Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

 

Lista de Grupos de pesquisa atualizadas acesse  aqui

 

 

Área de Conhecimento Ciências Humanas

 

Corpo e Cultura

Líder(es):Renata Pitombo Cidreira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8428295513059845

O presente grupo reúne professores e alunos dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ementa:Considerando-se os diversos níveis de articulação que envolvem a compreensão do corpo, como instância significativa, em suas modulações e aspectos interseccionais, podemos observar que, a despeito do relativo acúmulo que a produção acadêmica tem realizado, destaca-se a necessidade de aprofundamento de investigações que incorporem sensibilidade crítica e teórica para os modos de experimentações e vivências corporais, em contextos diversos. São de interesse do Grupo os estudos de gênero, os modos sociais de exercício da sexualidade; a relação entre corpo, gerações e estilo de vida; as disposições sociais que produzem o corpo vulnerabilizado de mulheres, negros e dissidentes sexuais; as políticas visuais da corporeidade e sua interação com o universo das mercadorias e com o campo cultural-artístico; bem como a performatividade corporal.

Linhas de Pesquisa

Corpo e expressão

Corpo e política

 

Corpo, Socialização e Expressões Culturais

Líder(es):Maria Salete de Souza Nery / Wilson Rogerio Penteado Junior

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1210806096702680

Este grupo de pesquisa visa, a partir da articulação dos olhares e procedimentos da sociologia, antropologia e ciência política, aprofundar as discussões acerca da triangulação corpo, socialização e expressões culturais, ponto nevrálgico e, ao mesmo tempo, problemático campo de estudos das ciências sociais. Deste modo, busca a constituição de uma rede de pesquisadores em torno da temática e proporcionar, por um lado, trabalhos com debate teórico e metodológico qualificado e, por outro, propostas de extensão de caráter diversificado que estreitem a relação universidade e comunidade e funcionem como propostas de intervenção, quando for cabível.

Linhas de Pesquisa

Consumo, Arte e Moda

Corpo, Biologia e Política

Cultura popular, festejos e rituais.

 

A Bahia e o Império: Política e Sociedade (1808-1850)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8465010489296923

Líder(es) do grupo: Sérgio Armando Diniz Guerra Filho ui-button

Área predominante:

Ciências Humanas; História

Áreas de atuação:

Ensino de História

História do Brasil Colônia

História do Brasil Império

História Regional do Brasil

Métodos e Técnicas de Ensino

 

HIMEB - História e Memória da Educação Brasileira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5311040346264269

Líder(es) do grupo: Solyane Silveira Lima

Área predominante:Ciências Humanas; Educação

A proposta do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação Brasileira - HIMEB" é fomentar a produção de estudos e pesquisas no âmbito da História da Educação, através da sistematização do conhecimento, do intercâmbio institucional e da socialização dos resultados obtidos, com vista ao fortalecimento desse campo, tanto a nível local como nacional.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Interdisciplinaridade e Formação de Professores

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5832310475916710

Líder(es) do grupo: Carla Carolina Costa da Nova

Área predominante:

Ciências Humanas; Educação

Desenvolver atividades de estudos, pesquisas e extensão que viabilizem o aprofundamento nas áreas de Currículo, Interdisciplinariedade e Formação de Professores, para a reflexão, produção de conhecimento, compartilhamento com a comunidade acadêmica e do Recôncavo e o aprimoramento da prática pedagógica na universidade e na educação básica, vislumbrando a possibilidade de um intercâmbio entre diversos campos de estudo Pretende-se a formação de uma equipe para agir sobre a realidade educacional, fomentar o interesse dos estudantes na universidade em torno da formação inicial universitária e dos docentes da universidade para as temáticas priorizadas pelo grupo. Construir um espaço diferenciado, um ambiente em que docentes e discentes das mais diversas áreas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB possam se encontrar para realização de um mesmo trabalho. Assim, cada um com a sua especificidade e interagindo para a realização de um trabalho comum, contribuirá para o desenvolvimento.

