítulo Cachoeira tem como objetivo estudar a comunicação contemporânea, focando nos processos midiáticos e sua inserção na sociedade,a partir da perspectiva da Economia Política da Comunicação, que funciona como eixo estruturador de análise das investigações do grupo. Articulando-se com outros coletivos, estará permanentemente voltado ao estudo dos fenômenos comunicacionais, buscando o diálogo com grupos teóricos diversos e o contato com a sociedade por meio de debates e participações em espaços publicos.

Linhas de Pesquisa

Mídias e processos audiovisuais Estratégias Midiáticas e práticas comunicacionais.

 

Comunicação, identidades e memória

Líder(es):Hérica Lene Oliveira Brito

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2547207431394764

O objetivo é desenvolver pesquisas em torno dos conceitos de comunicação, identidade e memória. Os eixos temáticos a serem discutidos são: as dinâmicas identitárias e os processos comunicacionais; identidade e memória: o campo jornalístico e as mediações da identidade regional; identidade e modernidade: as "diásporas" e o lugar da cultura; a cultura local e sua interação com a mídia e o global; a memória como lugar de nutrição da identidade e da história; memória e hibridismo: articulação entre culturas regionais, nacionais e transnacionais; memória e história da imprensa e do jornalismo.

Linhas de Pesquisa

Comunicação e memória

Memória e história da imprensa.

 

Desenvolvimento Regional, Políticas Sociais, Turismo e Cultura

Líder(es):Lúcia Maria Aquino de Queiroz / Sida da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6939375970117801

Linhas de Pesquisa

Caminhos do Paraguaçu

Desenvolvimento Regional

Diagnóstico Cultural dos municípios de Cachoeira, Itaparica, Maragogipe, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Félix, Saubara

Envelhecimento e políticas sociais

Levantamento Preliminar do Inventário Nacional de Referências Culturais dos municípios de Cachoeira, Itaparica, Maragogipe, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Félix, Saubara

Mãos que modelam o barro

Serviço Social, Trabalho, Formação Profissional.

 

CIPÓS - Grupo de Estudos e Pesquisa - Cidadania e Políticas Sociais

Líder(es):Heleni Duarte Dantas de Ávila / Jucileide Ferreira do Nascimento

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6031141155373846

O Grupo de Estudos e Pesquisa - Cidadania e Políticas Sociais - CIPÓS, surgiu em abril de 2012 a partir da necessidade de discutir e aprofundar conhecimentos acerca dos seguintes temas: estado, sociedade civil, hegemonia, contra-hegemonia e bloco histórico com discentes do curso de Serviço Social da UFRB. O grupo tem como objeto de estudo políticas sociais (política de saúde, política de assistência social e política de drogas) e como teórico central, Antonio Gramsci. Entendendo a pesquisa como um CIPÓ que ajuda a alcançar galhos cada vez mais altos, buscando sempre novas possibilidades de estudos e pesquisas.

Linhas de Pesquisa

Análise da institucionalização e democratização dos conselhos munipais de saúde do Recôncavo baiano

Desatando nós e criando laços - conselhos de saúde nos municípios de Cachoeira e São Félix

Governança territorial no Brasil: Especificidades Institucionais, Lógicas Espaciais e Políticas de Desenvolvimento

Perfil dos trabalhadores do SUAS

Uso de drogas entre universitários do CAHL.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo

Líder(es):Maria de Fatima Ferreira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0605386832993536

O grupo é multidisciplinar e reune pesquisadores das áreas de Comunicação, Jornalismo, Sociologia, Saúde e Meio Ambiente, que se dedicam aos estudos sobre gênero, ciência e tecnologia, mídias, divulgação científica, saúde, cultura e sociedade. Foi criado em abril/2010 e desenvolve as seguintes pesquisas: 1) Percepção Pública da C&T na cidade de Cachoeira/Ba; 2) Levantamento e análise dos jornais impressos existentes no arquivo público de Cachoeira e São Félix, Estado da Bahia. 3) Análise do Caderno “Ciência & Vida”, publicado aos domingos pelo Jornal A Tarde, na Bahia, no ano de 2008; 4) Análise do Blog http://cienciaevida.atarde.com.br, do Jornal A Tarde online, no ano de 2008.

