Measb divulga temas das conferências do Seminário Memória e Identidade

Publicado: Sexta, 01 Agosto 2014 19:04

cartaz - measb

O Measb e a Proext, através do Seminário Expandido Memória e Identidade, discutirão a correlação entre cultura e formas de memória, como complexidades que se conectam no resgate histórico.

“Patrimônio Digital: entre luvas, lutos e lutas” será o tema da apresentação da profa Drª Jamile Borges, no dia 06 de Agosto, às 14h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira. Jamile falará das implicações e estratégias para a patrimonialização da memória de grupos subalternizados, refletindo sobre a condição e o lugar da memória entre as luvas que sacraliza(ra)m e isola(ra)m o contato dos sujeitos com o documento; as lutas pelo direito ao poder da memória e os lutos dos discursos historicamente ausentes dos museus. Jamile é Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, atualmente é coordenadora adjunta da PÓSAFRO/UFBA e do Programa de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e do Museu Afro-Digital – CEAO/UFBA.

No mesmo dia, o estudante de Museologia da UFRB, Rubens Ramos, apresentará os resultados de estudo desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PIBIC/UFRB) e do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais e Softwares Livres e Multimeios (LinkLivre) sobre o tema “Gestão de Acervos Multimídia: Documentação, Memória e Artemídia”.

No dia 13 de agosto, às 14h, a profa Drª Rita Maia falará sobre o tema “Monumentos e Museus: Espaços de Atuação e Demarcação de Territórios Políticos”. Rita tem formação na área de Museologia e Comunicação e Cultura Contemporânea. Ela falará sobre a natureza da memória coletiva e o seu vínculo com a herança cultural de um grupo.

O Seminário Expandido Memória e Identidade também contará com comunicações, mostra de filmes temáticos e debates. As inscrições para ouvintes, abertas ao público em geral, e para "Comunicação Oral", somente para estudantes da UFRB, serão iniciadas no dia 21 de julho, por meio de formulário online e presencialmente, no Colegiado de Museologia (Cachoeira) e na Secretaria da Proext (campus de Cruz das Almas).  Serão disponibilizadas 40 vagas para ouvintes e 3 para apresentação de “Comunicação Oral”. A Participação no evento é gratuita.

Para apresentar “Comunicação Oral” os estudantes devem:

1- Encaminhar título e resumo da apresentação, após a inscrição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resumo deverá ter entre 8 e 16 linhas. No e-mail o autor deverá informar o seu nome completo e telefone para contato;

2-  A apresentação deverá abordar uma das três áreas temáticas: memória, identidade e patrimônio;

3- Os autores dos trabalhos selecionados terão 10 min para apresentação e poderão usar slides para auxiliar na apresentação.

*calendário do evento:

Seminário: 06 e 13 de agosto (quartas-feiras, das 14 às 18h)

Cachoeira (CAHL UFRB)

Inscrição de trabalhos: 21/07 a 30/07