Colóquio da Área de Geociências

Data e Horário: 29 de novembro de 2021 às 15h

Palestrante: Erik Costa, Gerente de Programa Educacionais - LatAm

Minicurrículo do palestrante:

Formado em Relações Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi, integrante da equipe comercial da Bentley Brasil, possui 8 anos de experiência em desenvolvimento de novos negócios e vendas consultivas, sendo 4 anos dedicados a implementação e a disseminação de tecnologia de ponta como aporte à transformação digital das universidades e ao fomento da metodologia BIM no meio acadêmico.
Nome da palestra: BIM e Gêmeos Digitais para Infraestrutura

Descrição da palestra:

Segundo entidades como Gartner, McKinsey, Forbes e Deloitte, os Gêmeos Digitais se apresentam como uma das disrupções mais relevantes dos últimos anos dentre as tendências para as atuais demandas e desafios esperados para o futuro próximo no que tange a infraestrutura mundial; um mercado que, de acordo com AMA Research Institute, deve superar a marca de USD 31.8 Bi até 2025.
Um Gêmeo Digital (ou Digital Twin), consiste em uma representação digital de um ativo, sistema ou processo físico, bem como a informação de engenharia que nos permite compreender e modelar o seu desempenho.
Tipicamente, um gêmeo digital pode ser sincronizado continuamente de fontes múltiplas, incluindo sensores IoT e levantamentos contínuos através da digitalização de contextos, para representar seu estado mais próximo em tempo real, condição de trabalho ou posição. Ele permite que os usuários visualizem o ativo, verifiquem o status, realizem análises e gerem insights a fim de prever e otimizar o desempenho da infraestrutura durante todo seu ciclo de vida e em toda a sua dimensão (Construção Civil, Transportes, Redes de Saneamento, Cidades Inteligentes, Plantas Industriais, etc).
Nesta palestra voltada para engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam com operações de infraestrutura, conheça o papel de Gêmeos Digitais, desde a sua conceituação, abrangência e exemplos práticos de aplicação durante as todas etapas do ciclo de vida de ativos de infraestrutura, como forma de ilustrar seu impacto e consolidação enquanto novo modelo de gestão da infraestrutura sustentável que o desenvolvimento da economia global nos demanda na atualidade.

Texto apresentado pelo palestrante (Erik Costa).