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Bacharelado em Matemática

Não se pode deixar de ressaltar a íntima relação entre a ciência, a inovação e a Matemática. É notável o potencial que a Matemática tem de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o que nos rodeia.

O uso da álgebra, da aritmética, da representação gráfica são exemplos de aspectos elementares ligados ao uso da matemática em áreas da ciência como a física, as engenharias e a estatística. A matemática avançada, por sua vez, também utilizada nestas, contribuem de forma bastante significativa no desenvolvimento das ciências.

As diversas aplicações, como as numéricas, questões que envolvem simetria, área, volume, taxa de variação, forma, dimensão, aleatoriedade fundamentam os diversos aspectos da vida cotidiana e constituem um novo campo de atuação para o bacharel em matemática em áreas como as ciências econômicas, biológicas, humanas e sociais.

Assim, o curso de Bacharelado em Matemática da UFRB visa graduar profissionais éticos, com senso crítico e sólida formação em matemática, capazes de seguir a carreira de docente do ensino superior ou enveredar no ramo da pesquisa, solucionando problemas de aplicações na matemática ou em áreas afins.

Currículo: 2013.1
Área: Ciências Exatas
Titulação: Bacharel em Matemática
Integralização mínima: 4 anos
Carga horária mínima: 3.013h
Turnos de Oferta: Integral
Vagas Autorizadas: 40 (20 vagas no 1º semestre e 20 vagas no 2º semestre).
Perfil do Egresso: Atendendo as exigências do Parecer CNE/CES 1.302/2001, um Curso de Bacharelado em Matemática deve ser projetado de forma tal que garanta ao bacharel uma sólida formação matemática. Além disso, tal curso deve ser bastante flexível para garantir aos seus graduados uma qualificação abrangente e, consequentemente, possibilite oportunidades de trabalho nas áreas de Computação, Física, Estatística, Engenharias, Economia, entre outras.

Dentro dessas perspectivas, propomos um programa para o Curso de Bacharelado em Matemática que propicie a formação não só do bacharel, que deseja seguir uma carreira acadêmica, como também a formação de um profissional com sólida base em conteúdos matemáticos, combinada com especialização em algumas áreas de aplicação da Matemática e, portanto, dando ênfase a interdisciplinaridade, ou seja, a formação adquirida pelo bacharel deve ser tal que lhe dê a flexibilidade necessária para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e, atualmente, imprevisível.

Neste contexto, um Curso de Bacharelado em Matemática deve garantir que seus egressos tenham:

  • Uma sólida formação de conteúdos de Matemática, complementada de uma formação em áreas de aplicação da Matemática;
  • Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
  • Visão histórica e crítica da Matemática.

Campos de Atuação: As diretrizes curriculares nacionais e outros documentos oficiais referentes à educação no Brasil regimentam quais devem ser as competências e habilidades necessárias na formação de um indivíduo. Ao focar o desenvolvimento de competências e habilidades no processo ensino/aprendizagem, deve-se ressaltar que estas devem ser vistas como objetivos de ensino. Isso implica em um trabalho pedagógico integrado, onde se definam as responsabilidades de cada um, professor e estudante.

Competências e habilidades são características que estão ligadas à união de diversos saberes adquiridos ou desenvolvidos durante o curso, utilizando-os com desenvoltura, de tal sorte que o estudante seja capaz de compreender e solucionar problemas de maneira autônoma, planejando-as, implementando-as e avaliando-as.

Para atender as exigências do Parecer CNE/CES 1.302/2001, um Curso de Bacharelado em Matemática deve ser projetado de forma tal que garanta ao bacharel uma sólida formação matemática, com flexibilidade, através de um elenco significativo de componentes curriculares, que garantam aos seus graduados uma qualificação abrangente a qual possibilitará diversas oportunidades nas áreas de Computação, Economia, Estatística, Engenharias, Física, entre outras. Podemos afirmar que o programa proposto para o Curso de Bacharelado em Matemática propicia a formação não só do bacharel, que deseja seguir uma carreira acadêmica, como também, a de uma sólida base em conteúdos matemáticos, combinada com especialização em algumas áreas de aplicação da Matemática e, portanto, enfatizando a interdisciplinaridade, ou seja, a formação adquirida pelo bacharel é uma que lhe dê a flexibilidade necessária para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e, atualmente, imprevisível.

Considerando todos esses fatores, o egresso no Bacharelado em Matemática da UFRB deverá ser competente e hábil para:

  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita e oral, com visão crítica de ordem de grandeza, leitura, interpretação e expressão por meio de gráficos;
  • trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • prática da aprendizagem continuada, sendo esta uma fonte de produção de conhecimento;
  • atualizar-se no que diz respeito às questões contemporâneas;
  • a educação abrangente, necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
  • identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
  • participar de programas de formação continuada;
  • realizar estudos com o intuito de cursar uma pós-graduação;
  • trabalhar com outros campos do saber.

Coordenador do Curso: Prof. Danilo de Jesus Serreira.

Vice-Coordenador: Prof. Alex Santana dos Santos.

E-mail do Colegiado do Cursoccbmat@cetec.ufrb.edu.br

Projeto Pedagógico do Curso: Download

 

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