Projeto de estudante da UFRB conquista segundo lugar no Prêmio SAE BRASIL

Criado: Terça, 07 Outubro 2014 19:08 | Publicado: Terça, 07 Outubro 2014 19:08

O trabalho nomeado “Estudo Metodológico do projeto informacional e conceitual de minibaja veiculo de rally”, desenvolvido pelo estudante do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Matheus Souza, conquistou o segundo lugar no Prêmio SAE BRASIL Estudantil de Educação de Engenharia e na Indústria da Mobilidade

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na última quarta-feira, 30 de setembro, durante a programação do Congresso da SAE BRASIL, em São Paulo. “Fiquei muito surpreso com a notícia e muito satisfeito com esse reconhecimento”, diz Matheus. "Essa premiação é fruto do trabalho e dedicação do aluno, o qual considero um exemplo a ser seguido", diz o professor orientador da pesquisa, Jacson Nunes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB.

O estudo premiado envolve a concepção, fabricação, montagem e teste de um Minibaja, protótipo de veículo utilizado em rally, de acordo com as regras da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE). Desenvolvido ao longo de um ano, a pesquisa faz parte do Projeto Minibaja - Protótipo de Carro de Rally. “O projeto contribui para consolidar o curso de Engenharia Mecânica da UFRB, além de ampliar a inserção da instituição no cenário da engenharia nacional de alta tecnologia”, avalia Nunes.

O estudo é uma das etapas para a montagem do veículo da Equipe Espada7, que vai representar a UFRB nas competições regionais e nacionais entre equipes de estudantes de engenharia de diversas universidades. “Iniciativas como essa também proporcionam a motivação e a integração do corpo discente com a prática da engenharia desde o início do curso”, complementa o professor.

A pesquisa foi realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/minibaja