 

Educação, Sociedade e Diversidade

Líder(es):Luis Flávio Reis Godinho / Susana Couto Pimentel

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3415655113971137

O Laboratório de Diversidade, Educação, História e Cultura - LaDEHC, caracteriza-se pela reunião de pesquisadores/as interessados/as em questões voltadas ao desenvolvimento da pesquisa e extensão no campo das Relações Étnico-Raciais. Sediado no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da UFF, os estudos se dão a partir de múltiplas perspectivas: Educação, Ciências Sociais, Filosofia e História, cujo enfoque incide sobre questões voltadas à Formação inicial e continuada de Professores; Relação Escola-Família; Etnia; Gênero; Patrimônio e Cultura Popular; Religião e religiosidade; Escravidão; História das Ciências.

Linhas de Pesquisa

Educação, Diversidade e Inclusão

Educação, sociedade e cultura.

 

Gênero, raça e subalternidade

Líder(es):Angela Lucia Silva Figueiredo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6697423076212818

Criado em 2011, o Coletivo Ângela Davis - Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça e Subalternidade objetiva: 1) refletir sobre as implicações da intersecção de gênero, raça e classe em fenômenos e contextos socioculturais distintos; 2) produzir subsídios teóricos à compreensão dos mecanismos que fundamentam o processo de exclusão das mulheres negras, minorias sexuais e outros grupos subalternizados, assim como as formas de resistência por eles engendradas. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolve pesquisas e ações ensino e extensão que recobrem um amplo espectro temático: Saúde, Políticas Públicas, Sexualidades, Violência, Educação, Cibercultura. O Grupo integra a Rede Interinstitucional de Estudos sobre Gênero, Raça e Sexualidade - REGRAS.

Linhas de Pesquisa

Gênero, cidadania e sexualidade

Identidade, gênero e desigualdades.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade (GEPPS)

Líder(es):Maurício Ferreira da Silva / Silvio Cesar Oliveira Benevides

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9727225662547677

Linhas de Pesquisa

Arte, comunicação e política

Comportamento e participação política

Poder e Desenvolvimento

 

Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais, Educação Patrimonial e Ensino de História

Líder(es):Martha Rosa Figueira Queiroz

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1847666401079481

Repercutir e difundir estudos, pesquisas e ações de extensão que captem e valorizem conhecimentos produzidos pelas populações negras brasileiras, compreendendo-os como insumos e referências para a produção de conhecimentos.

Linhas de Pesquisa

Educação em diferentes ambientes de aprendizagem

Educação Patrimonial, Ensino de História, linguagens e práticas culturais afro-brasileiras.

História da África na educação básica.

Movimentos negros, povos e comunidades tradicionais: história, memória e resistência.

Políticas públicas em educação e cultura.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas GEPM

Líder(es): Rosana Soares

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2344424139156424

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas surgiu como iniciativa de professores dos cursos de Ciências Sociais, História, Serviço Social e Comunicação do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Sua proposta é realizar estudos sobre aspectos diversos da práxis política e teórica de Karl Marx, contextualizando historicamente sua obra em meio aos embates e dilemas do movimento operário de sua época. O grupo também se propõe a aprofundar a discussão sobre o método materialista histórico dialético e a pertinência das categorias marxistas para compreender o mundo atual e as especificidades da formação social brasileira e latino americana. Outro objetivo do grupo é o de estimular pesquisas originais que se utilizem do referencial teórico e metodológico de Karl Marx e outros teóricos marxistas, para compreender os diversos fenômenos, sociais, políticos, econômicos e culturais sob o ponto de vista da realidade concreta percebida como uma totalidade complexa de modo que as especialidades disciplinares da Antropologia, da Ciência Política da História, da Sociologia, e do Serviço Social sejam integradas pelo caráter eminentemente crítico-prático do método adotado. Por fim, o grupo se organiza em três linhas de pesquisa, a primeira delas sendo referente especificamente a Karl Marx e Friedrich Engels e as outras duas, respectivamente, à investigação das diferentes tradições marxistas e do marxismo no Brasil e na América Latina.

Linhas de pesquisa

Marxismo e Trabalho na Sociedade Contemporânea    

Marxismo, política, cultura e mídia

O marxismo na América Latina.

