Participação da docente Rogelma Ferreira na Revista Frontiers in Physics

FaceBook  Twitter
Publicado: Segunda, 26 Setembro 2022 13:48

Mulheres-Cientistas-Rogelma.png

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB tem o prazer de comunicar que a docente Rogelma M. S. Ferreira participou do corpo editorial da edição especial, voltada para mulheres, da Revista Frontiers in Physics, onde todos os artigos foram escritos por mulheres.

Além da docente Rogelma, o corpo editorial conta com Simona Binetti da University of Milano-Bicocca (Milan, Italy), VICTORIA GARCIA SAKAI da ISIS Facility (Didcot, United Kingdom), Silvina Ponce Dawson da University of Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina) e Annarita Margiotta da University of Bologna (Bologna, Italy)

De acordo com a edição especial intitulada de Women in Science: Physics:

“Temos o prazer de apresentar a coleção de artigos 2021 Frontiers in Physics “Women in Science: Physics”.

A desigualdade de gênero representa um dos grandes problemas que afetam o mundo acadêmico e o progresso científico. Disciplinas como a física são tradicionalmente dominadas por homens e geralmente está bem estabelecido que as mulheres permanecem sub-representadas nesses campos até hoje. Segundo dados do Instituto de Estatística da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres.

O progresso científico só é possível e muito acelerado se tivermos igualdade de gênero. Hoje, embora uma sociedade com igualdade de gênero possa ser vista como benéfica e desejável, está se tornando extremamente importante mostrar, especialmente para as gerações mais jovens, o crescente impacto das mulheres pesquisadoras em física.

A Frontiers in Physics orgulha-se de oferecer esta plataforma para promover o trabalho de mulheres cientistas, em todos os campos relacionados à física. O trabalho aqui apresentado destaca a diversidade de pesquisas realizadas em toda a extensão do campo da física e apresenta avanços na teoria, experimento e metodologia com aplicações para problemas convincentes.

Esta coleção de artigos está aberta para submissões em todas as seções da revista, e novos artigos serão adicionados à medida que forem publicados.

Observação: Para ser considerado para esta coleção, o autor principal e/ou correspondente deve ser uma mulher.”

(BINETTI, Simona et al. Women in Science: Physics. Frontiers in Physics, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/research-topics/21437/women-in-science-physics#overview. tradução Rogelma M. S. Ferreira).

Para acessar a revista Clique Aqui.