Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
  • Logo

Apresentação

Sobre o PROF-FILO

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O PROF-FILO se estrutura de uma instituição sede e de núcleos associados, ambas em Instituições de Ensino Superior (IES), que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.

A Instituição Sede, onde está localizada a Coordenação Geral do PROF-FILO, é a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma das Instituições Associadas do PROF-FILO é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com curso ofertado no campus do Centro de Formação de Professores (CFP), situado na cidade de Amargosa-Ba, que conta com o Curso de Licenciatura em Filosofia


Portaria de criação do PPG Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO na UFRB


Inscreva-se no nosso Canal no Youtube Logo Youtube


Página da Pós-Graduação do CFP


Público alvo

Professores e professoras da Educação Básica que estejam em exercício da docência em sala de aula em escola da rede pública de ensino (preferencialmente) e que comprovem o cumprimento de uma dessas condições: (i) tenham licenciatura em qualquer área, desde que estejam dando aula de Filosofia; ou (ii) se estiverem dando aula de outras disciplinas que não seja Filosofia, que possuam licenciatura em Filosofia.


O que é um mestrado profissional?

Em linhas gerais, conforme Portaria Normativa do MEC Nº 17 de 28/12/09, um mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:

(i) a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;

(ii) a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;

(iii) a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

Um mestrado profissional no modelo PROF é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio.

Notícias

Corpo docente

 Nome E-mail Currículo Lattes
Profª. Drª. Ana Carolina Reis Pereira anacarolinareis@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. Fábio Falcão Oliveira  fabiofalcao@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. Emanoel Luís Roque Soares emares@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Profª. Drª. Geovana da Paz Monteiro geovana@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Profª. Drª. Giovana Carmo Temple  giovanatemple@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. José João Neves Barbosa Vicente  jose@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. Kleyson Rosário Assis  kleyson@ufrb.edu.br   Currículo Lattes
Prof. Dr. Matheus Barreto Pazos de Oliveira matheuspazos@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. Pablo Enrique Abraham Zunino pablo@ufrb.edu.br  Currículo Lattes
Prof. Dr. Rafael dos Reis Ferreira rafaelferreira@ufrb.edu.br   Currículo Lattes
Prof. Dr. Ricardo Henrique Resende de Andrade ricardoandrade@ufrb.edu.br  Currículo Lattes

 

Colegiado

 Nome Cargo Email
Giovana Carmo Temple Coordenadora giovanatemple@ufrb.edu.br
Rafael dos Reis Ferreira Vice-Coordenador rafaelferreira@ufrb.edu.br
Ana Carolina Reis Pereira Membro anacarolinareis@ufrb.edu.br
Emanoel Luís Roque Soares Membro emares@ufrb.edu.br
Geovana da Paz Monteiro Membro geovana@ufrb.edu.br
Pablo Enrique Abraham Zunino Membro pablo@ufrb.edu.br

Nomeação da coordenação, Portaria Nº 716, de 19 de setembro 2022

Ata de composição do Colegiado

Contato

 Email: prof-filo@cfp.ufrb.edu.br

Área de concentração e linhas de pesquisa

O Programa tem como área de concentração o “Ensino de Filosofia”. Suas linhas de pesquisa são: Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia.


Filosofia e Ensino

Com a designação “Filosofia e Ensino”, indica-se a tendência de estudos, que visam o esclarecimento e o aprofundamento da ampla variedade histórica de interações entre aspectos conceituais e aspectos técnicos envolvidos no ensino da disciplina, quer sejam aqueles estudos que enfatizam mais a expansão das fronteiras da Filosofia na sua adequação ao universo de referência do ensino médio, quer sejam aqueles que enfatizam os estudos sobre as diversas possibilidades de concepções, atividades e procedimentos no ensino da disciplina. São contemplados aqui os estudos sobre os aspectos históricos do ensino de filosofia, sobre as diferentes concepções sobre o ensino de filosofia, sobre os aspectos institucionais do ensino de filosofia, e, naquilo que cabe em um viés teórico-prático, os estudos, propostas, avaliações sobre didática da filosofia, sobre as suas mais variadas formas, fundamentos do ensino de filosofia, processos de avaliação em Filosofia e, por último, mas não menos importante, estudos curriculares voltados para a disciplina.


Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia

Com a designação “Práticas de Ensino de Filosofia” indicamos a tendência daqueles trabalhos que se colocam mais na investigação teórico-prática da proposição, análise e avaliação daquilo que está em realização, efetiva ou possível, na prática de ensino, tanto nos seus aspectos formais, no ambiente escolar, como nos seus aspectos informais, para além da sala de aula, com vistas a sua ampliação e seu aperfeiçoamento.São contemplados aqui os estudos e pesquisas, que visam, de algum modo, passar pelo crivo do cotidiano interno e externo ao ambiente escolar, no contexto das mais variadas formas de transdisciplinaridade e de transculturalidade. Isso inclui um amplo conjunto de experimentações na área de elaboração e avaliação de materiais didáticos, de novas metodologias de ensino, de processos de avaliação na disciplina, de análise conceitual de relatos de caso, de propostas de renovação curriculares, sempre tendo em vista o contexto cultural, social e político brasileiro contemporâneo.

 

Disciplinas

 Componente Curricular Obrigatório Nível Ementa
Filosofia do Ensino de Filosofia Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Laboratório de Ensino de Filosofia                       Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Seminário de Projetos Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Seminário de Pesquisa Mestrado e Mestrado Profissional Ementa

 

 Componente Curricular Optativo Nível Ementa
Filosofia na Sala de Aula Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Tópicos Específicos de Filosofia e o seu ensino Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
História do Ensino de Filosofia no Brasil Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Elaboração de Material Didático Mestrado e Mestrado Profissional Ementa
Argumentação, dialética e retórica Mestrado e Mestrado Profissional Ementa

Normas

 Documentos Link
Regimento Interno PROF-FILO CFP/UFRB Consultar
Regimento e normas gerais do Programa Consultar
Documentos Pós-Graduação UFRB Consultar

registrado em:
Fim do conteúdo da página