 

Memória, processos identitários e territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO)

Líder(es):Ana Paula Comin de Carvalho / Suzana Moura Maia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6295819533451764

O grupo de pesquisa “Memória, Processos identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia” surgiu da iniciativa de um conjunto de professores do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB preocupado em desenvolver estudos sobre a realidade sócio-cultural e política desta região do estado. Neste sentido, o grupo tem como objetivos: 1) Desenvolver e divulgar pesquisas relacionadas às temáticas de memória, identidade e território produzidas no âmbito das Ciências Sociais; 2) Propiciar a formação de estudantes de graduação e pós-graduação. O campo prioritário das investigações é o Recôncavo da Bahia, podendo se estender para outras localidades e regiões nas situações em que os objetos de pesquisa assim o requeiram.

Linhas de Pesquisa

Memória, Identidade e Patrimônio Cultural

Povos e Comunidades Tradicionais.

 

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia

Líder(es):Antonio Liberac Cardoso Simoes Pires / Rosy de Oliveira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2509379181832916

O Grupo de Pesquisa reune professores especializados em estudos sobre a presença negra. O grupo de Pesquisa é formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, propiciando ações interdisciplinares. As principais formas de ação estão vinculadas a premiação no Programa Uniafro do Ministério da Educação,envolvendo publicações e cursos de especialização. O grupo de pesquisa realizou varias publicações e está inserida nos cursos de pós-graduação da UFRB. O grupo mantém diversas ações com outros grupos e é filiado a associação dos NEABs do Brasil. Realizamos cerca de 25 publicações, organizamos uma especialização e um curso de mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos indígenas.

Linhas de Pesquisa

Comunidades Negras Rurais

Culturas Negras

Escravidão e Pós-Abolição

Etnobotanica

História da África

Negros e Educação

Raça e gênero.

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea

Líder(es):Sergio Augusto Franco Fernandes / Roberto Rivelino Evangelista da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4688111200775701

O Núcleo foi criado com o intuito de : 1- preparar os alunos de graduação para atividades de pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades teóricas que culminem na apresentação de artigos específicos sobre temas vinculados às nossas linhas de pesquisa; 2- servir de veículo de divulgação de pesquisas realizadas pelos membros do Núcleo. A criação de um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea se faz valer não somente pela importância das pesquisas filosóficas, mas também pelas inúmeras possibilidades de relacioná-las aos vários temas trabalhados pelos diferentes cursos oferecidos pelo CAHL, possibilitando, assim, além de um trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento institucional, discente e docente, vinculados ao exercício de atividades extracurriculares.

Linhas de Pesquisa

Filosofia Contemporânea

Filosofia Moderna.

 

Observatório Social da Juventude

Líder(es):Nilson Weisheimer / Denise Helena Pereira Laranjeira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9751721382394241

Linhas de Pesquisa

Juventude e Educação

Sociologia da Juventude.

 

Políticas públicas: desafios da gestão democrática

Líder(es):Maria Inês Caetano Ferreira / Marcia Cristina Rocha Costa

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1730680288062696

O grupo se compõe de equipe multidisciplinar, com o objetivo de refletir sobre as políticas públicas num contexto democrático, envolvendo participação social, opinião pública e mídia. Assim, a produção científica se volta para compreender as várias etapas das políticas, a partir da noção de bem comum, equidade e cidadania. Destacam-se as produções nas áreas de políticas sociais de saúde, educação e juventude. Os estudos visam produzir informação sobre o desenvolvimento de ações de governo nesses diferentes setores na região do Recôncavo da Bahia, buscando estabelecer diálogos com produções nacionais. Destaca-se o interesse na produção de conhecimento aplicado no local, por meio de ações de extensão.

Linhas de Pesquisa

Enquadramentos da saúde na mídia

Ensino médio no Recôncavo e os jovens estudantes: investigando aspectos inter e intra-escolares

O Programa Bolsa Família e educação: estudo de caso de um município do Recôncavo.

 

Práticas culturais, religiosidade e imaginário

Líder(es):Marco Antônio Nunes da Silva

Fabricio Lyrio Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0244853652172043

A linha tem como objetivo a atualização de discentes e pesquisadores na área de história religiosa, assim como despertar o interesse para a realização de pesquisas em história religiosa, do sentimento religioso e da religiosidade, bem como das relações entre cultura, religião e imaginário. O grupo de pesquisa Religião, Cultura e Sociedade abrange trabalhos que tenham como temas de interesse as práticas e discursos religiosos, as instituições, fenômenos e comportamentos religiosos, a partir de diferentes abordagens e perspectivas. Seu eixo central são os estudos dos processos históricos e sociais da religião, transcorridos no Brasil, do período colonial até a contemporaneidade.

