Projeto Histórias Locais - criação e produção audiovisual no Recôncavo Baiano

Publicado: Terça, 21 Setembro 2010 12:29

O Projeto de Ação Cultural “Histórias Locais - criação e produção audiovisual no Recôncavo Baiano” busca a aproximação da UFRB / CAHL com a comunidade de Cachoeira e do Recôncavo Baiano através da criação e produção de audiovisuais a partir de temáticas locais.  Nosso grupo é composto de uma equipe interdisciplinar de professores dos cursos de História, Cinema e Audiovisual e Ciências Sociais, além de 09 bolsistas. A  meta é elaborar uma metodologia de criação e produção audiovisual, com compromisso ético, de inovação de linguagem e abordagem de temas populares locais de forma crítica e inovadora. Os programas audiovisuais farão parte de uma Série de programas piloto sobre o Recôncavo Baiano, transmitidos pela TVE, como forma de parceria entre o IRDEB e a UFRB. Este projeto terá como produto suplementar a formação de um banco de dados sobre a Cultura do Recôncavo Baiano, através do (re)aproveitamento do material audiovisual acumulado, para acesso e uso de pesquisadores e da comunidade local,  com projetos e interesses nas temáticas locais. Nosso projeto tem inserção no curso de Cinema e Audiovisual, História e Ciências Sociais, como atividade complementar ao currículo atual desses cursos, beneficiando os alunos e professores envolvidos com uma atividade articulada às ações de ensino, bem como as de pesquisa e extensão, já que nossa temática se cruza aos interesses e pesquisas individuais de cada pesquisador envolvido.

Rita de Cássia Barbosa Lima (Cinema e Audiovisual)
Walter da Silva Fraga (História)

Equipe de Pesquisadores:
Ana Paula Nunes (Cinema e Audiovisual)
Ivan Americano (Técnico em Audiovisual)
Guilherme Maia (Cinema e Audiovisual)
Leonardo Abreu (Cinema e Audiovisual)
Osmundo Pinho (Antropologia)
Suzana Maia (Antropologia)