Linhas de Pesquisa

Cultura Científica, Gênero e Jornalismo

Gênero e Ciência

Percepção Pública de Ciência e Tecnologia

Webjornalismo Científico Audiovisual na Bahia.

 

Grupo de Estudos da Mídia

Líder(es):José Péricles Diniz Bahia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9022892891797689

Estudos do fenômeno midiático em suas dimensões históricas, com ênfase ao contexto da imprensa e da atividade jornalística, seus veículos e personagens. O jornalismo regional e a imprensa comunitária em seus aspectos geopolíticos, estratégicos, logísticos e de linguagem. A mídia em seus diversos contextos tecnológicos, políticos, éticos e estéticos. O radiojornalismo enquanto linguagem específica da imprensa, em suas dimensões históricas, técnicas e sociopolíticas.

Linhas de Pesquisa

História da Mídia

Jornalismo Regional e Comunitário

Radiojornalismo.

 

Grupo de trabalho e pesquisa em serviço social na educação – GTSSEDU

Líder(es):Marcela Mary José da Silva / Tattiana Tessye Freitas da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2615796982603369

O Grupo de Pesquisa de Serviço Social na Educação - GTSSEDU da UFRB é fruto das ações de extensão e de mobilização social oriundas de Curso de Extensão sobre serviço social na educação. Atende às demandas de compreensão, estudos, pesquisas e efetivação da Política Pública de Educação enquanto direito social, investigando e socializando os resultados das ações que centram-se em todos os níveis da educação, reconhecendo todos os sujeitos envolvidos nesse processo como co-partícipes do processo de conhecer. As linhas de pesquisa representam a necessidade de produção de conhecimento na área e de aglutinação de sujeitos que pensam, atuam e desenvolvem processos profissionais na área de educação nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais. A educação é compreendida como produto histórico resultante dos enfrentamentos entre as demandas do capital e do trabalho o que caracteriza sua forma contemporânea de desigualdade no acesso, na permanência e na distribuição de equipamentos sociais da área.

Linhas de Pesquisa

Assistência Estudantil

Educação Popular e Serviço Social  

Escola, Família, Comunidade e Direitos Humanos

Espaços Sócio-ocupacionais, Educação, Projeto Ético Político       

Observatórios da Vida Docente e da Vida Escolar         

Política de Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

 

Núcleo de Estudos Sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Líder(es):Nilson Weisheimer

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9174182743014180

O trabalho do Grupo tem permitido estreitar a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com o Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura da a EMBRAPA, revelando ser este um dos principais meios de atingir a massa crítica necessária para o desenvolvimento da pesquisa ligada ao agronegócio regional. Além disso, o Grupo tem desenvolvido trabalhos de pesquisa na área de agricultura familiar, buscando avaliar a eficiência e a competitividade dos pequenos produtores rurais e a viabilidade sócio-econômica dos projetos de assentamento da reforma agrária. Especificamente, está se trabalhado na busca de sistemas de agricultura sustentável, procurando reduzir o emprego de agrotóxicos, conforme as preferências dos consumidores.

Linhas de Pesquisa

Agricultura familiar

Dinâmica e Organização do Agronegócio Fruticutura do Nordeste

Estratégias de Comercialização e Mercado

Intervenções Públicas no Meio Rural

Mudança Técnica, Relação de Trabalho e Questões de Gênero.

 

Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA)

Líder(es):Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho / Angelita Maria Bogado 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3461915124220907

O grupo tem atuação em campos relativos ao universo da comunicação e das artes, desenvolvendo estudos que se voltam para o enlace das experiências associadas às suas expressões (estéticas, culturais e políticas). A experiência, com sua dimensão pragmático-performativa, é capaz de construir/exprimir subjetividades na cultura contemporânea e reorganizar regimes de visibilidade instituídos nos processos sociais.