Linhas de Pesquisa

Religião, cultura e sociedade.

 

Recôncavo Arqueológico

Líder(es): Carlos Costa / Sabrina Damasceno

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6620141491258218

O grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico tem como objetivo o desenvolvimento da Arqueologia nesta região, com a formação de novos profissionais, desenvolvimento de atividades de divulgação científica e Educação Patrimonial. O grupo poderá apoiar e prestar consultoria a atividades que possam impactar o patrimônio arqueológico da região, buscando soluções para a mitigação dos impactos negativos destas atividades lesivas.

Linhas de Pesquisa

Estudos cemiteriais no Recôncavo

Gestão do patrimônio arqueológico

Museu e Arqueologia

 

Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas

 

 ARCCO - Grupo de Estudos em Arte, Cultura e Comunicação

Líder(es):Juciara Maria Nogueira Barbosa

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5069870094487098

Promover estudos sobre a produção e utilização de imagens em diferentes contextos históricos; desenvolver pesquisas multidisciplinares privilegiando abordagens vinculadas à iconografia e à iconologia Imagem, arte, cultura e comunicação.

Linhas de Pesquisa

Imagem, arte, cultura e comunicação.

 

Organizações, gestão e políticas públicas

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4236634302517075

Líder(es) do grupo: Lys Maria Vinhaes Dantas/Edgilson Tavares de Araújo

Área predominante:Ciências Sociais Aplicadas; Administração

O grupo considera olhares estadocêntricos e racionalistas que concebem as políticas públicas como o governo em ação, com ênfase nas fases do policy cicle e seus subsistemas, bem como olhares sociocêntricos que concebem as policies enquanto processos multiatoriais voltados para o enfrentamento de problemas públicos e/ou oferta de bens/serviços públicos. Com abordagens diversas, tem como compromisso contribuir para o aprimoramento da gestão pública, das políticas públicas sociais e pela produção de conhecimentos sobre as populações locais, para a melhoria das condições de vida no território do Recôncavo da Bahia. Neste sentido, é regido por três princípios: 1) aproximação universidade- sociedade em torno dos problemas de pública relevância e suas possíveis alternativas de solução, buscando compartilhamento de saberes e democratização da universidade; 2) formação para a pesquisa e para a atuação implicada de estudantes de graduação e pós-graduação; e 3) compromisso com a res publica.

 

LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2127004146983074

Líder(es) do grupo: Simone Brandão Souza

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Serviço Social

O LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Curso de Serviço Social do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, foi criado em março de 2016 com o objetivo de pensar as existências lésbicas e seus processos de resistência nos diferentes espaços da sociedade e compreender as relações entre gênero, raça e sexualidade, numa perspectiva interseccional, de forma a produzir conhecimento crítico e promover ações de extensão em articulação com diferentes atores e espaços sociais e culturais.

 

Grupo de pesquisa e trabalho sobre envelhecimento populacional – GTENPO

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9732317152240013

Líder(es):Marcela Mary José da Silva /Roberio Marcelo Rodrigues Ribeiro

Área: Serviço Social

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Serviço Social

A discussão sobre o envelhecimento populacional tem ganhado visibilidade mas ainda tem poucas produções que deem visibilidade a sua magnitude no Brasil e na Bahia. As repercussões e múltiplas dimensões desse fenômeno merecem investigações mais capilarizadas. O Grupo já em uma trajetória de pesquisa e intervenções no campo do envelhecimento e através da associação com pesquisadores de outras instituições como a UFBA e a Associação Brasileira de Gerontologia, ampliará e aprofundará as diversas temáticas focando a região e o Estado. Produção de pesquisa na área de direitos da pessoa idosa e saúde da pessoa idosa. Construção do documentário "NO LUGAR DA MEMÓRIA". Pesquisa produzidas a partir da inserção no campo de extensão. Contemplado em dois PIBEX (2014-2015, 2016-2017) e um PIBIC (2016-2017). Realização de três seminários sobre envelhecimento populacional. (Cachoeira, Muritiba e Cruz das Almas).

