Alunos fazem trabalho de campo em Itatim, Bahia
No dia 24 de maio de 2025, estudantes do curso de Geografia da UFRB participaram de uma atividade de campo da disciplina Geodiversidade e Geoconservação, realizada no município de Itatim (BA). A região, localizada no Piemonte do Paraguaçu, é reconhecida por seu impressionante patrimônio geológico, geomorfologia única e formações rochosas que despertam interesse científico, educativo e turístico.
Durante o percurso, os(as) estudantes puderam observar importantes expressões da geodiversidade do semiárido baiano, com destaque para os inselbergs graníticos que marcam a paisagem local. Essas grandes formas de relevo residual, compostas por granitos e gnaisses arqueanos a paleoproterozoicos, foram analisadas quanto à sua origem, evolução morfoestrutural e potencial valor geoturístico.
Também foram discutidos conceitos-chave como valor científico, educacional, cultural e estético do patrimônio geológico, além da importância de estratégias de geoconservação para preservar esses ambientes.
Além da análise das feições litológicas e geomorfológicas, discutimos aspectos fundamentais da geoconservação, refletindo sobre o risco de descaracterização dessas paisagens naturais diante da expansão urbana, extração mineral desordenada e turismo sem planejamento. A atividade também proporcionou debates sobre o uso da geodiversidade como recurso didático, científico e cultural, incentivando a leitura integrada do território e a valorização do patrimônio geológico como parte essencial da paisagem e da identidade regional.
O trabalho de campo foi conduzido pelo Professor Marcus Vinicius Costa Almeida Junior, e contou ainda com a Professora Mônica Ramos, responsável por componentes de biodiversidade.