JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 65

Nota da gestão anterior do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre a matrícula 2014.1

FaceBook  Twitter
Publicado: Quinta, 03 Julho 2014 15:45

Em 01 de junho de 2014 assumiu a coordenação e vice-coordenação do curso Engenharia Sanitária e Ambiental, respectivamente, os professores Heber Cristiane Antunes França e Jaqueline Alexsandra de Souza Azevedo, mas fiquei com o compromisso de acompanhar as atividades referentes à matrícula do primeiro semestre de 2014.

Em fevereiro último, com o objetivo reduzir a necessidade de ajustes de matrícula, a Coordenação do ESA disponibilizou para consulta pública a proposta de horário das disciplinas que serão ofertadas em 2014.1. Os resultados dessa consulta permitiram antever uma série de problemas que foram previamente resolvidos antes mesmo do início da matrícula propriamente, em especial diversos choques de horários. Foi realizado um esforço extraordinário para remover esses choques, em grande medida tivemos sucesso, e os horários das disciplinas já com estes ajustes foram divulgados em 17 de abril de 2014.

Nesse processo dedicamos uma atenção especial ao grupo de alunos que poderá concluir o curso no primeiro semestre de 2014, para isso elaboramos uma matriz com estes alunos e as disciplinas que precisam ser cursadas. Foram identificados 27 alunos, dos quais apenas três precisando cursar apenas disciplinas do décimo semestre (11%). Destaco o fato de alguns alunos deste grupo precisarem cursar disciplina de até seis semestres diferentes, tornando, praticamente, impossível a supressão total dos choques de horários.

No que se refere à supressão de choques de horários, como não era possível atender a todos, foi adotada uma estratégia de atender o maior número de alunos possíveis. Assim, por exemplo, no caso de Cálculo Diferencial e Integral III (CET148), que precisa ser cursado por 14 dos 27 alunos considerados como possíveis formandos por ocasião do planejamento, foram disponibilizadas vagas em uma segunda turma, em um horário diferente da primeira turma ofertada. Também foram feitas algumas alterações pontuais no horário de algumas disciplinas como Saneamento I e II, que chocavam com diversas disciplinas.

Com vistas a assegurar que os horários divulgados em 17/04/2014 são exatamente aqueles disponibilizados para a matrícula em 2014.1, na manhã de ontem realizei uma minuciosa conferência e detectei quatro falhas decorrentes do processo de transferência da informação do planejamento para o sistema de matrícula (que é manual) envolvendo as seguintes disciplinas: CET100; CET123; CET126; e CET222.

Mecânica dos Sólidos I (CET100) – com o objetivo de compatibilizar o horário dessa disciplina com o BCET, a Gestão de Ensino transferiu a aula inicialmente prevista para Sexta-feira, das 13 às 16 horas para Qquinta-feira, neste mesmo horário, gerando um conflito com as turmas práticas (P05 e P06) de Física III (CET102). A solução encontrada foi transferi essas práticas de Física III para sexta-feira, mantendo Mecânica dos Sólidos I na tarde da quinta-feira;

• Saneamento I (CET123) – por conta de um erro de digitação constava no sistema de matrícula Segunda-feira, das 14 às 16 horas, quando deveria ser Terça-feira, no mesmo horário. A correção foi feita e essa disciplina será ofertada no dia/hora previsto (Terça-feira, das 14 às 16 horas e Quinta-feira, das 10 às 12 horas);
  • Saneamento II (CET126) – também por conta de um erro de digitação constava no sistema de matrícula Quarta-feira, das 13 às 15 horas, quando deveria ser neste mesmo dia, mas das 15 às 17 horas. A correção foi feita e essa disciplina será ofertada no dia/hora previsto (Quarta-feira, das 15 às 17 horas e Quinta-feira, das 14 às 16 horas);
  • Gestão de Recursos Hídricos (CET222) – não estava sendo visualizada pelos alunos, mas isso foi resolvido e essa disciplina será ofertada às Terças-feiras, das 10 às 12 horas e às Quartas-feiras, das 13 às 15 horas.

Reitero que em 2014.1 somente serão ofertadas como disciplinas optativas Educação Ambiental (CCA264); Drenagem Urbana (CET078); Solos e Qualidade Ambiental (CET130); Gestão de Recursos Hídricos (CET222); e Reuso das Águas (CET704).

Informo também que durante o período de ajuste de matrícula não serão realizadas alterações nos horários, tendo em vista que já analisamos o alteramos o que foi possível.

Seguem arquivos com os horários das disciplinas que serão ofertadas em 2014.1 e o quadro com as informações sobre os possíveis formandos considerados por ocasião do planejamento.

Horário 2014.1

Prováveis concluintes