 

Comunicação, Economia, Politica e Sociedade - CEPOS -Capitulo Cachoeira

Líder(es):Sergio Augusto Soares Mattos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9076092856631176

O grupo de pesquisa CEPOS- Capítulo Cachoeira tem como objetivo estudar a comunicação contemporânea, focando nos processos midiáticos e sua inserção na sociedade,a partir da perspectiva da Economia Política da Comunicação, que funciona como eixo estruturador de análise das investigações do grupo. Articulando-se com outros coletivos, estará permanentemente voltado ao estudo dos fenômenos comunicacionais, buscando o diálogo com grupos teóricos diversos e o contato com a sociedade por meio de debates e participações em espaços publicos.

Linhas de Pesquisa

Mídias e processos audiovisuais Estratégias Midiáticas e práticas comunicacionais.

 

Comunicação, identidades e memória

Líder(es):Hérica Lene Oliveira Brito

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2547207431394764

O objetivo é desenvolver pesquisas em torno dos conceitos de comunicação, identidade e memória. Os eixos temáticos a serem discutidos são: as dinâmicas identitárias e os processos comunicacionais; identidade e memória: o campo jornalístico e as mediações da identidade regional; identidade e modernidade: as "diásporas" e o lugar da cultura; a cultura local e sua interação com a mídia e o global; a memória como lugar de nutrição da identidade e da história; memória e hibridismo: articulação entre culturas regionais, nacionais e transnacionais; memória e história da imprensa e do jornalismo.

Linhas de Pesquisa

Comunicação e memória

Memória e história da imprensa.

 

Desenvolvimento Regional, Políticas Sociais, Turismo e Cultura

Líder(es):Lúcia Maria Aquino de Queiroz / Sida da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6939375970117801

Linhas de Pesquisa

Caminhos do Paraguaçu

Desenvolvimento Regional

Diagnóstico Cultural dos municípios de Cachoeira, Itaparica, Maragogipe, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Félix, Saubara

Envelhecimento e políticas sociais

Levantamento Preliminar do Inventário Nacional de Referências Culturais dos municípios de Cachoeira, Itaparica, Maragogipe, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Félix, Saubara

Mãos que modelam o barro

Serviço Social, Trabalho, Formação Profissional.

 

CIPÓS - Grupo de Estudos e Pesquisa - Cidadania e Políticas Sociais

Líder(es):Heleni Duarte Dantas de Ávila / Jucileide Ferreira do Nascimento

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6031141155373846

O Grupo de Estudos e Pesquisa - Cidadania e Políticas Sociais - CIPÓS, surgiu em abril de 2012 a partir da necessidade de discutir e aprofundar conhecimentos acerca dos seguintes temas: estado, sociedade civil, hegemonia, contra-hegemonia e bloco histórico com discentes do curso de Serviço Social da UFRB. O grupo tem como objeto de estudo políticas sociais (política de saúde, política de assistência social e política de drogas) e como teórico central, Antonio Gramsci. Entendendo a pesquisa como um CIPÓ que ajuda a alcançar galhos cada vez mais altos, buscando sempre novas possibilidades de estudos e pesquisas.

Linhas de Pesquisa

Análise da institucionalização e democratização dos conselhos munipais de saúde do Recôncavo baiano

Desatando nós e criando laços - conselhos de saúde nos municípios de Cachoeira e São Félix

Governança territorial no Brasil: Especificidades Institucionais, Lógicas Espaciais e Políticas de Desenvolvimento

Perfil dos trabalhadores do SUAS

Uso de drogas entre universitários do CAHL.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo

Líder(es):Maria de Fatima Ferreira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0605386832993536

O grupo é multidisciplinar e reune pesquisadores das áreas de Comunicação, Jornalismo, Sociologia, Saúde e Meio Ambiente, que se dedicam aos estudos sobre gênero, ciência e tecnologia, mídias, divulgação científica, saúde, cultura e sociedade. Foi criado em abril/2010 e desenvolve as seguintes pesquisas: 1) Percepção Pública da C&T na cidade de Cachoeira/Ba; 2) Levantamento e análise dos jornais impressos existentes no arquivo público de Cachoeira e São Félix, Estado da Bahia. 3) Análise do Caderno “Ciência & Vida”, publicado aos domingos pelo Jornal A Tarde, na Bahia, no ano de 2008; 4) Análise do Blog http://cienciaevida.atarde.com.br, do Jornal A Tarde online, no ano de 2008.

