Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, com o compromisso de atender à grande demanda por professores de Educação Física na região.

O curso se organiza em áreas de conhecimento que agregam um leque amplo de saberes fundantes na formação geral e específica do profissional formado pelo Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Esses saberes articulam atividades em torno de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Educação Física, em três núcleos: Formação Geral, Aprofundamento e Integrador.

Temos, atualmente, diversos programas e projetos de extensão que oferecem significativas experiências de aprendizagens aos nossos acadêmicos. Há, ainda, vários projetos de pesquisa em desenvolvimento que possibilitam aos estudantes do curso oportunidade de iniciação científica. Além disso, o curso oferece vagas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa Residência Pedagógica.

A carga horária do curso totaliza 3.226 horas, distribuída entre os componentes curriculares, os estágios obrigatórios e as atividades complementares. Em relação aos componentes curriculares (disciplinas), além daqueles que são obrigatórios, o curso oferece um conjunto de componentes curriculares que são optativos, de livre escolha do estudante.

A modalidade do curso é a presencial e oferece anualmente 50 vagas. Seu turno de funcionamento é o noturno. O tempo mínimo para concluir o curso é de 8 semestre, e o máximo de 12 semestre.

Os interessados poderão ingressar no curso através do SISU (ENEM) ou via editais para transferência interna, transferência externa e portadores de diplomas.

O curso visa formar professores que sejam capazes de esclarecer e intervir, profissional e academicamente em ambientes educacionais e demais espaços onde se desenvolvem os elementos da cultura corporal, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural da área que tem como objeto de estudo a cultura corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da dança, do lazer, da saúde, dentre outras.

Para isso, contamos com laboratórios, salas de aulas, biblioteca e complexo esportivo, que dispõe de 2 quadras cobertas e uma piscina. Há previsão de ampliação desse complexo esportivo. Além dos espaços citados, teremos 1 ginásio, 1 sala de lutas, 1 sala de ginástica, 1 sala de dança e 1 campo de futebol.

O corpo docente do curso, em sua maioria, é formado por professores e professoras doutores/as.

O curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB já formou centenas de profissionais, que atuam em escolas, academias, universidades, clubes, clínicas e demais espaços.

Em sua última avaliação pelo MEC obteve nota 4, o que é considerado acima da média ou muito bom no cumprimento das exigências do MEC.

 

 

Informações Gerais

Campus: Centro de Formação de Professores (CFP)

Cidade: Amargosa - BA

Titulação: Licenciado(a) em Educação Física

Modalidade: Presencial

Integralização: 8 semestres

Regime de matrícula: Anual

Turno de oferta: Noturno

Número de vagas: 50

registrado em:
Fim do conteúdo da página