EDUFRB publica seu primeiro livro

Publicado: Segunda, 13 Fevereiro 2012 15:31

"A Irrealidade no Cinema Contemporâneo - Matrix & Cidade dos Sonhos", de autoria do professor Adriano Oliveira, marca a estreia da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB). O lançamento será realizado no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira-BA, no próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 19 horas. Haverá uma mesa redonda e debate sobre o tema da publicação.

Partindo de uma análise sistemática das engrenagens narrativas das obras Matrix (The Matrix, 1999) e Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001), o livro "A Irrealidade no Cinema Contemporâneo" se propõe a pensar como esses filmes, ao mesmo tempo populares e sofisticados, podem expressar concepções sobre a subjetividade nos dias de hoje.

Segundo o autor, o cinema contemporâneo está repleto de filmes que nos desafiam constantemente a separar ilusão e verdade, sonho e vigília, real e virtual, sanidade e loucura, vida e morte. Ele elege Matrix e Cidade dos Sonhos como casos exemplares: telefones, plugs cibernéticos, chaves e caixas azuis demarcam pontos de passagem entre universos paralelos em tramas que levam protagonistas e plateia a compartilhar a angústia da impossibilidade de discernimento entre realidade e irrealidade. “Enredos assim estruturados remontam a obras clássicas, mas o fascínio que exercem atualmente parece indicar um diálogo profundo com a nossa época”, diz.

Sobre o autor

Adriano Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, em 1970. Psicólogo, estudou psicanálise lacaniana por vários anos. Atualmente exerce sua paixão pela sétima arte como professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade histórica de Cachoeira. Este livro é uma adaptação de sua dissertação de mestrado em Crítica da Literatura e da Cultura, concluído no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia em 2006.