Linhas de Pesquisa

Cultura Científica, Gênero e Jornalismo

Gênero e Ciência

Percepção Pública de Ciência e Tecnologia

Webjornalismo Científico Audiovisual na Bahia.

 

Grupo de Estudos da Mídia

Líder(es):José Péricles Diniz Bahia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9022892891797689

Estudos do fenômeno midiático em suas dimensões históricas, com ênfase ao contexto da imprensa e da atividade jornalística, seus veículos e personagens. O jornalismo regional e a imprensa comunitária em seus aspectos geopolíticos, estratégicos, logísticos e de linguagem. A mídia em seus diversos contextos tecnológicos, políticos, éticos e estéticos. O radiojornalismo enquanto linguagem específica da imprensa, em suas dimensões históricas, técnicas e sociopolíticas.

Linhas de Pesquisa

História da Mídia

Jornalismo Regional e Comunitário

Radiojornalismo.

 

Grupo de trabalho e pesquisa em serviço social na educação – GTSSEDU

Líder(es):Marcela Mary José da Silva / Tattiana Tessye Freitas da Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2615796982603369

O Grupo de Pesquisa de Serviço Social na Educação - GTSSEDU da UFRB é fruto das ações de extensão e de mobilização social oriundas de Curso de Extensão sobre serviço social na educação. Atende às demandas de compreensão, estudos, pesquisas e efetivação da Política Pública de Educação enquanto direito social, investigando e socializando os resultados das ações que centram-se em todos os níveis da educação, reconhecendo todos os sujeitos envolvidos nesse processo como co-partícipes do processo de conhecer. As linhas de pesquisa representam a necessidade de produção de conhecimento na área e de aglutinação de sujeitos que pensam, atuam e desenvolvem processos profissionais na área de educação nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais. A educação é compreendida como produto histórico resultante dos enfrentamentos entre as demandas do capital e do trabalho o que caracteriza sua forma contemporânea de desigualdade no acesso, na permanência e na distribuição de equipamentos sociais da área.

Linhas de Pesquisa

Assistência Estudantil

Educação Popular e Serviço Social  

Escola, Família, Comunidade e Direitos Humanos

Espaços Sócio-ocupacionais, Educação, Projeto Ético Político       

Observatórios da Vida Docente e da Vida Escolar         

Política de Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

 

Núcleo de Estudos Sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Líder(es):Nilson Weisheimer

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9174182743014180

O trabalho do Grupo tem permitido estreitar a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com o Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura da a EMBRAPA, revelando ser este um dos principais meios de atingir a massa crítica necessária para o desenvolvimento da pesquisa ligada ao agronegócio regional. Além disso, o Grupo tem desenvolvido trabalhos de pesquisa na área de agricultura familiar, buscando avaliar a eficiência e a competitividade dos pequenos produtores rurais e a viabilidade sócio-econômica dos projetos de assentamento da reforma agrária. Especificamente, está se trabalhado na busca de sistemas de agricultura sustentável, procurando reduzir o emprego de agrotóxicos, conforme as preferências dos consumidores.

Linhas de Pesquisa

Agricultura familiar

Dinâmica e Organização do Agronegócio Fruticutura do Nordeste

Estratégias de Comercialização e Mercado

Intervenções Públicas no Meio Rural

Mudança Técnica, Relação de Trabalho e Questões de Gênero.

 

Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA)

Líder(es):Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho / Angelita Maria Bogado 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3461915124220907

O grupo tem atuação em campos relativos ao universo da comunicação e das artes, desenvolvendo estudos que se voltam para o enlace das experiências associadas às suas expressões (estéticas, culturais e políticas). A experiência, com sua dimensão pragmático-performativa, é capaz de construir/exprimir subjetividades na cultura contemporânea e reorganizar regimes de visibilidade instituídos nos processos sociais.

