Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

16-17/11/2020 - XIV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

O Centro de Ciências Agárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a toda comunidade acadêmica a realização da XIV edição do Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, qu será realizado entre 09 e 27 de novembro de 2020. O evento acontece virtualmente, com transmissão pela TV UFRB.

Nessa edição, que coaduna com a Comemoração dos 15 anos da UFRB e a criação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, a partir do tema “Nossos passos vêm de longe...” E vão além!, pretende-se fomentar o debate, destacar as ações pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo e possibilitar à comunidade acadêmica e sociedade, em geral, reflexões acerca da importância das ações afirmativas para a consolidação da equidade e da justiça social no país.

As inscrições, submissão de trabalhos, e mais informações devem ser realizadas no site: https://www.ufrb.edu.br/propaae/forum/

16 e 17 11

No CCAAB o evento será realizado nos dias 16 e 17/11 com a seguinte programação:

Dia 16/11

8:30h. Abertura 

9-11h - Mesa 1. O Racismo Ambiental em suas diversas perspectivas

Palestrantes:

  • Samyr Ferreira Santos. (Samyr Uhuru), Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRB, Discente do PPGCS/UFRB, membro do Núcleo Akofena/UFRB, membro do Grupo de Pesquisa Memória, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia - MITO/UFRB e Pesquisador do Projeto Entre Mares/Capes.
  • Dra. Juliana Neves Barros. Professora no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CCAAB/CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002).
  • Marcos Bandeira. Mestrando em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017), Especialista em Educação Ambiental na modalidade Ead - UFBA/UAB, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2010), tendo como principais áreas de interesse: Educação, Trabalho e Sociedade.

Mediador(a): Vívian Libório de Almeida. Mulher negra, Engenheira Agrônoma, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Coordenadora técnica da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado da Bahia.

Intercalação Cultural: Grupo Educa Rap
Monitor: Hélen Alves

19-21h - Mesa 2. Racismo Cultural: Nos corre e experiências: branquitude, empreendedorismo e Hip-Hop

Palestrantes:

  • Manoel Uh Neto: Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB); Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB); graduado em Licenciatura em Filosofia (UFRB); Mestre de Cerimônia (MC); Articulador do Movimento Hip-Hop no Recôncavo da Bahia; Arte-Educador; Produtor Cultural; mobilizador comunitário.
  • Jorge Hilton; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), especialista em História das Culturas Afro-Brasileiras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Cientista Social pela UFBA. autor de 2 livros: "Bahia com H de Hip-Hop" e "Branquitude, Música Rap e Educação".
  • Dandara Lopes: Mulher negra. Antirracista. Empreendedora. Comunicóloga. Educadora. Poetisa. Integra a Rede Mundial de Empreendedores Étnicos – EMUNDE. Atua na coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia – SEPROMI

Mediador: Profa. Daniele Canedo. Daniele Pereira Canedo é gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Intercalação Cultural: Grupo Educa Rap. (Raissa Caldas)
Monitor: Roger Vance

Dia 17/11

9-11h - Mesa 3. Protagonismo Preto

Palestrantes:

  • Paulo Reis: Graduando em cinema e do mestrado, membro da coord. do MNU Recôncavo.
  • Claudio Lisboa: Graduado em Agroecologia e militante campesino.
  • Joyce Lopes: doutoranda, ex-Núcleo Akofena e pesquisadora de Branquitude e Branquidade.
  • Lucas Almeida: Jornalista, Cruz-Almense, atualmente apresentador da Tv Bahia. Foi vencedor do Prêmio Evidência na categoria Melhor Repórter Web, personalidade do ano de 2019 e foi homenageado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com o Prêmio 20 de Novembro.

Mediador: Tábata Figueredo: Pedagoga do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias.

Intercalação Cultural: Marcus - Samba de Roda.
Monitor: Marcus Silva

19-21h - Mesa 4. Enfrentando o racismo institucional: vozes pretas que não silenciam

Palestrantes:

  • Dra. Edilene M. Pereira - Fundação Visconde de Cairu
  • Dra. Marilene Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mediador(a): Profa. Eliene dos Anjos (UFRB). Doutora em Ciências Sociais (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Programa Sanduíche na Universidade de Valência, na Espanha. Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social.

Intercalação Cultural: Alana Sena: Cantora e Historiadora
Monitor(a): Ana Assis

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página