Linhas de Pesquisa

História e Estética: ausências, percepção e sentido

Espaços em trânsito: entrelugar e formas de passagem (hibridismo e limiar) 

 

Percurso Expográfico, Pesquisa, Patrimônio e Memória

Líder(es):Patrícia Verônica Pereira dos Santos / Sura Souza Carmo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4982979651819565

O Grupo de pesquisa Percurso Expográfico, Pesquisa, Patrimônio e Memória tem por objetivos a Comunicação Museológica, a pesquisa Histórica e suas relações com cultura, patrimônio (material e imaterial) e memória. Buscamos em nossos espaços de debates despertar o interesse dos discentes das disciplinas Expologia, Expográfia e Exposição Curricular do Curso de Graduação em Museologia da UFRB para a realização de pesquisas com temas voltados para: discurso expográfico e análise de exposições museológicas a partir de diferentes espaços Expositivos, forma, objeto, luz, cor, cenografia e recursos gráficos e plásticos. Além da participação dos pesquisadores e estudantes em eventos acadêmicos temos como atividades permanentes o Projeto de Extensão I Percurso Expográfico (Registro PROEXT nº:12104/2013-UFRB) que em sua primeira edição teve por visita técnica o Memorial da cidade de Igatu, na cidade de Igatu; O Museu e Parque Sempre Viva, Museu Vivo do Garimpo e Museu da Cidade de Mucugê na Chapada.

Linhas de Pesquisa

Comunicação Museológica

Pesquisa.

 

Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional

Líder(es):Lúcia Maria Aquino de Queiroz / Albany Mendonca Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4870934710660195

Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Recôncavo

Linhas de Pesquisa

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Mangabeira

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Cruz das Almas

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Santo Amaro

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no São Gonçalo

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano nos municípios de Cachoeira e São Félix

Formação Profissional x Exercício Profissional

Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional

Trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social no Recôncavo.

 

TelenS - Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade

Líder(es):Jussara Peixoto Maia / Daniela Abreu Matos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9389363897373594

TelenS - Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade O Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade (TelenS) analisa e elabora produções jornalísticas, considerando seus componentes internos e formas expressivas, em articulação com formações sociais, histórica e culturalmente constituídas. A partir de referenciais teóricos e metodológicos dos estudos culturais, as atividades de pesquisa e extensão têm como objetivo a construção de conhecimento sobre a relação entre produtos culturais e o complexo funcionamento social, com a identificação de mediações do cotidiano que expressam e consolidam os processos de hegemonia, na sociedade contemporânea

Linhas de Pesquisa

Comunicação, Cultura e Sociedade

Cultura e Juventude

Política, cultura e mídia

Telejornalismo e entretenimento.

 

TRAPPOS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais

Líder(es):Silvia de Oliveira Pereira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5660198551651893

Segmentos populacionais historicamente vulnerabilizados constroem, a partir de um lugar de suposta invisibilidade, estratégias distintas de enfrentamento da condição de submissão estabelecendo formas de protagonismo e materialização de direitos. O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais (TRAPPOS) se propõe a desenvolver estudos, pesquisa e projetos de extensão que envolvam política social e os espaços de participação de sujeitos sociais e suas lutas emancipatórias. Intenta-se produzir conhecimento sobre Política Social a partir da perspectiva desses sujeitos e suas trajetórias. O Grupo inicialmente abraça as temáticas da Pessoa com Deficiência e de Saúde Mental, abrindo-se posteriormente para outros tantos temas correlatos.

Linhas de Pesquisa

Pessoa com Deficiência

Saúde Mental

 

Área de Conhecimento Linguistica, Letras e Artes

 

 GAAP - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio

Líder(es):Xavier Gilles Vatin / Danillo Silva Barata

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6524904905853594

Propõe o estudo, pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio. Nesse sentido, busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para promover a prática da inter-territorialidade através da pesquisa e extensão nos campos da arte e ciências humanas: Artes Visuais, Cinema, Música, Museologia, Filosofia, Audiovisual, Arquitetura, Design, Conservação e Restauro. Espaço de experiências artísticas, metodologicamente informadas nas linhas de investigação criativa em processos artísticos e em projetos de pesquisa de caráter discursivo, cujas práticas ressignificam as atividades estéticas no campo simbólico. As atividades artísticas e científicas do grupo se estenderão à comunidade em geral, na forma de produções científicas nos campos das investigações da Arte, Audiovisual e do Patrimônio.

