Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia Sanitária e Ambiental

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental proporciona formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas. Objetiva ainda o desenvolvimento de ações de diagnóstico e caracterização do meio ambiente, monitoramento e controle da qualidade ambiental, de recuperação ambiental e de ações visando preservar e melhorar a qualidade ambiental

Currículo: 2008.1
Área: Engenharias
Titulação: Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Integralização mínima: 10 semestres
Carga horária mínima: 4.316 h
Turno de Oferta: Diurno
Vagas Autorizadas: 80 (40 vagas no1º semestre e 40 vagas no 2º semestre).
Perfil do Egresso: O engenheiro sanitarista e ambiental egresso deve possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da engenharia sanitária e ambiental, que saiba trabalhar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na sua área de atuação e com um olhar crítico para a região de influência da UFRB. Para tal, empregarão o raciocínio reflexivo, crítico e criativo, respeitando o meio ambiente e atendendo as expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais. Essencialmente deve ter adquirido um comportamento pró-ativo e de independência no seu trabalho, atuando como empreendedor e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social como engenheiro.

O egresso deverá ser capaz de criar e/ou aprimorar de metodologias e tecnologias de projeto, na área de construção, operação e manutenção de sistemas de Engenharia Sanitária e Ambiental, no diagnóstico e caracterização do meio ambiente, no controle da qualidade ambiental, na área de recuperação do meio ambiente e de ações visando preservar a qualidade ambiental, através de metodologias como o gerenciamento e o planejamento ambiental.


Campos de Atuação: O Engenheiro Sanitarista e Ambiental poderá exercer suas atividades em órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), indústrias e empresas de consultoria sanitária e ambiental.
Coordenação do Curso: Profa. Jaqueline Alexsandra de S. Azevedo
E-mail do Colegiado do Curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto Pedagógico do Curso: Download

registrado em:
Fim do conteúdo da página