Linhas de Pesquisa

História e Estética: ausências, percepção e sentido

Espaços em trânsito: entrelugar e formas de passagem (hibridismo e limiar) 

 

Percurso Expográfico, Pesquisa, Patrimônio e Memória

Líder(es):Patrícia Verônica Pereira dos Santos / Sura Souza Carmo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4982979651819565

O Grupo de pesquisa Percurso Expográfico, Pesquisa, Patrimônio e Memória tem por objetivos a Comunicação Museológica, a pesquisa Histórica e suas relações com cultura, patrimônio (material e imaterial) e memória. Buscamos em nossos espaços de debates despertar o interesse dos discentes das disciplinas Expologia, Expográfia e Exposição Curricular do Curso de Graduação em Museologia da UFRB para a realização de pesquisas com temas voltados para: discurso expográfico e análise de exposições museológicas a partir de diferentes espaços Expositivos, forma, objeto, luz, cor, cenografia e recursos gráficos e plásticos. Além da participação dos pesquisadores e estudantes em eventos acadêmicos temos como atividades permanentes o Projeto de Extensão I Percurso Expográfico (Registro PROEXT nº:12104/2013-UFRB) que em sua primeira edição teve por visita técnica o Memorial da cidade de Igatu, na cidade de Igatu; O Museu e Parque Sempre Viva, Museu Vivo do Garimpo e Museu da Cidade de Mucugê na Chapada.

Linhas de Pesquisa

Comunicação Museológica

Pesquisa.

 

Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional

Líder(es):Lúcia Maria Aquino de Queiroz / Albany Mendonca Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4870934710660195

Analisar o mercado de trabalho dos assistentes sociais no Recôncavo

Linhas de Pesquisa

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Mangabeira

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Cruz das Almas

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no município de Santo Amaro

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano no São Gonçalo

Caracterização do trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social na região do Recôncavo Baiano nos municípios de Cachoeira e São Félix

Formação Profissional x Exercício Profissional

Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional

Trabalho e Mercado de Trabalho do assistente social no Recôncavo.

 

TelenS - Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade

Líder(es):Jussara Peixoto Maia / Daniela Abreu Matos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9389363897373594

TelenS - Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade O Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade (TelenS) analisa e elabora produções jornalísticas, considerando seus componentes internos e formas expressivas, em articulação com formações sociais, histórica e culturalmente constituídas. A partir de referenciais teóricos e metodológicos dos estudos culturais, as atividades de pesquisa e extensão têm como objetivo a construção de conhecimento sobre a relação entre produtos culturais e o complexo funcionamento social, com a identificação de mediações do cotidiano que expressam e consolidam os processos de hegemonia, na sociedade contemporânea

Linhas de Pesquisa

Comunicação, Cultura e Sociedade

Cultura e Juventude

Política, cultura e mídia

Telejornalismo e entretenimento.

 

TRAPPOS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais

Líder(es):Silvia de Oliveira Pereira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5660198551651893

Segmentos populacionais historicamente vulnerabilizados constroem, a partir de um lugar de suposta invisibilidade, estratégias distintas de enfrentamento da condição de submissão estabelecendo formas de protagonismo e materialização de direitos. O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais (TRAPPOS) se propõe a desenvolver estudos, pesquisa e projetos de extensão que envolvam política social e os espaços de participação de sujeitos sociais e suas lutas emancipatórias. Intenta-se produzir conhecimento sobre Política Social a partir da perspectiva desses sujeitos e suas trajetórias. O Grupo inicialmente abraça as temáticas da Pessoa com Deficiência e de Saúde Mental, abrindo-se posteriormente para outros tantos temas correlatos.

Linhas de Pesquisa

Pessoa com Deficiência

Saúde Mental

 

Área de Conhecimento Linguistica, Letras e Artes

 

 GAAP - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio

Líder(es):Xavier Gilles Vatin / Danillo Silva Barata

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6524904905853594

Propõe o estudo, pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio. Nesse sentido, busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para promover a prática da inter-territorialidade através da pesquisa e extensão nos campos da arte e ciências humanas: Artes Visuais, Cinema, Música, Museologia, Filosofia, Audiovisual, Arquitetura, Design, Conservação e Restauro. Espaço de experiências artísticas, metodologicamente informadas nas linhas de investigação criativa em processos artísticos e em projetos de pesquisa de caráter discursivo, cujas práticas ressignificam as atividades estéticas no campo simbólico. As atividades artísticas e científicas do grupo se estenderão à comunidade em geral, na forma de produções científicas nos campos das investigações da Arte, Audiovisual e do Patrimônio.