Linhas de Pesquisa

História, Teoria, Crítica e Curadoria das artes

Processos Artísticos

Teoria, análise e crítica do cinema e do audiovisual.

 

Grupo de Estudos e Práticas em Documentário

Líder(es):Amaranta Emília Cesar dos Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3865262780279865

Investigação das relações culturais que atravessam o domínio do documentário. Análise de produções contemporâneas e investigação de práticas em documentário.

Linhas de Pesquisa

Documentário e cultura

Práticas e estéticas do documentário contemporâneo.

 

LACIS - Laboratório de Análise e Criação em Imagem e Som

Líder(es):Fernanda Aguiar Carneiro Martins

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1522564049755160

Sétima arte, o cinema traz em si um rico legado de criação em imagens e sons. O Laboratório de Análise e Criação em Imagens e Sons - LACIS tem como objetivo investigar, refletir e analisar as imagens moventes - sem perder de vista a herança das imagens fixas, pintura e fotografia. Propõe-se igualmente a estudar o som em suas múltiplas relações com a imagem, o cinema sendo, por natureza, um fenômeno áudio(verbo)visual, cuja banda sonora se constitui de música, fala e ruídos, sem esquecer a voz e até mesmo o silêncio com todo o seu poder expressivo. O gosto pela investigação e pela descoberta deve guiar o presente grupo de pesquisa, que pretende muito contribuir e fazer avançar a Análise Fílmica, sempre atento aos horizontes teóricos para os quais a prática analítica aponta. A fim de propiciar um melhor aprofundamento, o LACIS se dedica à criação, que se exerce enquanto laboratório, em exercícios de pura experimentação.

Linhas de Pesquisa

Análise da Imagem

Análise do Som

Cinema Experimental e de Vanguarda

Estudos Deleuzianos.

 

Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia

Líder(es):Guilherme Sarmiento da Silva / Roberto Lyrio Duarte Guimarães

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1939825982943769

O Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia consiste num espaço de discussão, pesquisa e exercício da prática textual e de sua funcionalidade como um produto de cena, levando em consideração tanto o público quanto os meios onde a expressão dramatúrgica encontra sua forma final. Pretende-se com o núcleo acolher pesquisadores que tenham os mais diversos interesses na área, desde estudiosos em narratologia, preocupados em analisar as estruturas básicas de uma história, a profissionais mais focados na vivência da encenação, como atores, cenógrafos e figurinistas.

Linhas de Pesquisa

Dramaturgia.

 

[Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais

Líder(es):Ana Valécia Araújo Ribeiro / Carolina Fialho Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9053729042338869

O grupo articula atividades de pesquisa e extensão que envolvem a imagem contemporânea nas artes visuais e suas relações com as outras artes e outros campos de conhecimentos da cultura. Ao fortalecer a reflexão e produção artística no Recôncavo, a partir da atuação do curso de Artes Visuais da UFRB na comunidade da região, o grupo de pesquisa [Re]image busca traçar linhas de conexões nacionais e internacionais que promovam o diálogo sobre a poética e estética contemporânea nas diferentes linguagens artísticas (desenho, gravura, pintura, escultura, performance, instalação, intervenção, fotografia, videoarte, animação, design, webart, multimídia, arte interativa) e suas recontextualizações no cenário atual, bem como suas transformações na cultura digital nas relações estabelecidas entre a arte, ciência e tecnologia. A partir de um trabalho teórico e prático, o grupo se propõe a repensar, reler, reeditar, recriar, e ressignificar o processo de criação e recepção da imagem contemporânea.

Linhas de Pesquisa

Arte e tecnologia

Artes Visuais e Patrimônio

Espaço e estética na arte contemporânea

Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital

Poéticas e processos artísticos contemporâneos

Teoria, história e crítica da arte

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página