Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professora do CETEC ingressa em comissão da Sociedade Brasileira de Física

FaceBook  Twitter  
Publicado: Quinta, 26 Janeiro 2023 13:36

Em reconhecimento aos trabalhos de extensão, desenvolvidos pela professora Rogelma Maria da Silva Ferreira, da área de Física do CETEC na UFRB, com o apoio da PROEXT e vinculados a questões de diversidade na ciência, com ênfase nas mulheres na ciência, a referida professora foi selecionada através de uma chamada aberta a toda a comunidade de Física do Brasil e aprovada pelo conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF), para ser membra da comissão Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI-SBF), levando assim a UFRB ao cenário nacional na SBF.

No contexto do acrônimo JEDI, a ideia de justiça aparece com o intuito de desmantelar sistemas que criam e fortalecem desigualdades, com a criação de oportunidades para grupos diversos de pessoas. A diversidade inclui, entre outras características, herança étnica, raça, cor da pele, classe, origem geográfica, nacionalidade, idioma, cultura, campo de estudo/trabalho/pesquisa, identidade e expressão de gênero, religião, habilidades e deficiências físicas. Inclusão tem o sentido de fomentar o sentimento de pertencimento, centrando, valorizando e amplificando as vozes, perspectivas e estilos daquelas pessoas que encontram barreiras devido às suas identidades e habilidades.

A comissão JEDI-SBF será uma equipe com experiência diversificada em ações que promovem inclusão e diversidade na física, desde a escola até nas carreiras profissionais de física dentro e fora da academia e da sala de aula.

Para saber mais: https://sbfisica.org.br/v1/sbf/apresentacao-da-nova-comissao-de-justica-equidade-diversidade-e-inclusao-jedi-2/

registrado em:
Fim do conteúdo da página