Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos

Criado: Terça, 25 Abril 2017 14:36 | Publicado: Terça, 25 Abril 2017 14:36

CURSO 1: SISTEMAS E MANEJO DE IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO

 CURSO 2: HIDROPONIA DE BAIXO CUSTO

Ementa: Escolha da área para irrigação. Tipos de sistemas de irrigação. Construção de sistema de irrigação por sulcos revestidos. Fabricação artesanal de gotejadores. Fabricação artesanal de microaspersores.  Avaliação dos emissores fabricados. Instalação e operação de motobomba. Métodos simples para determinação de quando e quanto irrigar. Medidas preventivas para evitar perda de água. 

Material didático do curso: Download

Ementa: Introdução. Vantagens e desvantagens. Tipos de sistemas hidroponicos. Estufas. Qualidade da água. Preparo e manejo de solução

nutritiva. Produção de mudas. Custos de produção. Construção de módulo hidroponico de baixo custo.

Dias 20 e 22 de maio de 2017

Dias 8 e 9 de julho de 2017

Docente/Pesquisador(a): Francisco Airderson Lima do Nascimento, Doutorando – PPGEA/UFRB

Docente/Pesquisador(a): Lucylia Suzart Alves, Maria Augusta Amorim Bione, Doutoranda – PPGEA/UFRB

Carga horária:16h     

Carga horária:16h    Disponível

 

CURSO 3: CONSTRUÇÃO E USO DE SENSORES ELETRÔNICOS DE BAIXO CUSTO PARA MANEJO DE IRRIGAÇÃO

CURSO 4: USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS  NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE IRRIGAÇÃO

Ementa: Introdução. Noções básicas de eletrônica. Tipos de sensores e os princípios básicos de funcionamento. Construção dos sensores. Obtenção de dados no solo, na planta e na atmosfera. Aplicação prática no manejo de irrigação.

Ementa: Introdução às planilhas eletrônicas. Funções e fórmulas mais utilizadas. Dados básicos necessários para o dimensionamento do projeto. Porcentagem de área molhada. Lâmina líquida/bruta de irrigação. Tempo de irrigação. Número e diâmetros de linhas laterais Linhas de derivação e principal. Potência necessária e dimensionamento da moto-bomba. Materiais necessários. Aplicação prática.

 Disponível

 Disponível

Docente/Pesquisador(a):: Neilon Duarte da Silva/Francisco Aiderson Lima do Nascimento, Doutorando – PPGEA/UFRB

Docente/Pesquisador(a): Neilon Duarte da Silva/ Francisco Aiderson Lima do Nascimento/Mairton Gomes da Silva, Doutorando – PPGEA/UFRB

Carga horária: 16h

Carga horária: 24h

 

CURSO 5: REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATADAS NA IRRIGAÇÃO

CURSO 6: FERTIRRIGAÇÃO COM BIOFERTILIZANTE

Ementa: Introdução. Constituintes da água residuária. Métodos de tratamento de águas residuárias. Qualidade das águas residuárias. Efeitos da aplicação de água residuária no solo, na planta e no sistema de irrigação. Resultados de pesquisa com água residuária.

Ementa: Conceitos básicos em fertirrigação. Os biofertilizantes líquidos. Preparo do biofertilizante. Sistema de filtragem. Injetores. Tanque fertilizantes. Tempo de avanço. Monitoramento no solo.  Recomendações de fertirrigação com biofertilizante. Passo a passo de uma fertirrigação com biofertilizante.

 

 

Docente/Pesquisador(a): Neilon Duarte da Silva/ Francisco Aiderson Lima do Nascimento/Mairton Gomes da Silva, Doutorando – PPGEA/UFRB

Docente/Pesquisadora: Damiana Lima Barros, Doutoranda – PPGEA/UFRB

Carga horária: 24h

Carga horária:16h      

 

CURSO 7: TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM ECOFISIOLOGIA VEGETAL

CURSO 8: AGRICULTURA IRRIGADA: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES

Ementa: Noções básicas de fotossíntese: etapas fotoquímica e bioquímica. Emissão de fluorescência: nomenclatura; fases rápida e lenta; quenchings fotoquímico e não-fotoquímico Pigmentos fotossintetizantes: clorofilas a e b, carotenoides. Medidor de trocas gasosas (IRGA, Licor LI-6400 XT), Medidor colorimétrico de pigmentos (ClorofiLog), Medidor de fluorescência da clorofila a (OS5p)

Ementa: Água na produção agrícola. Relação solo-água (características físico-hídricas, relações hídricas; exercícios práticos). Demanda hídrica das culturas (conceitos e métodos de estimativa da necessidade de água – exemplos e aplicações). Métodos de irrigação e critérios de seleção. Qualidade da irrigação (indicadores de desempenho – exemplos e aplicações).

Dias 8 e 9 de julho de 2017

 

Docente/Pesquisador: Dr. Rogério Ferreira Ribas – UFRB, Maria Augusta Amorim Bione, Doutoranda – PPGEA/UFRB, Dra. Karoline Santos Gonçalves, Pós-Doutoranda – PPGEA/UFRB

Docente/Pesquisadora: Dra. Karoline Santos Gonçalves, Pós-Doutoranda – PPGEA/UFRB

Carga horária: 12h   

Carga horária: 16h

 

CURSO 9: IRRIGAÇÃO DE PROJETOS PAISAGÍSTICOS E CAMPOS ESPORTIVOS

 CURSO 10: AGRICULTURA DE PRECISÃO

Ementa: Introdução. Fundamentos de hidráulica. Principais componentes do sistema de irrigação paisagístico. Dados necessários para o projeto. Seleção dos emissores e componentes. Elaboração de projetos de irrigação paisagística. Montagem e implantação de projetos. 

 Ementa: Introdução. Agricultura de precisão. Tecnologias de manejo com base em informações georreferenciadas. Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Sensoriamento Remoto. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Geoprocessamento. Geoestatística: conceitos e aplicações na agricultura irrigada.

 

 

Docente/Pesquisador(a): Willian Fernandes de Almeida, Pós-Doutorando – PPGEA/UFRB

Docente/Pesquisador(a): Dra. Jucicléia Soares da Silva, Pós - Doutoranda – PPGEA/UFRB

Carga horária: 20h

Carga horária: 20h

Fim do conteúdo da página