Linhas de Pesquisa

História, Teoria, Crítica e Curadoria das artes

Processos Artísticos

Teoria, análise e crítica do cinema e do audiovisual.

 

Grupo de Estudos e Práticas em Documentário

Líder(es):Amaranta Emília Cesar dos Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3865262780279865

Investigação das relações culturais que atravessam o domínio do documentário. Análise de produções contemporâneas e investigação de práticas em documentário.

Linhas de Pesquisa

Documentário e cultura

Práticas e estéticas do documentário contemporâneo.

 

LACIS - Laboratório de Análise e Criação em Imagem e Som

Líder(es):Fernanda Aguiar Carneiro Martins

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1522564049755160

Sétima arte, o cinema traz em si um rico legado de criação em imagens e sons. O Laboratório de Análise e Criação em Imagens e Sons - LACIS tem como objetivo investigar, refletir e analisar as imagens moventes - sem perder de vista a herança das imagens fixas, pintura e fotografia. Propõe-se igualmente a estudar o som em suas múltiplas relações com a imagem, o cinema sendo, por natureza, um fenômeno áudio(verbo)visual, cuja banda sonora se constitui de música, fala e ruídos, sem esquecer a voz e até mesmo o silêncio com todo o seu poder expressivo. O gosto pela investigação e pela descoberta deve guiar o presente grupo de pesquisa, que pretende muito contribuir e fazer avançar a Análise Fílmica, sempre atento aos horizontes teóricos para os quais a prática analítica aponta. A fim de propiciar um melhor aprofundamento, o LACIS se dedica à criação, que se exerce enquanto laboratório, em exercícios de pura experimentação.

Linhas de Pesquisa

Análise da Imagem

Análise do Som

Cinema Experimental e de Vanguarda

Estudos Deleuzianos.

 

Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia

Líder(es):Guilherme Sarmiento da Silva / Roberto Lyrio Duarte Guimarães

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1939825982943769

O Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia consiste num espaço de discussão, pesquisa e exercício da prática textual e de sua funcionalidade como um produto de cena, levando em consideração tanto o público quanto os meios onde a expressão dramatúrgica encontra sua forma final. Pretende-se com o núcleo acolher pesquisadores que tenham os mais diversos interesses na área, desde estudiosos em narratologia, preocupados em analisar as estruturas básicas de uma história, a profissionais mais focados na vivência da encenação, como atores, cenógrafos e figurinistas.

Linhas de Pesquisa

Dramaturgia.

 

[Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais

Líder(es):Ana Valécia Araújo Ribeiro / Carolina Fialho Silva

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9053729042338869

O grupo articula atividades de pesquisa e extensão que envolvem a imagem contemporânea nas artes visuais e suas relações com as outras artes e outros campos de conhecimentos da cultura. Ao fortalecer a reflexão e produção artística no Recôncavo, a partir da atuação do curso de Artes Visuais da UFRB na comunidade da região, o grupo de pesquisa [Re]image busca traçar linhas de conexões nacionais e internacionais que promovam o diálogo sobre a poética e estética contemporânea nas diferentes linguagens artísticas (desenho, gravura, pintura, escultura, performance, instalação, intervenção, fotografia, videoarte, animação, design, webart, multimídia, arte interativa) e suas recontextualizações no cenário atual, bem como suas transformações na cultura digital nas relações estabelecidas entre a arte, ciência e tecnologia. A partir de um trabalho teórico e prático, o grupo se propõe a repensar, reler, reeditar, recriar, e ressignificar o processo de criação e recepção da imagem contemporânea.

Linhas de Pesquisa

Arte e tecnologia

Artes Visuais e Patrimônio

Espaço e estética na arte contemporânea

Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital

Poéticas e processos artísticos contemporâneos

Teoria, história e crítica da arte

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página