Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Gestão de Resíduos

 

Acompanhando o esforço mundial na busca da sustentabilidade, e não se furtando em ocupar o seu protagonismo, com a máxima da excelência que permeia todas as suas atividades, as Universidades Federais têm se empenhado no estabelecimento de programas gerenciais, visando contemplar toda a complexidade da gestão ambiental em consonância com a legislação vigente. 

O Plano de Logística Sustentável é um instrumento norteador que ajudará no planejamento para a adoção de práticas e métodos que visem a racionalização e sustentabilidade das despesas desta Instituição, como também, busca apontar ações a serem desenvolvidas pela comunidade acadêmica para criar a cultura da sustentabilidade.

A elaboração do Plano de Gestão de Resíduos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), etapa obrigatória e imediatamente posterior à implantação da Política de Resíduos Sólidos (Resolução nº 007/2019), deliberação extraída em reunião do Conselho Universitário, ocorrida em 01 de abril de 2019, atesta toda a preocupação da Instituição com agenda ambiental, principalmente no que concerne a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos.

O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da UFRB norteia a elaboração, por parte dos Centros de Ensino, Pró-Reitorias e Hospital Universitário de Medicina Veterinária, do Plano de Gerenciamento de Resíduos. Documento técnico que permitirá a instituição manejar adequadamente todos os resíduos gerados no âmbito do seu estabelecimento, conforme preconizado na legislação em vigor, na perspectiva de contribuir com a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Neste processo serão descritas as ações relativas à manipulação dos resíduos gerados, observado suas características, como também contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final.

Maio de 2022.

 

Fim do conteúdo da página